A sustentabilidade como potencializadora da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão
Uma reflexão a partir da pós-graduação
Resumo
Este ensaio apresenta a EspecializaçãoGestão para a Sustentabilidade, do Centro de Integração do Mercosul (CIM), refletindo sobre os aspectos teóricos e práticos que nortearam sua formulação. O tema Sustentabilidade é tratado como potencializador da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. A relação universidade - sociedade marca de forma significativa o Curso a partir de três pilares: 1) Sustentabilidade como uma escolha que representa um compromisso do CIM com o desenvolvimento sustentável, tanto nas ações internas, institucionais, como em relação à região em que está inserido; 2) a transversalidade e indivisibilidade dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável no trabalho conjunto das áreas que compõem o CIM, possibilitando uma abordagem complexa do tema da Sustentabilidade; e 3) a dimensão prática que o Curso adquire a partir da compreensão da importância da produção de estudos, pesquisas, políticas e ações de ensino e extensão que promovam a Sustentabilidade nas ações dos agentes públicos e privados.Downloads
Referências
CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL. Curso Superior de Tecnologia em Transporte Terrestre. Projeto Pedagógico de Curso. Eldorado do Sul, 2017.
CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL. Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Projeto Pedagógico de Curso. Pelotas, 2013.
CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL. Curso de Tecnologia em Hotelaria. Projeto Pedagógico de Curso. Pelotas, 2021.
CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL. Bacharelado em Gestão Ambiental. Pelotas, 2020.
CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL. Regimento do Centro de Integração do Mercosul - UFPel. Resolução COCEPE 17 de 15 de maio de 2014.
FREITAS, Juarez. Sustentabilidade: direito ao futuro. Belo Horizonte, Fórum, 2019. 416 p. ISBN: 9788545005896.
ONU (2015) Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. Disponível em https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 16 de maio de 2022.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A Universidade no século XXI: Para uma reforma democrática e emancipatória da Universidade. São Paulo: Cortez, 2004.
UFPel (2021) Plano de Desenvolvimento Institucional — PDI — 2022–2026 da UFPel. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pdi/files/2022/03/PDI-2022-2026_rev11-09.03.22.pdf. Acesso em: 16 de maio de 2022.
Copyright (c) 2024 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.