A ginástica para todos em tempos de distanciamento social: relatos de projetos de extensão universitária

  • Priscila Lopes Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Diamantina / MG https://orcid.org/0000-0002-1896-1841
  • Mariana Harumi Cruz Tsukamoto Universidade de São Paulo - São Paulo/SP
Palavras-chave: prática remota, pandemia, ginástica, extensão universitária.

Resumo

O presente artigo objetiva relatar as experiências vivenciadas de forma remota em projetos de extensão de Ginástica para Todos (GPT) de duas instituições universitárias. Desenvolvidos a partir de uma proposta metodológica pautada nos Fundamentos da GPT (TOLEDO; TSUKAMOTO; CARBINATTO, 2016), as ações dos projetos se adaptaram ao uso das plataformas digitais, o que exigiu a reorganização dos modos de ensinar e aprender uma prática corporal essencialmente coletiva. O movimento de ação-reflexão-ação sobre a própria prática educativa explicitado nesse estudo possibilitou às coordenadoras dos projetos (e autoras desse artigo) ponderar sobre as potencialidades e limites do formato remoto para a extensão universitária com a GPT, evidenciando a dinamicidade dessa modalidade que tem como uma de suas características principais a liberdade. 

Biografia do Autor

Priscila Lopes, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - Diamantina / MG
Doutora em Educação Física pela Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE-USP); Mestre em Educação Física pela EEFE-USP; Docente do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), Diamantina, MG, Brasil. Líder do Grupo de Estudos e Práticas das Ginásticas – GEPG/CNPq
Mariana Harumi Cruz Tsukamoto, Universidade de São Paulo - São Paulo/SP
Mariana Harumi Cruz Tsukamotomaharumi@usp.brEscola de Artes, Ciências e Humanidades - USPProfessora Doutora - Curso de Educação Fisica e Saúde da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - USP e do Programa de Pós-Graduação em Língua, Literatura e Cultura Japonesa da FFLCH - USPEscola de Artes, Ciências e Humanidades , USP Campus Leste, Rua Arlindo Béttio, 1000, 03828-000, Vila Guaraciaba, São Paulo - SP - BR

Referências

AYOUB, Eliana. Ginástica geral e educação física escolar. Campinas: UNICAMP, 2003.

CARVALHO, Kássia Mitally da Costa et al. Ginástica para Todos no Ceará: história da modalidade no estado. Conexões, Campinas, v. 14, n. 4, p. 2-24, out./dez. 2016.

EHRENBERG, Mônica Caldas; MIRANDA, Rita de Cássia. Cia Alfa de ginástica geral: para além da extensão universitária. In: MIRANDA, Rita de Cássia.; EHRENBERG, Mônica Caldas; BRATIFISCHE, Sandra Aparecida (orgs.) Temas emergentes em Ginástica Para Todos. Várzea Paulista: Fontoura, p. 49-76, 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25a ed., São Paulo: Paz e Terra, 1996.

IMBERT, Gabriela de Almeida et al. Ensino remoto emergencial durante a pandemia na perspectiva freiriana: análise de grupos focais com discentes de uma IFES. Olhares & Trilhas. Uberlândia, v.23, n. 2, p. 555-579, abril-jun./2021

LELES, Marília Teodoro et al. Ginástica Para Todos na extensão universitária: o exercício da prática docente. Conexões, Campinas, v. 14, n. 3, p. 23-45, jul./set. 2016.

LOPES, Priscila; CARBINATTO, Michele Viviene. Nas entrelinhas da Ginástica para Todos: Reflexões históricas e sua disseminação no Brasil. Olimpianos - Journal of Olympic Studies, v. 5, p. 79-97, 2021.

LOPES, Priscila; NIQUINI, Claudia Mara. Do barro à arte: experiências de diálogo entre a extensão universitária e a cultura popular. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 26, p. 01-19, 2021.

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. Ginástica para todos e coletividade: nos meandros da literatura científica. Motrivivência, Florianópolis, v. 32, n. 61, p. 1-17, jan./mar. 2020a.

MENEGALDO, Fernanda Raffi; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho. The role of time and experience to the Gymnastics For All practice: building a sense of collectivity. Science of Gymnastics Journal, p. 19-26, v. 12, 2020b.

OLIVEIRA, Michelle et al. Construindo uma ginástica para todos em Goiás: a proposta do grupo universitário CIGNUS. In: OLIVEIRA, Michelle; TOLEDO, Eliana (orgs.) Ginástica para Todos: possibilidades de formação e intervenção. Anápolis: UEG, p. 119-140, 2016.

PATRICIO, Tamiris Lima; BORTOLETO, Marco Antonio Coelho; TOLEDO, Eliana. Institucionalização da ginástica para todos no brasil: três décadas de desafios e conquistas (1988-2018). Revista Pensar a Prática, Goiânia, v.23, 2020.

RODRIGUES, Luciana Azevedo; FARIAS, Márcio Norberto. Ensino remoto emergencial ou avaliativo (ERE=ERA): expropriação capitalista e universidade pública em tempos de pandemia. In: GONÇALVES, Emerson Campos; LOUREIRO, Robson; RAMALHETE, Mariana Passos (orgs.). Isolad@s: reflexões artísticas e teórico-críticas sobre o isolamento social no contexto da pandemia. Vitória, ES: Nepefil/Ufes, p. 184-199, 2020.

TOLEDO, Eliana; TSUKAMOTO, Mariana Harumi Cruz; CARBINATTO, Michele Viviene Fundamentos da Ginástica Para Todos. In: NUNOMURA, Myrian (org.) Fundamentos das ginásticas. 2a ed. Várzea Paulista: Fontoura, p. 21-48, 2016.

Publicado
2022-08-30
Como Citar
LOPES, P.; TSUKAMOTO, M. H. C. A ginástica para todos em tempos de distanciamento social: relatos de projetos de extensão universitária. Expressa Extensão, v. 27, n. 3, p. 59-71, 30 ago. 2022.