Metodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticas

Palavras-chave: Educação ambiental, materiais didáticos, aquecimento global

Resumo

As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.
Esse fenômeno, que foi observado em toda a história da Terra, pode ter origem natural ou
antrópica. Entretanto, a partir da revolução industrial, as atividades antrópicas têm impulsionado
de forma cada vez mais extrema as mudanças climáticas, principalmente devido à queima de
combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás. Neste contexto, a divulgação científica exerce
um papel fundamental na disseminação do conhecimento. O Grupo de Estudos em Geociências
(GEOS) é um projeto vinculado à Universidade Federal de Pelotas (UFPel), cujo eixo de extensão
tem como intuito promover a divulgação e a popularização geocientífica. O presente estudo tem
como objetivo apresentar o processo criativo da cartilha intitulada de “Vamos conhecer nosso
Planeta? – Mudanças Climáticas em metodologias lúdicas”. O material didático é composto por
cinco tópicos, que abrangem um tema introdutório conceitual, seguido de temáticas relacionadas ao aumento do efeito estufa, as principais fontes de energia renováveis e não renováveis, o desmatamento, a adaptação e atualidades. Cada tópico é composto por um texto explicativo
e atividades lúdicas. O material foi elaborado utilizando uma linguagem simples e exemplos do
cotidiano dos alunos. Tais características possibilitam que os temas científicos apresentados
sejam trabalhados em sala de aula de forma lúdica, gerando e promovendo o conhecimento
geocientífico no contexto das mudanças climáticas.

Biografia do Autor

Emanuélle Soares Cardozo, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.

Engenheira Geóloga; Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Johny Barreto Alves, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Engenheiro Geólogo; Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Geysi Custódio da Silva, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Santa Maria, RS, Brasil.

Engenheira, Geóloga.

Stéfany Silveira das Neves, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.

Graduanda em Engenharia Geológica pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Vaneza Barreto Pereira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Porto Alegre, RS, Brasil.

Analista de sistemas, especialista em Gestão Ambiental, mestre em Recursos Naturais e doutora em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Viter Magalhães Pinto, Universidade Federal de Pelotas - UFPEL. Pelotas, RS, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Federal de Pelotas (UFPel); Mestre, Doutor e Pós-Doutor pelo Instituto de Geociências da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Referências

ALVES, JohnyBarreto; CARDOZO, EmanuélleSoares; PEREIRA, VanezaBarreto; PINTO, Viter Magalhães. Geologia em métodos lúdicos: conteúdo audiovisual para um ensino simplificado do Planeta Terra. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Traços e Reflexões: educação e ensino. 1ed. Formiga: UNIESMERO, 2023, v. 6, p. 36-51.

AMBRIZZI, Tércioet al. Mudanças climáticas e a sociedade. São Paulo: IAG, 2021.

BATISTA, Irinéa Lourdes; ARAMAN, Eliane Maria de Oliveira. Uma abordagem histórico pedagógica para o ensino de Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Revista Electrónica de Enseñanza de lasCiencias, v. 8, n. 2, p. 466-489, 2009.

CANVA. Ferramenta de design gratuita: apresentações, vídeos e post. Disponível em: https://www.canva.com. Acesso em: 15 abr. 2023.

CARDOZO, E. S.; ALVES, J. B.; SILVA, G. C.; ROSA, D. S.; ROSA, C. S.; NEVES, S. S.; CAMPANARO, J. F.; PEREIRA, V. B.; PINTO, V. M. Grupo de Estudos em Geociências: a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. In: Resiane Paula da Silveira. (Org.). Traços e Reflexões: educação e ensino. 1ed. Formiga: UNIESMERO, 2023a, v. 6, p. 62-75.

Publicado
2023-09-14
Como Citar
SOARES CARDOZO, E.; BARRETO ALVES, J.; CUSTÓDIO DA SILVA, G.; SILVEIRA DAS NEVES, S.; BARRETO PEREIRA, V.; MAGALHÃES PINTO, V. Metodologias lúdicas e conscientização ambiental: uma cartilha sobre mudanças climáticas . Expressa Extensão, v. 28, n. 3, p. 67-77, 14 set. 2023.