A REALIDADE DAS MULHERES NA PANDEMIA E FORMAS DE (RE)EXISTIR: O PAPEL DA EXTENSÃO ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES EM UM MUSEU VIRTUAL UNIVERSITÁRIO

  • Noris Mara Pacheco Martins Leal UFPel
  • Daniel Mauricio Viana de Souza UFPel
  • Guilherme Susin Sirtoli UFPel
  • Carolina Fogaça Tenotti UFPel
  • Maria Walesca Peil UFPel
Palavras-chave: MuDI, extensão, mulheres, pandemia, exposição.

Resumo

O presente trabalho discute questões acerca das práticas extensionistas durante a realidade da pandemia de Covid-19 no Brasil. São analisadas ações realizadas pelo MuDI - Museu Diários do Isolamento, museu de virtuais conexões criado durante os primeiros meses pandêmicos, em meados de 2020. A instituição, com viés interdisciplinar, faz parte de um projeto de extensão vinculado ao curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ao Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Através do seu caráter extensionista, o MuDI se coloca no papel de museu virtual institucional que possibilita ampliar a formação do profissional museólogo, trazendo os discentes para a vivência do cotidiano de uma instituição colaborativa. Também é trazida à discussão uma das exposições mais recentes, ‘(RE)existência: os vários lugares da mulher na pandemia’ compartilhando o cotidiano e as multifacetas das mulheres durante a pandemia - a concepção contou com uma equipe multidisciplinar, envolvendo docentes e discentes de diversas áreas, assim como a participação de cientistas e artistas que deram os seus depoimentos acerca de suas realidades no contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Noris Mara Pacheco Martins Leal, UFPel
Licenciada e Mestre em História, Especialista em Museologia e Patrimônio, Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural, Professora Adjunta do Departamento de Museologia, Conserveção e Restauro - Instituto de Ciências Humanas
Daniel Mauricio Viana de Souza, UFPel
Museólogo, Mestre em Ciências da Informação, Doutor em Sociologia, Professor Adjunto do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro - Instituto de Ciências Humanas
Guilherme Susin Sirtoli, UFPel
Especialista em Artes e Licenciado em Artes Visuais (UFPel) Mestrando em Artes Visuais (PPGAVi/UFPel) e Graduando em Museologia.
Carolina Fogaça Tenotti, UFPel
Bacharel em Artes Visuais - UFPelMestranda em Artes Visuais - PPGAVI/UFPelGraduanda em Museologia - UFPel
Maria Walesca Peil, UFPel
Graduanda em Museologia

Referências

CCS. Mulheres na ciência e a pandemia. Site online. Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/03/mulheres-na-ciencia-e-a-pandemia/?fbclid=IwAR1fLmYL5p-bQg-2mbbBJJV1uSql6uy9sAcO65zJDFrwfagpkugGrmqpWB0. Acesso em: 10/01/2021.

CHELINI, M. J. E. NOVAS TECNOLOGIAS PARA... NOVAS (?) EXPOGRAFIAS. Museologia & interdisciplinaridade, v.1, n.2, p. 59-71, jul/dez. 2012. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/download/12655/11057.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, v. 15, 2017.

JAHN, Alena Rizi Marmo. O museu que nunca fecha: a exposição virtual digital como um programa de ação educativa. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo. 285f.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.

MUCHACHO, Rute. Museus virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. In: Livro de Actas – 4º SOPCOM. Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Lisboa. p. 1540 - 1547. 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2017

SOF, Relatório Pesquisa Sem Parar: O trabalho e a vida das mulheres na pandemia. Site online. Disponível em: https://mulheresnapandemia.sof.org.br. Acesso em 10/01/2022

UNESCO. Unesco Report: Museums around the World in the Face of COVID-19. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), maio 2020. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373530>. Acesso em: 20/01/2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPel). Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Documento. 2003. p. 1-23.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
LEAL, N. M. P. M.; SOUZA, D. M. V. DE; SIRTOLI, G. S.; TENOTTI, C. F.; PEIL, M. W. A REALIDADE DAS MULHERES NA PANDEMIA E FORMAS DE (RE)EXISTIR: O PAPEL DA EXTENSÃO ATRAVÉS DE EXPOSIÇÕES EM UM MUSEU VIRTUAL UNIVERSITÁRIO. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 103-112, 28 abr. 2022.