IMAGENS EM AÇÃO NA DANÇA E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIAMANTINA-MG

  • Cíntia Regina de Fátima Profª Drª do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Votuporanga http://orcid.org/0000-0001-7044-262X
  • Danieli Alves Pereira Marques Profª Drª do Departamento de Educação Física da UFVJM http://orcid.org/0000-0002-7580-8739
  • Gilbert de Oliveira Santos Prof. Dr. no Departamento de Educação Física da UFVJM http://orcid.org/0000-0002-1237-9308
  • Jhonathan Rocha Andrade Graduado em Educação Física pela UFVJM
  • Jessé Pereira da Silva Gonçalves Graduado em Educação Física pela UFVJM
Palavras-chave: dança, extensão, imagem.

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar as memórias visuais do projeto poéticas do corpo, uma ação de extensão e cultura universitária em Diamantina-MG. As imagens, conectando-se às reflexões sobre dança e ensino desenvolvidas, oferecem ao leitor outra possibilidade de acesso às experiências corporais, realçando, sobretudo, a camada da dimensão sensível do gesto. Almejando vivenciar a dança na perspectiva da linguagem, o projeto fundamentou-se, especialmente, nos princípios de Laban, a partir dos estudos de Marques (2010). Os registros comunicam sobre o processo pedagógico, conduzido com ênfase na dimensão da pesquisa gestual, considerando as qualidades expressivas do movimento e a relação do corpo com o espaço. Ao possibilitar o conhecimento a esse acervo, de caráter artístico, também se tem a intenção de sensibilizar o leitor através da contemplação, que pode despertar inúmeras sensações, emoções e percepções individuais. Reflexões sobre os processos criativos em dança e propostas artísticas contemporâneas que inspiraram as práticas de ensino do projeto sustentam as discussões deste ensaio. Enfatiza-se a importância das ações extensionistas nas universidades, assim como a necessidade de espaços em que tais experiências possam ser compartilhadas e valorizadas no meio científico.

Biografia do Autor

Cíntia Regina de Fátima, Profª Drª do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Campus de Votuporanga
Licenciada em Educação Física e Pedagogia; Mestra e Doutora em Psicologia da Educação pela PUC-São Paulo
Danieli Alves Pereira Marques, Profª Drª do Departamento de Educação Física da UFVJM
Professora do Curso de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus de Diamantina-MG. 
Gilbert de Oliveira Santos, Prof. Dr. no Departamento de Educação Física da UFVJM
Professor de Artes Marciais e Técnicas Corporais Terapêuticas no Departamento de Educação Física da UFVJM
Jhonathan Rocha Andrade, Graduado em Educação Física pela UFVJM
Bacharel em Educação Física pela UFVJM
Jessé Pereira da Silva Gonçalves, Graduado em Educação Física pela UFVJM
Bacharel em Educação Física pela UFVJM

Referências

FERNANDES, Ciane. Pina Bausch e o Wuppertal Dança-Teatro: repetição e transformação. São Paulo: Annablume, 2007.

GARAUDY, Roger. Dançar a vida. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980.

GIL, José. Movimento Total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.

GONÇALVES, Jessé Pereira da Silva; ANDRADE, Jhonathan Rocha. O ensino da dança: um relato de experiência do projeto de extensão e cultura poéticas do corpo. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Educação Física) - Departamento de Educação Física, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina-MG, 2022.

LABAN, Rudolf. O domínio do movimento. São Paulo: Summus, 1978.

MARQUES, Isabel. Linguagem da dança: arte e ensino. São Paulo: Digitexto, 2010.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
FÁTIMA, C. R. DE; MARQUES, D. A. P.; SANTOS, G. DE O.; ANDRADE, J. R.; GONÇALVES, J. P. DA S. IMAGENS EM AÇÃO NA DANÇA E NA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM DIAMANTINA-MG. Expressa Extensão, v. 27, n. 3, p. 72-81, 30 ago. 2022.
Seção
Memória Visual de Extensão