Grupos de dança da FURB: experiências de ser e dançar
Resumo
Memória visual do projeto de extensão desenvolvido na Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), intitulado Grupos de Dança da FURB, que oferece aulas semanais de dança articuladas a ensaios e apresentações, com foco em cinco diferentes técnicas: Danças Alemãs, Danças Urbanas, Danças de Salão, Dança Contemporânea e Dança Espanhola. Aberto e acessível à comunidade interna e externa da universidade, cada grupo conta com um instrutor, necessariamente um acadêmico do curso de Licenciatura em Dança da FURB. O ensaio revela traços das atuais escolhas éticas e estéticas manifestadas nos diversos campos expressivos do projeto, discorrendo sobre suas práticas operacionais e cognitivas.Referências
ESPINOSA, Bento de. Ética. Lisboa: Relógio D`Água,1992.
GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
MUNDIM, Ana Carolina. Composição em tempo real em dança: a experiência do ato. Em: XAVIER, Jussara; Instituto Festival de Dança de Joinville (Orgs.). Dança não é (só) coreografia. Instituto Festival de Dança de Joinville: Joinville: 2017. p. 72-98.
ROCHA, Thereza. Derivas de um plano de composição em dança: o todo é menor do que a soma de suas partes. Em: CALDAS, Paulo; GADELHA, Ernesto (Orgs.). Dança e dramaturgia(s). Fortaleza; São Paulo: Nexus, 2016. p. 269-303.
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.