"Você conhece o nosso planeta?" Uma cartilha para o ensino de geociências, na perspectiva da agenda 2030 da ONU

Palavras-chave: Material didático, divulgação científica, extensão universitária.

Resumo

O Grupo de Estudos em Geociências (GEOS) é um projeto unificado da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cujo eixo de extensão tem como intuito a divulgação e popularização das geociências no sistema educacional brasileiro, em acordo com o quarto objetivo do desenvolvimento sustentável (educação de qualidade), presente na Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Nos anos de 2020 e 2021, o GEOS produziu vídeos didáticos destinados a alunos do 3° ao 5° ano do ensino fundamental, buscando adequação ao formato remoto em decorrência da pandemia de COVID-19. A partir dos vídeos, o GEOS elaborou uma cartilha com conceitos fundamentais da geologia, que integra material didático e atividades lúdicas. O objetivo deste trabalho é apresentar a cartilha “Vamos conhecer nosso Planeta? – O planeta Terra em metodologias lúdicas”, bem como seu processo criativo. A cartilha é composta por seis tópicos “As Camadas da Terra”, “O Ciclo das Rochas”, “Tectônica e Vulcões”, “Os Fósseis”, “Os Polos” e “Mudanças Climáticas”, que constituem uma sequência lógica, de modo a apresentar o planeta Terra a partir da sua composição interior ao exterior e sua relação com as questões ambientais atuais. Os vídeos didáticos integrados podem ser acessados por QR Codes. A elaboração de um material físico, visualmente atrativo ao público-alvo, didático e de conteúdo multimídia permite que conceitos geocientíficos sejam trabalhados em sala de aula de forma lúdica e recreativa, qualificando o processo de aprendizagem, conforme um dos principais objetivos da agenda 2030 da ONU.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viter Magalhães Pinto, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Geólogo, Doutor em Ciências pelo Instituto de Geociências da UFRGS. Professor associado do Ceng/UFPEL. Coordenador dos Projetos Unificados, com ênfase em Extensão, GEOS e A Utilização de metodologias lúdicas no Processo de Ensino em Geologia, ambos da UFPEL. Engenharia Geológica - CENG Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Johny Barreto Alves, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Graduando em Engenharia Geológica na UFPEL. Organizador do Projeto GEOS desde 02/03/2020 e do Projeto “A Utilização de metodologias lúdicas no Processo de Ensino em Geologia” desde 18/11/2019.
Emanuélle Soares Cardozo, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Engenheira Geóloga, mestranda em Ciências Ambientais na UFPEL. Organizadora do Projeto GEOS desde 02/03/2020 e do Projeto “A utilização de metodologias lúdicas no processo de ensino em Geologia” desde 03/11/2019.
Vaneza Barreto Pereira, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.
Analista de sistemas, especialista em Gestão Ambiental, mestre em Recursos Naturais e doutora em Geografia. Atualmente professora do departamento de Geografia, Universidade Federal de Pelotas e membro do GEOS desde 2020.

Referências

ALVES, Priscilla Dália S. Um jogo de tabuleiro humano para auxiliar na aprendizagem de Geologia e Paleontologia na educação básica. Terrae Didática, v. 14, n. 2, p. 185-192, 2018.

CAMPOS, O. A. O ensino das ciências da Terra. In: III Simpósio A Importância Da Ciência Para O Desenvolvimento Nacional, 1, São Paulo. Documentos [...]. São Paulo: Academia Brasileira de Ciências, p. 39-46, 1997.

CARNEIRO, C.D.R.; GONÇALVES, P.W. Earth System Science for undergraduate Geology and Geography courses. Terrae Didática, Campinas, Brazil, v.7, n.1, p.29-40, 2010.

CARNEIRO, Celso Dal Ré; TOLEDO, Maria Cristina Mota; ALMEIDA, Fernando Flávio Marques de. Dez motivos para a inclusão de temas de Geologia na Educação Básica. Revista Brasileira de Geociências, v. 34, n. 4, p. 553-560, 2004.

