Projeto grupo teia: teatro e literatura num espaço de leituras e contação de histórias

Palavras-chave: teatro, literatura, prática de leitura, extensão universitária., extensão

Resumo

O presente texto é um relato das atividades do primeiro ano de atividades do projeto de extensão Grupo Teia: Leituras e Contação de Histórias, desenvolvido pelo Departamento de Artes (DEART), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolvido com estudantes da Licenciatura em Teatro da UFRN e com o objetivo de desenvolver e incentivar práticas de leitura em estudantes da rede pública de ensino do RN, o projeto desenvolveu atividades de forma remota em seu primeiro ano de atividades como forma de promover experiências de leitura e realizar estudos no sentido de compreender diferenças entre formação de leitores e incentivo à prática de leitura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Adriano Moraes de Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Doutor em Educação. Mestre em Teatro e Bacharel em Artes Cênicas. Professor do Departamento de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Membro do Colegiado de Teatro da UFRN; Professor do PPGARC - Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas-UFRN. Campus Central, Campus Universitário - Lagoa Nova, CEP 59078-970, Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 59078-970.
Alexandre Augusto de Jesus Antas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduando de Licenciatura em Teatro - Bolsista CNPQ - Departamento de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Campus Central, Campus Universitário - Lagoa Nova, CEP 59078-970, Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 59078-970.
Pedro Samuel de Medeiros Guerra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduando de Licenciatura em Teatro - Departamento de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Campus Central, Campus Universitário - Lagoa Nova, CEP 59078-970, Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 59078-970.
Hanna Taísa da Silva Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Graduada em Geologia. Graduanda de Licenciatura em Teatro - Departamento de Artes - Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, Campus Central, Campus Universitário - Lagoa Nova, CEP 59078-970, Natal - Rio Grande do Norte - Brasil, 59078-970.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.

BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.

BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004.

DEBORD, Guy; SERROY, Jean. A Sociedade do Espetáculo: viver na era do capitalismo artista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007. 238 p.

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez Editora, 1989.

HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.

KUIJER, Guss. O livro de todas as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

MORICONI, Ítalo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

NEJAR, Carlos. Cadernos de fogo – ensaios sobre poesia e ficção. São Paulo: Escrituras, 2000.

NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.

ORLANDI, Eni, P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.

PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.

RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.

ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Cia das Letras, 1993.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
MORAES DE OLIVEIRA, A.; DE JESUS ANTAS, A. A.; DE MEDEIROS GUERRA, P. S.; DA SILVA PEREIRA, H. T. Projeto grupo teia: teatro e literatura num espaço de leituras e contação de histórias. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 177-188, 28 abr. 2022.