Metodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticas
Resumo
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ouantrópica. Entretanto, a partir da revolução industrial, as atividades antrópicas têm impulsionadode forma cada vez mais extrema as mudanças climáticas, principalmente devido à queima decombustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás. Neste contexto, a divulgação científica exerceum papel fundamental na disseminação do conhecimento. O Grupo de Estudos em Geociências(GEOS) é um projeto vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cujo eixo de extensãotem como intuito promover a divulgação e a popularização geocientífica. O presente estudo temcomo objetivo apresentar o processo criativo da cartilha intitulada de “Vamos conhecer nossoPlaneta? – Mudanças Climáticas em metodologias lúdicas”. O material didático é composto porcinco tópicos, que abrangem um tema introdutório conceitual, seguido de temáticas relacionadas ao aumento do efeito estufa, as principais fontes de energia renováveis e não renováveis, o desmatamento, a adaptação e atualidades. Cada tópico é composto por um texto explicativoe atividades lúdicas. O material foi elaborado utilizando uma linguagem simples e exemplos docotidiano dos alunos. Tais características possibilitam que os temas científicos apresentadossejam trabalhados em sala de aula de forma lúdica, gerando e promovendo o conhecimentogeocientífico no contexto das mudanças climáticas.Referências
ALVES, JohnyBarreto; CARDOZO, EmanuélleSoares; PEREIRA, VanezaBarreto; PINTO, Viter Magalhães. Geologia em métodos lúdicos: conteúdo audiovisual para um ensino simplificado do Planeta Terra. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Traços e Reflexões: educação e ensino. 1ed. Formiga: UNIESMERO, 2023, v. 6, p. 36-51.
AMBRIZZI, Tércioet al. Mudanças climáticas e a sociedade. São Paulo: IAG, 2021.
BATISTA, Irinéa Lourdes; ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira. Uma abordagem histórico pedagógica para o ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 8, n. 2, p. 466-489, 2009.
CANVA. Ferramenta de design gratuita: apresentações, vídeos e post. Disponível em: https://www.canva.com. Acesso em: 15 abr. 2023.
CARDOZO, E. S.; ALVES, J. B.; SILVA, G. C.; ROSA, D. S.; ROSA, C. S.; NEVES, S. S.; CAMPANARO, J. F.; PEREIRA, V. B.; PINTO, V. M. Grupo de Estudos em Geociências: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Traços e Reflexões: educação e ensino. 1ed. Formiga: UNIESMERO, 2023a, v. 6, p. 62-75.
Copyright (c) 2023 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.