A realidade das mulheres na pandemia e formas de (re)existir: o papel da extensão através de exposições em um museu virtual universitário

Palavras-chave: MuDI, extensão, mulheres, pandemia, exposição.

Resumo

O presente trabalho discute questões acerca das práticas extensionistas durante a realidade da pandemia de Covid-19 no Brasil. São analisadas ações realizadas pelo MuDI - Museu Diários do Isolamento, museu de virtuais conexões criado durante os primeiros meses pandêmicos, em meados de 2020. A instituição, com viés interdisciplinar, faz parte de um projeto de extensão vinculado ao curso de Bacharelado em Museologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e ao Núcleo de Estudos sobre Museus, Ciência e Sociedade (NEMuCS). Através do seu caráter extensionista, o MuDI se coloca no papel de museu virtual institucional que possibilita ampliar a formação do profissional museólogo, trazendo os discentes para a vivência do cotidiano de uma instituição colaborativa. Também é trazida à discussão uma das exposições mais recentes, ‘(RE)existência: os vários lugares da mulher na pandemia’ compartilhando o cotidiano e as multifacetas das mulheres durante a pandemia - a concepção contou com uma equipe multidisciplinar, envolvendo docentes e discentes de diversas áreas, assim como a participação de cientistas e artistas que deram os seus depoimentos acerca de suas realidades no contexto pandêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Noris Mara Pacheco Martins Leal, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Licenciada e Mestre em História, Especialista em Museologia e Patrimônio, Doutora em Memória Social e Patrimônio Cultural, Professora Adjunta do Departamento de Museologia, Conserveção e Restauro - Instituto de Ciências Humanas
Daniel Mauricio Viana de Souza, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Museólogo, Mestre em Ciências da Informação, Doutor em Sociologia, Professor Adjunto do Departamento de Museologia, Conservação e Restauro - Instituto de Ciências Humanas.
Guilherme Susin Sirtoli, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Especialista em Artes e Licenciado em Artes Visuais (UFPel) Mestrando em Artes Visuais (PPGAVi/UFPel) e Graduando em Museologia.
Carolina Fogaça Tenotti, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Bacharel em Artes Visuais - UFPelMestranda em Artes Visuais - PPGAVI/UFPelGraduanda em Museologia - UFPel
Maria Walesca Peil, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Graduanda em Museologia.

Referências

CCS. Mulheres na ciência e a pandemia. Site online. Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2020/06/03/mulheres-na-ciencia-e-a-pandemia/?fbclid=IwAR1fLmYL5p-bQg-2mbbBJJV1uSql6uy9sAcO65zJDFrwfagpkugGrmqpWB0. Acesso em: 10/01/2021.

CHELINI, M. J. E. NOVAS TECNOLOGIAS PARA... NOVAS (?) EXPOGRAFIAS. Museologia & interdisciplinaridade, v.1, n.2, p. 59-71, jul/dez. 2012. Disponível em: http://periodicos.unb.br/index.php/museologia/article/download/12655/11057.

GADOTTI, Moacir. Extensão universitária: para quê? Instituto Paulo Freire, v. 15, 2017.

JAHN, Alena Rizi Marmo. O museu que nunca fecha: a exposição virtual digital como um programa de ação educativa. Tese (Doutorado em Artes Visuais). Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo. São Paulo. 285f.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34. 1999.

MUCHACHO, Rute. Museus virtuais: A importância da usabilidade na mediação entre o público e o objecto museológico. In: Livro de Actas – 4º SOPCOM. Congresso da Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação. Lisboa. p. 1540 - 1547. 2005.

RANCIÈRE, Jacques. O espectador emancipado. São Paulo: WMF Martins Fontes. 2017

SOF, Relatório Pesquisa Sem Parar: O trabalho e a vida das mulheres na pandemia. Site online. Disponível em: https://mulheresnapandemia.sof.org.br. Acesso em 10/01/2022

UNESCO. Unesco Report: Museums around the World in the Face of COVID-19. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization (UNESCO), maio 2020. Disponível em: <https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373530>. Acesso em: 20/01/2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS (UFPel). Projeto Pedagógico Institucional (PPI) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Documento. 2003. p. 1-23.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
LEAL, N. M. P. M.; SOUZA, D. M. V. DE; SIRTOLI, G. S.; TENOTTI, C. F.; PEIL, M. W. A realidade das mulheres na pandemia e formas de (re)existir: o papel da extensão através de exposições em um museu virtual universitário. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 103-112, 28 abr. 2022.