Projeto grupo teia: teatro e literatura num espaço de leituras e contação de histórias
Resumo
O presente texto é um relato das atividades do primeiro ano de atividades do projeto de extensão Grupo Teia: Leituras e Contação de Histórias, desenvolvido pelo Departamento de Artes (DEART), do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolvido com estudantes da Licenciatura em Teatro da UFRN e com o objetivo de desenvolver e incentivar práticas de leitura em estudantes da rede pública de ensino do RN, o projeto desenvolveu atividades de forma remota em seu primeiro ano de atividades como forma de promover experiências de leitura e realizar estudos no sentido de compreender diferenças entre formação de leitores e incentivo à prática de leitura.Referências
BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 2004.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 1987.
BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo. 5. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2019.
BLOOM, Harold. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 2004.
DEBORD, Guy; SERROY, Jean. A Sociedade do Espetáculo: viver na era do capitalismo artista. Rio de Janeiro: Contraponto, 2007. 238 p.
FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler. São Paulo: Cortez Editora, 1989.
HAN, Byung-Chul. Sociedade da Transparência. Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
KUIJER, Guss. O livro de todas as coisas. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
LIPOVETSKY, Gilles; SERROY, Jean. A estetização do mundo: viver na era do capitalismo artista. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
MORICONI, Ítalo (org.). Os cem melhores contos brasileiros do século. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.
NEJAR, Carlos. Cadernos de fogo – ensaios sobre poesia e ficção. São Paulo: Escrituras, 2000.
NETO, João Cabral de Melo. A educação pela pedra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1996.
ORLANDI, Eni, P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2005.
PENNAC, Daniel. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993.
RODARI, Gianni. Gramática da fantasia. São Paulo: Summus, 1982.
ZUMTHOR, Paul. A letra e a voz. São Paulo: Cia das Letras, 1993.
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.