Matemática no Movimento Humano

Palavras-chave: movimento humano, geometria, goniômetro, ensino.

Resumo

Este artigo trata de um estudo reflexivo teórico sobre a matemática no Movimento Humano relacionada principalmente com a área de Geometria no ensino básico. Buscamos mostrar alguns tópicos de Geometria na forma dinâmica e visual, elaboramos metodologias ativas para uma educação inovadora. Primeiramente, argumentamos de forma breve sobre os livros didáticos e posteriormente sobre como a Geometria é apresentada neles. Seguimos discutindo formas de como o Movimento Humano: dança, uso do goniômetro e caminhada como forma de medir movimento têm correlações com conceitos matemáticos como: ponto, reta, plano, ângulos e conversão de medidas. Nosso intuito é trazer a temática interdisciplinar como forma de metodologia do que dizer, escrever (modelar matematicamente), bem como do que fazer na prática. Mostramos uma aprendizagem significativa e incentivamos a participação dos discentes na construção do conhecimento.

Biografia do Autor

Edite Taufer, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande/RS, Brasil.
Edite Taufer possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS-2002), mestrado em Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS-2008) e doutorado em Matemática pela Universidade de São Paulo (USP-2018). Atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande FURG e trabalha com ensino de matemática e faz parte do corpo docente do Curso de Especialização de Ensino em Matemática EAD, é extensionista do projeto Socializando o ENEM: Matemática e suas Tecnologias. Como pesquisadora estuda as interações entre teoria de grupos e teoria de anéis e álgebras, bem como algumas de suas aplicações, especialmente à Teoria de Códigos Corretores de Erros. Atuando principalmente nos seguintes temas: álgebra, teoria de grupos finitos, aritmética, códigos corretores de erros.
Aline Manuela Klein de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande/RS, Brasil.
Aluna do sexto semestre do curso de Matemática Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. E, atualmente bolsista do Projeto de extensão Socializando o ENEM: Matemática e suas Tecnologias.

Referências

BAICH, L. MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Edição eletrônica. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf>. Acesso em: 14/05/2022

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/BNCC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 13/05/2022

COLLARES, Thalita Sampaio Luiz Lupp. Análise de Livros didáticos: Geometria no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CQJDU/1/thalita_lupp_monografia.pdf>. Acesso em: 14/05/2022.

LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, DF, v. 16, n. 69, p. 2-9, 1996.

MOVIMENTO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/movimento/>. Acesso em: 13/05/2022

PAIS, L. C. Argumentação no estudo da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: livros didáticos e formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Salvador. Anais [...] Salvador: [s.n.], 2010. p. 1-19.

ROMERO, Cesar. FOTOLIA. Goniometry. Figura 2. 359 x 493 pixel. Disponível em: <https://myepe.ca/goniometry-2/> . Acesso em: 14/05/2022

SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e C NDIDO, Patrícia. Coleção Matemática de 0 a 6: figuras e formas. 2º edição, Porto Alegre: Penso, 2014

Publicado
2022-08-30
Como Citar
TAUFER, E.; KLEIN DE ALMEIDA, A. M. Matemática no Movimento Humano . Expressa Extensão, v. 27, n. 3, p. 32-39, 30 ago. 2022.