Matemática no Movimento Humano
Resumo
Este artigo trata de um estudo reflexivo teórico sobre a matemática no Movimento Humano relacionada principalmente com a área de Geometria no ensino básico. Buscamos mostrar alguns tópicos de Geometria na forma dinâmica e visual, elaboramos metodologias ativas para uma educação inovadora. Primeiramente, argumentamos de forma breve sobre os livros didáticos e posteriormente sobre como a Geometria é apresentada neles. Seguimos discutindo formas de como o Movimento Humano: dança, uso do goniômetro e caminhada como forma de medir movimento têm correlações com conceitos matemáticos como: ponto, reta, plano, ângulos e conversão de medidas. Nosso intuito é trazer a temática interdisciplinar como forma de metodologia do que dizer, escrever (modelar matematicamente), bem como do que fazer na prática. Mostramos uma aprendizagem significativa e incentivamos a participação dos discentes na construção do conhecimento.Referências
BAICH, L. MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. Edição eletrônica. Porto Alegre: Penso, 2018. e-PUB. Disponível em: <https://curitiba.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2020/08/Metodologias-Ativas-para-uma-Educacao-Inovadora-Bacich-e-Moran.pdf>. Acesso em: 14/05/2022
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/BNCC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 13/05/2022
COLLARES, Thalita Sampaio Luiz Lupp. Análise de Livros didáticos: Geometria no Ensino Fundamental. 2012. Monografia (Especialização para Professores de Matemática) - Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2012. Disponível em: <https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9CQJDU/1/thalita_lupp_monografia.pdf>. Acesso em: 14/05/2022.
LAJOLO, M. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, DF, v. 16, n. 69, p. 2-9, 1996.
MOVIMENTO. In: DICIO, Dicionário Online de Português. Porto: 7Graus, 2022. Disponível em: <https://www.dicio.com.br/movimento/>. Acesso em: 13/05/2022
PAIS, L. C. Argumentação no estudo da Geometria nos anos finais do Ensino Fundamental: livros didáticos e formação de professores. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2010, Salvador. Anais [...] Salvador: [s.n.], 2010. p. 1-19.
ROMERO, Cesar. FOTOLIA. Goniometry. Figura 2. 359 x 493 pixel. Disponível em: <https://myepe.ca/goniometry-2/> . Acesso em: 14/05/2022
SMOLE, Kátia Stocco, DINIZ, Maria Ignez e C NDIDO, Patrícia. Coleção Matemática de 0 a 6: figuras e formas. 2º edição, Porto Alegre: Penso, 2014
Copyright (c) 2022 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.