Comunicação, tecnologias e memórias: um caso de preservação e memória das tecnologias de informação e comunicação
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar os resultados obtidos durante um ano de atividades do projeto de extensão “Comunicação: Tecnologias e Memórias”. O projeto realiza uma contínua pesquisa sobre a evolução histórica das tecnologias de informação e comunicação, com coleta e catálogo de objetos considerando a relação existente entre a evolução das tecnologias de informação e comunicação e as transformações nos hábitos culturais. Este relato apresenta as atividades realizadas no período de março a dezembro do ano de 2021, tendo sido realizadas (a) uma exposição física, (b) o desenvolvimento de uma plataforma para exposição virtual e (c) uma roda de conversas com profissionais de comunicação. As três ações descritas neste relato, além de contribuírem para apresentar a história e evolução dos meios de comunicação para pessoas de diferentes gerações, bem como a conexão entre esta história e a própria evolução da sociedade, oportunizaram a interação entre acadêmicos e comunidade, cumprindo seu papel enquanto extensão universitária.Referências
BRIGGS, Asa; BURKE, Peter. Uma história social da mídia: de Gutenberg à internet. 2.ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Zahar, 2006.
CHT - Comissão de História das Transmissões. História das Transmissões Militares. 2011. Blog. Disponível em: https://historiadastransmissoes.wordpress.com/about/. Acesso em: 12 Dez. 2021.
FIPP – Faculdade de Informática de Presidente Prudente. Museu de Tecnologia da Unoeste. Universidade do Oeste Paulista. Disponível em: http://sites.unoeste.br/museu/. Acesso em: 12 Dez. 2021.
HOHLFELDT, Antônio. Olhos no amanhã. In: STUMVOLL, Denise. SILVA, Welington. (org). Carte de Visite e Outros Formatos: retratos no acervo fotográfico do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (1880-1920): Catálogo 45 anos do MuseCom. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2020.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de Educação Patrimonial. Brasília: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Museu Imperial, 1999.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MATTOS, Carlinda Maria Fischer. LEITE, Carlos Roberto Saraiva da Costa. STUMVOLL, Denise. Do linotipo ao smartphone. In: STUMVOLL, Denise. SILVA, Welington. (org). Carte de Visite e Outros Formatos: retratos no acervo fotográfico do Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (1880-1920): Catálogo 45 anos do MuseCom. Porto Alegre: Instituto Estadual do Livro, 2020.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Memória, história e cidade: lugares no tempo, momentos no espaço. ArtCultura, Uberlândia, v. 4, n. 4, p. 29, 2002.
SANTAELLA, Lucia. Estética & semiótica. Curitiba: InterSaberes, 2019.
SÃO PAULO. Secretaria Estadual da Cultura. Acervo digital do Museu Ferroviário Regional de Bauru. 2017. Disponível em: https://www.projetomuseuferroviario.com.br/ . Acesso em: 12 Dez. 2021.
TOMAZ, Paulo Cesar. A Preservação do Patrimônio Cultural e sua Trajetória no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais. Uberlândia, v.7, n.2, 2010.
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.