INTERAÇÕES ACADÊMICAS: ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE/SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL

  • Margarete Panerai Araujo UNIFAL. Universidade Federal de Alfenas PPGPS- Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e sociedade https://orcid.org/0000-0001-9231-8590
  • Suzete Morém De Fraga UNILASALLE Programa de Pós graduação em Memória social e Bens culturais UFRGS- coordenação das interações acadêmicas
Palavras-chave: interações acadêmicas, universidade/sociedade.

Resumo

Esta pesquisa apresenta as interações acadêmicas (IAs), praticadas na UFRGS, e o Núcleo de Convênios que está implicado nessa relação. O objetivo geral foi descrever a estruturação de uma ecologia de saberes na universidade, a partir de três casos relacionados à trilogia ensino-pesquisa-extensão da UFRGS no período de 2011 a 2015. A metodologia foi de natureza qualitativa e documental. O resultado da investigação permitiu inferir que no ambiente da universidade transita a compreensão e o partilhar das visões de mundo, assim como ocorre a extensão, com projetos e ações extramuros da universidade no diálogo progressivo entre o saber científico e os saberes leigos e populares. Esse paradigma se confirma na sustentação das interações acadêmicas, comprovando a missão e a responsabilidade social da universidade.

Biografia do Autor

Margarete Panerai Araujo, UNIFAL. Universidade Federal de Alfenas PPGPS- Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e sociedade
Sua formação contempla pós-doutorado em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutorado em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO de Comunicação e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999) com bolsa CNPQ; e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ GEPEUR/UNISC onde realiza novo pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional; Professora visitante na UNIFAL PPGPS- Programa de Pós-graduação em Gestão Pública e  sociedade
Suzete Morém De Fraga, UNILASALLE Programa de Pós graduação em Memória social e Bens culturais UFRGS- coordenação das interações acadêmicas
ossui Mestrado em Memória Social e Bens Culturais no Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Bens Culturais da Universidade La Salle. Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1992). Especialização em Administração Pública pela Escola de Administração da UFRGS. É assistente em administração e coordedora do Núcleo de Convênios da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

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Publicado
2022-04-28
Como Citar
ARAUJO, M. P.; DE FRAGA, S. M. INTERAÇÕES ACADÊMICAS: ESTUDO DE CASO DA RELAÇÃO UNIVERSIDADE/SOCIEDADE DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 60-79, 28 abr. 2022.