POR UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO! RELATÓRIO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIDADES SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS

  • Klever Paulo Leal Filpo Doutor em Direito (UGF). Professor do Curso de Direito do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis. Advogado-orientador do NPJ/ITR.
  • Érica Guerra da Silva Professora e Coordenadora do Curso de Direito do ITR/UFRRJ.
  • Anna Laura Thomaz Gomes Heleno Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Direito no ITR/UFRRJ.
  • Ana Paula Miranda de Sousa Bolsista de Iniciação Científica e graduanda em Direito no IM/UFRRJ.
  • Pedro Henrique Campos Bolsista de Extensão UFRRJ e graduando em Direito no ITR/UFRRJ
  • Daniel Farias Gomes Advogado. Aluno de graduação do Curso de Administração do CEDERJ/UFRRJ
Palavras-chave: extensão universitária, resolução de conflitos, mediação comunitária, cultura de mediação.

Resumo

O presente trabalho é um relatório do curso de extensão universitária Atualidades sobre Mediação de Conflitos: Múltiplas Aplicações e Perspectivas, ofertado pelo Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro de forma remota durante o período da pandemia, no primeiro semestre do ano de 2021. Aborda a base teórica, o contexto institucional, a metodologia utilizada para o desenvolvimento do curso e avalia os resultados atingidos. Em última análise, o curso pretendeu contribuir para a disseminação de uma cultura de mediação. O relatório pode inspirar iniciativas semelhantes em outras instituições de ensino e pesquisa além de fomentar o emprego de formas consensuais de resolução de conflitos, em contraposição a uma cultura adversarial bastante consolidada no campo do Direito.

Biografia do Autor

Klever Paulo Leal Filpo, Doutor em Direito (UGF). Professor do Curso de Direito do Instituto Três Rios da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Católica de Petrópolis. Advogado-orientador do NPJ/ITR.
Doutor em Direito. Mestre em Direito.

Referências

AZEVEDO, André Gomma de (Org.). Manual de Mediação Judicial. Brasília/DF: Ministério da Justiça e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Brasil. 2012.

AXELROD, Robert. The Evolutionof Cooperation. Cambridge: Basic Books, 2006.

BAPTISTA, Barbara Gomes Lupetti. Os Rituais Judiciários e O Principio da Oralidade. Porto Alegre: Editora Sergio Antônio Fabris, 2008.

BAPTISTA, Barbara Gomes Lupetti;MELLO,KátiaSentoSé;FILPO,KleverPauloLeal;NUNES,ThaisBorzinoCordeiro. Fronteiras entre Judicialidade e não judicialidade: percepções e contrastes entre a mediação no Rio de Janeiro e em Buenos Aires. Revista de Estudos e Pesquisas sobre as Américas. v.10,n.1, p.1-24,2016.

BENTES, Hilda Helena Soares Bentes; MONNERAT, Diego Machado. O ofício do mediador na perspectiva controversial: a arte de construir a autonomia e o sujeito de direito. Revista Interdisciplinar de Direitos Humanos, v. 5, n. 1, p. 149-166, jan./jun., 2017.

BRAGA NETO, Adolfo. Mediação de Conflitos: Conceito e Técnicas. In: LORENCINI, Marco Antônio Garcia Lopes; SALLES, Carlos Alberto de; SILVA, Paulo Eduardo Alves da (Coord.). Negociação, Mediação e Arbitragem: Curso básico para programas de graduação em Direito. Rio de Janeiro: Forense, 2012. pp. 103-125.

BRASIL. Conselho Nacional de Justiça. Resolução nº 125/2010. Resolução nº 225, de 31 de maio de 2016. Disponível em: <http://www.cnj.jus.br/atos-normativos?documento=2289>. Acesso em: 16 nov. 2018.

BRASIL. Lei nº 13.105/2015 – Código de Processo Civil. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13105.htm>. Acesso em: 18 mar. 2015.

BRASIL. Lei nº 13.140/2015 - Dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos no âmbito da administração pública. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13140.htm>. Acesso em 01 mai. 2018.

BUSH, Baruch; FOLGER, Joseph. The PromiseofMediation: The Transformative Approach toConflict. Colorado University, 1994.

FILPO, Klever Paulo Leal. Mediação Judicial: Discursos e Práticas. Rio de Janeiro: Mauad X e FAPERJ, 2016.

HICKS, Donna. Dignity: Its Essential Role in ResolvingConflict. New Haven: Yale University Press, 2011.

LEDERACH, John Paul. Transformação de Conflitos. São Paulo: Palas Athena, 2012.

MARTÍN, NuriaBelloso. A Mediação. In: SPENGLER, Fabiana Marion; LUCAS, Douglas Cesar (Orgs.). Justiça Restaurativa e Mediação – políticas públicas no tratamento dos conflitos sociais. Ijuí: Editora Unijuí, 2011.

MELLO, Kátia Sento Sé; BAPTISTA, Bárbara Gomes Lupetti. Mediação e Conciliação no Judiciário: Dilemas e Significados. Dilemas – Revista de Estudos de Conflitos e Controle Social. IFCS/UFRJ. Rio de Janeiro. v. 4, n. 1, jan./mar. 2011.

NICÁCIO, Camila Silva. A Mediação Frente à Reconfiguração do Ensino e da Prática do Direito: Desafios e Impasses à Socialização Jurídica. In: BENTES, Hilda Helena Soares; SALLES, Sérgio de Souza. Mediação e Educação em Direitos Humanos. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2012.

NUNES, Thais Borzino Cordeiro. A conciliação nas ações fazendárias: perspectivas teóricas e obstáculos empíricos para a sua efetiva implementação. 2014. Monografia (Graduação em Direito) - Faculdade de Direito, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis.

REGLA, Josep Aguiló. A Arte da Mediação: Argumentação, Negociação e Mediação. Curitiba: Alteridade, 2018.

SIMIÃO, Daniel, et al. Sentidos de justiça e reconhecimento em formas extrajudiciais de resolução de conflitos em Belo Horizonte. In: Conflitos, Direitos e Moralidades em Perspectiva Comparada. KANT DE LIMA, Roberto; EILBAUM, Lucía; PIRES, Lenin. (Orgs.). Rio de Janeiro: Garamond, 2010.

SPENGLER, Fabiana Marion. Fundamentos políticos da mediaçãocomunitária. Ijuí: Editora Unijuí, 2012a.

SPENGLER, Fabiana Marion. O Estado-jurisdição em crise e a instituição do consenso: por uma outra cultura no tratamento de conflitos. 2007. 476 f. Tese. Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade do Vale dos Sinos, São Leopoldo, 2007.

VEZULLA, Juan Carlos. A mediação para uma análise da abordagem dos conflitos à luz dos direitos humanos, o acesso à justiça e o respeito à dignidade humana. In: SILVA, Luciana Aboim Machado Gonçalves da. (Org.). Mediação de Conflitos. São Paulo: Atlas, 2013, pp. 63-93.

WARAT. Luis Alberto. O ofício do mediador. Florianópolis: Habitus, v.1, 2001.

Publicado
2022-04-28
Como Citar
FILPO, K. P. L.; DA SILVA, ÉRICA G.; GOMES HELENO, A. L. T.; DE SOUSA, A. P. M.; CAMPOS, P. H.; GOMES, D. F. POR UMA CULTURA DE MEDIAÇÃO! RELATÓRIO DO CURSO DE EXTENSÃO ATUALIDADES SOBRE MEDIAÇÃO DE CONFLITOS, SUAS MÚLTIPLAS APLICAÇÕES E PERSPECTIVAS. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 189-200, 28 abr. 2022.
Seção
Relatórios