ERNESTO, Marcia; CORDANI, Umberto G; CARNEIRO, Celso Dal Ré; DIAS, Maria Assunção F. da Silva; MENDONÇA, Carlos Alberto; BRAGA, Elisabete de Santis. Perspectivas do ensino de Geociências. Estudos Avançados. v. 32 n.94, p. 331-343, 2018.

FIRMINO, Andressa Raiane de Souza; BARBOSA, Jane Ranjel Alves; RODRIGUES, Ana Paula de Castro. Ensino de geociências no ensino fundamental: um estudo de caso sobre uso de mapas conceituais e aulas práticas (RJ-Brasil). Experiências em Ensino de Ciências, v.14, n.2, 2019.

FREEPIK. Find free vectors, stock photos, PSD, and icons. 2021. Disponível em: https://www. freepik.es/. Acesso em: 15 jul. 2022.

PIAGET, Jean. Desenvolvimento e aprendizagem. In: LAVATELLY, C.S. e STENDLER, F. Reading in child behavior and development. New York: Hartcourt Brace Janovich, 1972.

ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS (ONU). Transformando o nosso mundo: a agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável. 2015. Disponível em: https://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/. Acesso em: 06 jul. 2022.

PINTO, Viter Magalhães; VARGAS, Vitor Mateus Lopes; ALVES, Johny Barreto; CARDOZO, Emanuélle Soares; CAMPOS, Suyane Gonçalves de; URBAN, Camile. Utilização de metodologias lúdicas no ensino de geociências e alternativas em tempos de pandemia. In: MICHELON, Francisca Ferreira et al. (org.). Conexões para um tempo suspenso: extensão universitária na pandemia. Pelotas: UFPEL, 2020. p. 576-600. Disponível em: http://guaiaca.ufpel.edu.br:8080/handle/prefix/6834. Acesso em: 15 set. 2021.

PINTO, Viter Magalhães; PEREIRA, Vaneza Barreto; CAMPOS, Suyane Gonçalves de; CARDOZO, Emanuélle Soares; ALVES, Johny Barreto; VARGAS, Vitor Mateus Lopes. O vídeo como recurso inovador na introdução das geociências no ensino fundamental. Expressa Extensão, v. 27, n. 1, p. 94-107, JAN-ABR, 2022.

PIRANHA, Joseli Maria; CARNEIRO, Celso Dal Ré. O ensino de geologia como instrumento formador de uma cultura de sustentabilidade. Revista Brasileira de Geociências, v. 39, n. 1, p. 129-137, 2009.

PNG GRÁTIS. Baixe grátis PNG de design gráfico, clipart para sua inspiração de design. 2022. Disponível em: https://www.gratispng.com/. Acesso em: 10 jun. 2022.

PONTE, Maxwell L; PIRANHA, Joseli Maria. Estratégias e recursos educacionais para a inserção das Geociências na educação básica. Terrae Didática, v. 14, n. 4, p. 431-48, 2018.

QR CODE GENERATOR. Crie seu QR Code gratuitamente. 2022. Disponível em: https://br.qr-code-generator.com/. Acesso em: 15 jul. 2022.

SGARBI, Geraldo Norberto Chaves. Geologia Introdutória: base para o novo conhecimento. Revista de Ciências Humanas, v. 2. n. 2, São Paulo, p. 153-162, 2001.

SOUZA, Hortência Gomes de Brito; SANTOS, Talis Brendo Gomes; SANCHES, Andreia Lima. Projeto geologia e mineralogia na escola: divulgação da geologia no âmbito escolar. Extensão e Cidadania, v. 8, n. 13, p. 290-300, jan./jun. 2020.

TEIXEIRA, Danilo Missias; MACHADO, Fábio Braz; SILVA, Josilaine Santina da. O lúdico e o ensino de Geociências no Brasil: principais tendências das publicações na área de Ciências da Natureza. Terræ Didática, v. 13, n. 3, São Paulo, p. 286-294, 2017.

Publicado
2024-04-21
Como Citar
PINTO, V. M.; ALVES, J. B.; CARDOZO, E. S.; PEREIRA, V. B. "Você conhece o nosso planeta?" Uma cartilha para o ensino de geociências, na perspectiva da agenda 2030 da ONU. Expressa Extensão, v. 28, n. 1, p. 80-90, 21 abr. 2024.