O Trabalho Público de Servidores Públicos na Educação

Palavras-chave: Educação, Serviço público, trabalho

Resumo

O projeto unificado intitulado “O trabalho público de servidores públicos na educação” foi criado com o propósito de aprofundar estudos e compreensões sobre o papel e a relevância do servidor público nas instituições de ensino, dada a escassez de discussões e reflexões sobre o tema. Com o objetivo de relatar e dialogar sobre esse projeto, a elaboração deste ensaio seguiu os princípios da pesquisa documental e teve como fontes de análise os registros escritos e virtuais acumulados ao longo de pouco mais de dois anos de execução de ações de extensão e ensino. Foi possível concluir que o Projeto constituiu um espaço de formação para os participantes, produzindo alterações nas suas formas de interagir, dentro e fora das instituições por onde circulam. Entretanto, mais que uma ação de formação, é possível dizer que o projeto constituiu um compromisso político, na medida em que estruturou as suas ações sob o princípio do direito irrestrito ao acesso ao serviço público de qualidade pelo conjunto da população.

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Biografia do Autor

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atua na Graduação e na Pós-Graduação na área de Política Educacional.
Antonio Silveira Junior, Instituto Federal Sul Rio-Grandense
Técnico em Química na Escola Técnica Federal de Pelotas pela ETFPel/CEFET-RS - atual IFSul (2000). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na área de arquitetura, patrimônio e sistemas urbanos, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas - PROGRAU - FAUrb - UFPel (2012). Doutorando em Educação no PPGEdu — IFsul - Pelotas-RS. Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense — IFSul — Pelotas-RS, no curso superior de Bacharelado em Design e nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado em Design Gráfico e Design de Interiores. Pesquisa nas áreas de Educação, com foco na EPT a partir do Materialismo Histórico Dialético e nas áreas de Arquitetura e Design com foco na área de projeto, desenho, teoria, crítica, história, e iconografia do design, da arquitetura e da arte.
Débora Avendano Vasconcelos Sinoti, Rede Municipal de Ensino de Pelotas
Débora Avendano de Vasconcellos Sinoti Licenciada em Educação Física ( ESEF/UFPel)Especialista em Educação Física e promoção da saúde ( ESEF/ UFPel)Meste em Educação ( IFSul)Doutora em Educação ( FAE/UFPEL)Professora da rede Municipal de Pelotas Professora substituta ( IFSul)
Fabiana Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do IFSul, atuando no Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Utopia - Grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre educação.
Isadora Silva Cabreira, Universidade Federal de Pelotas
Mestra em Educação (FAE/UFPEL)Graduada em Pedagogia - Licenciatura (Unipampa)

Referências

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Publicado
2024-01-31
Como Citar
MENDES, V. DA R.; SILVEIRA JUNIOR, A.; SINOTI, D.; MONTIEL, F.; CABREIRA, I. O Trabalho Público de Servidores Públicos na Educação. Expressa Extensão, v. 29, n. 1, p. 6-15, 31 jan. 2024.