Encontros em cultura e arte: ações extensionistas e compartilhamento de saberes

Palavras-chave: ações extensionistas, cultura, arte

Resumo

A arte é um elemento da cultura e faz parte da formação humana, mesmo que não se tenha consciência disso! Ao romper com o determinismo biológico os humanos passaram a acrescentar à natureza elementos que caracterizam a sua existência. O modo como um povo ou algum grupo social percebe e pensa sobre si – no tocante a um conjunto de valores, pensamentos, objetos materiais e simbologia imaterial – são elementos da cultura. Por mais que neste momento uma pequena parcela da sociedade tente minimizar a importância do elemento cultural arte, a sua potência e o seu impacto na vida humana não permite que esse fenômeno ocorra. Porque a arte faz parte do cotidiano do ser humano, a arte está entranhada no âmago humano. A arte evoca sentimentos, provoca reações. Imaginem o nosso mundo sem a arte!? Seria possível? Nos parece que não!! As universidades públicas do nosso país têm o dever de prezar pelo ensino, pesquisa e extensão, de forma gratuita e que prime pela qualidade. Ademais, preservar elementos que são suprimidos em detrimento de outras áreas do conhecimento que são classificadas como "mais importantes". E a arte é um destes elementos. Não obstante, oferecer espaços para compartilhar saberes, trocas entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico ainda é um desafio para nossas universidades. Precisamos ir além, para não cairmos nas armadilhas postas por aquelas pessoas que tentam subjugar elementos da arte e da cultura. Esta edição da revista Expressa Extensão da Universidade Federal de Pelotas, V. 27, N.2, trata de dar visibilidade aos projetos, experiências e ideias que abarquem as mais diversas vivências em extensão que estiveram inspiradas, promoveram, relataram ou que estimularam encontros, produções e diálogos entre a diversidade de saberes culturais artísticos presentes nos espaços de formação universitária do nosso país. Na presente edição a revista Expressão Extensão traz 18 textos, sendo 06 Artigos, 03 Ensaios, 08 Relatórios e 01 texto em Memória Visual da de Extensão. Desejamos uma ótima leitura e que sejamos capazes de nos permitir sermos tocados pela arte.

Biografia do Autor

Eraldo Pinheiro, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário La Salle - Canoas (2004), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Pelotas, Professor do Programa de Pós Graduação Stricto Senso em Educação Física nas linhas de pesquisa Desempenho Humano e Metabolismo e na linha Formação Profissional e Prática Pedagógica. É coordenador do Laboratório de Estudos em Esporte Coletivo (LEECol). É Pró-Reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas. É educador da World Rugby e da Confederação Brasileira de Rugby. 
Eleonora Santos, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Professora Associada do Centro de Artes/UFPel, no Curso de Dança-Licenciatura. É membro do Colegiado deste curso. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas - UFBA (2013) - Bolsista Fapesb. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Dança - UFBA (2008) - Bolsista Fapesb. Licenciada em Dança pela Universidade Federal da Bahia (2007). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pelotas (1999). Professora no Programa de Pós-Graduação em Artes (PPGA/UFPel) - colaboradora (2017-2018) e permanente (a partir de 2019) junto à linha de pesquisa Educação em Artes e Processos de Formação Estética. Tem atuado, desde 2014, em diversas comissões e instâncias da gestão institucional. É associada da ANDA (Associação Nacional dos Pesquisadores em Dança), tendo atuado na diretoria nas Gestões 2016-2018 e 2018-2021. É membro do grupo de Pesquisa ÔMEGA - Observatório de Memória, Educação, Gesto e Arte, certificado pela UFPel e CNPq em 2016.
Publicado
2022-04-28
Como Citar
PINHEIRO, E.; SANTOS, E. Encontros em cultura e arte: ações extensionistas e compartilhamento de saberes. Expressa Extensão, v. 27, n. 2, p. 2-4, 28 abr. 2022.
Seção
Editorial