X SEMACIT: múltiplos olhares sobre o conhecimento, arte, cultura, ciência e tecnologia: os desafios da organização de um evento remoto em tempos de pandemia.

  • Fernanda Silva Soares Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil. https://orcid.org/0009-0005-9320-3994
  • Érica de Melo Azevedo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-8001-7731
  • Thiago Muza Aversa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
  • Vinícius Munhoz Fraga Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Palavras-chave: extensão, semana acadêmica, pandemia, jornadas acadêmicas

Resumo

O presente trabalho visa demonstrar a importância das semanas acadêmicas, especialmente no atual momento da pandemia de COVID-19, para difusão de conhecimento, integração de saberes, aproximação dos alunos e seus responsáveis com o Instituto, divulgação do trabalho do Instituto para a comunidade externa, dentre outros. O objetivo deste trabalho é compartilhar a experiência da extensão do IFRJ, com a criação da semana acadêmica, adaptada à realidade da quarentena imposta pela pandemia, iniciada no ano de 2020. Para realização da X SEMACIT nessa nova realidade, foi utilizada uma plataforma online, a Even3, para hospedagem do evento e uma equipe composta por 63 pessoas para organizar e fornecer o suporte necessário. Integradas à semana acadêmica ocorreram a IX Jornada de Iniciação Científica e II Jornada de Extensão, com 81 trabalhos submetidos e apresentados e geração de Anais. Observou-se que este formato, comparado à modalidade presencial, possibilitou a participação de um número muito maior de pessoas, contando com o envolvimento de 1002 participantes. Semelhante envolvimento propiciou uma troca de experiências e informações muito mais ricas, oriunda da participação de pessoas de todo o Brasil. Vale ressaltar que um evento desse porte, na atual conjuntura, é de extrema importância, pois promoveu a união dos alunos, o sentimento de pertencimento à instituição e a integração com a comunidade externa ao campus, evidenciando a excelência da qualidade de ensino, pesquisa e extensão dos Institutos Federais e a importância das semanas acadêmicas.

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Biografia do Autor

Fernanda Silva Soares, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Doutora em Ciências - PPDOT/UFF; docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.
Érica de Melo Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Doutora em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos-EQ/UFRJ; docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.
Thiago Muza Aversa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Doutor em Ciência e Tecnologia de Polímeros - IMA/UFRJ; docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.
Vinícius Munhoz Fraga, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), campus Duque de Caxias. Duque de Caxias, RJ, Brasil.
Mestre em Ensino de Ciências - PROPEC/IFRJ; docente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado
2022-04-28
Como Citar
SILVA SOARES, F.; DE MELO AZEVEDO, ÉRICA; MUZA AVERSA, T.; MUNHOZ FRAGA, V. X SEMACIT: múltiplos olhares sobre o conhecimento, arte, cultura, ciência e tecnologia: os desafios da organização de um evento remoto em tempos de pandemia. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 80-95, 28 abr. 2022.