Por uma cultura de mediação! Relatório do curso de extensão atualidades sobre mediação de conflitos, suas múltiplas aplicações e perspectivas
Resumo
O presente trabalho é um relatório do curso de extensão universitária Atualidades sobre Mediação de Conflitos: Múltiplas Aplicações e Perspectivas, ofertado pelo Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de forma remota durante o período da pandemia, no primeiro semestre do ano de 2021. Aborda a base teórica, o contexto institucional, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do curso e avalia os resultados atingidos. Em última análise, o curso pretendeu contribuir para a disseminação de uma cultura de mediação. O relatório pode inspirar iniciativas semelhantes em outras instituições de ensino e pesquisa além de fomentar o emprego de formas consensuais de resolução de conflitos, em contraposição a uma cultura adversarial bastante consolidada no campo do Direito.Referências
AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual de Mediação Judicial. Brasília/DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasil. 2012.
AXELROD, Robert. The Evolutionof Cooperation. Cambridge: Basic Books, 2006.
BAPTISTA, Barbara Gomes Lupetti. Os Rituais Judiciários e O Principio da Oralidade. Porto Alegre: Editora Sergio Antônio Fabris, 2008.
BAPTISTA, Barbara Gomes Lupetti;MELLO,KátiaSentoSé;FILPO,KleverPauloLeal;NUNES,ThaisBorzinoCordeiro. Fronteiras entre Judicialidade e não judicialidade: percepções e contrastes entre a mediação no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas. v.10,n.1, p.1-24,2016.
BENTES, Hilda Helena Soares Bentes; MONNERAT, Diego Machado. O ofício do mediador na perspectiva controversial: a arte de construir a autonomia e o sujeito de direito. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 5, n. 1, p. 149-166, jan./jun., 2017.
BRAGA NETO, Adolfo. Mediação de Conflitos: Conceito e Técnicas. In: LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes; SALLES, Carlos Alberto de; SILVA, Paulo Eduardo Alves da (Coord.). Negociação, Mediação e Arbitragem: Curso básico para programas de graduação em Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2012. pp. 103-125.
BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução nº 125/2010. Resolução nº 225, de 31 de maio de 2016. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/atos-normativos?documento=2289>. Acesso em: 16 nov. 2018.
BRASIL. Lei nº 13.105/2015 – Código de Processo Civil. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13105.htm>. Acesso em: 18 mar. 2015.
BRASIL. Lei nº 13.140/2015 - Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13140.htm>. Acesso em 01 mai. 2018.
BUSH, Baruch; FOLGER, Joseph. The PromiseofMediation: The Transformative Approach toConflict. Colorado University, 1994.
FILPO, Klever Paulo Leal. Mediação Judicial: Discursos e Práticas. Rio de Janeiro: Mauad X e FAPERJ, 2016.
HICKS, Donna. Dignity: Its Essential Role in ResolvingConflict. New Haven: Yale University Press, 2011.
LEDERACH, John Paul. Transformação de Conflitos. São Paulo: Palas Athena, 2012.
MARTÍN, NuriaBelloso. A Mediação. In: SPENGLER, Fabiana Marion; LUCAS, Douglas Cesar (Orgs.). Justiça Restaurativa e Mediação – políticas públicas no tratamento dos conflitos sociais. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.
MELLO, Kátia Sento Sé; BAPTISTA, Bárbara Gomes Lupetti. Mediação e Conciliação no Judiciário: Dilemas e Significados. Dilemas – Revista de Estudos de Conflitos e Controle Social. IFCS/UFRJ. Rio de Janeiro. v. 4, n. 1, jan./mar. 2011.
NICÁCIO, Camila Silva. A Mediação Frente à Reconfiguração do Ensino e da Prática do Direito: Desafios e Impasses à Socialização Jurídica. In: BENTES, Hilda Helena Soares; SALLES, Sérgio de Souza. Mediação e Educação em Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.
NUNES, Thais Borzino Cordeiro. A conciliação nas ações fazendárias: perspectivas teóricas e obstáculos empíricos para a sua efetiva implementação. 2014. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis.
REGLA, Josep Aguiló. A Arte da Mediação: Argumentação, Negociação e Mediação. Curitiba: Alteridade, 2018.
SIMIÃO, Daniel, et al. Sentidos de justiça e reconhecimento em formas extrajudiciais de resolução de conflitos em Belo Horizonte. In: Conflitos, Direitos e Moralidades em Perspectiva Comparada. KANT DE LIMA, Roberto; EILBAUM, Lucía; PIRES, Lenin. (Orgs.). Rio de Janeiro: Garamond, 2010.
SPENGLER, Fabiana Marion. Fundamentos políticos da mediaçãocomunitária. Ijuí: Editora Unijuí, 2012a.
SPENGLER, Fabiana Marion. O Estado-jurisdição em crise e a instituição do consenso: por uma outra cultura no tratamento de conflitos. 2007. 476 f. Tese. Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2007.
VEZULLA, Juan Carlos. A mediação para uma análise da abordagem dos conflitos à luz dos direitos humanos, o acesso à justiça e o respeito à dignidade humana. In: SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. (Org.). Mediação de Conflitos. São Paulo: Atlas, 2013, pp. 63-93.
WARAT. Luis Alberto. O ofício do mediador. Florianópolis: Habitus, v.1, 2001.
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.