Desconstruindo paradigmas e rompendo fronteiras: corpos maduros experienciando aulas de dança em tempos de ensino remoto

Palavras-chave: dança na maturidade, ensino da dança, extensão universitária, quebra de paradigma., extensão

Resumo

O presente ensaio objetiva refletir sobre a experiência que mulheres maduras tiveram nas aulas de dança em tempos de ensino remoto, propiciada através da ação denominada Sala D Dança, pertencente ao projeto Bailar, da UFPEL. O texto traz um relato sobre corpos maduros na contemporaneidade, com contribuições de embasamento para perspectivas de entrever virtuosidades nestes corpos através da dança, junto à organização didático-pedagógica das aulas. A ação teve a intenção de quebrar paradigmas, rompendo fronteiras como as que a sociedade impõe ao público da maturidade, através do sentido de pertencimento e apropriação das participantes, de forma que elas se sentissem libertas e plenas com sua dança, desenvolvendo a consciência estética, a prática da expressão dos sentidos e uma base técnica de movimentações diversificadas. As atividades foram encerradas com o sentimento de objetivo alcançado, pois além de cumprir o papel que o projeto se propôs, a Sala D Dança se tornou um local de trocas de experiências e aprendizados. Um ambiente propício para descontração e socialização que, suprimido durante o período pandêmico, apesar de ainda sem o contato presencial, foi possível de ser adaptado ao meio remoto durante esta ação.  

Biografia do Autor

Claudilene Castro de Lima, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Graduanda no Curso de Dança Licenciatura. Bolsista voluntária no Projeto de Extensão Bailar – Núcleo de Dança na Maturidade. Bolsista no PIBID –Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Aluna-Pesquisadora no Projeto de Pesquisa Literacorpo - Aluna participante no Projeto "Aspectos Históricos da Dança no Rio Grande do Sul" - Ação: Mapeamento da Dança no RS. Aluna participante no Projeto "Conectividades dos Estudantes da UFPel às tecnologias digitais de comunicação (Faculdade de Educação) -  UFPel - Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes, Rua Alberto Rosa, 62, CEP 96010-770, pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil
Daniela Llopart Castro, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS - Brasil.
Doutora em Motricidade Humana na Especialidade de Dança pela Universidade de Lisboa. Professora Adjunta do Curso de Dança Licenciatura da Universidade Federal de Pelotas. Pesquisadora dos Grupos de Pesquisa ÔMEGA e GEEDAC (Cnpq). Coordenadora do Projeto Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade. Colaboradora do Projeto Tendências epistemo-metodológicas da produção de conhecimento em Artes. Diretora artística do Baila Cassino Grupo de Dança. Atualmente coordenadora da Câmara de Extensão do Centro de Artes (UFPEL) - Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes, Rua Alberto Rosa, 62, CEP 96010-770, pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil
Natalia Cristina de Camargo, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas/RS - Brasil.
Graduanda no Curso de Dança Licenciatura. Bolsista do Projeto de Extensão Bailar: Núcleo de Dança na Maturidade - UFPel. Artista do Grupo Tholl - UFPel - Universidade Federal de Pelotas, Centro de Artes, Rua Alberto Rosa, 62, CEP 96010-770, pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil

Referências

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Publicado
2022-04-28
Como Citar
DE LIMA, C. C.; CASTRO, D. L.; CAMARGO, N. C. DE. Desconstruindo paradigmas e rompendo fronteiras: corpos maduros experienciando aulas de dança em tempos de ensino remoto. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 113-121, 28 abr. 2022.