O Trabalho Público de Servidores Públicos na Educação

Palavras-chave: Educação, Serviço público, trabalho

Resumo

O projeto unificado intitulado “O trabalho público de servidores públicos na educação” foi criado com o propósito de aprofundar estudos e compreensões sobre o papel e a relevância do servidor público nas instituições de ensino, dada a escassez de discussões e reflexões sobre o tema. Com o objetivo de relatar e dialogar sobre esse projeto, a elaboração deste ensaio seguiu os princípios da pesquisa documental e teve como fontes de análise os registros escritos e virtuais acumulados ao longo de pouco mais de dois anos de execução de ações de extensão e ensino. Foi possível concluir que o Projeto constituiu um espaço de formação para os participantes, produzindo alterações nas suas formas de interagir, dentro e fora das instituições por onde circulam. Entretanto, mais que uma ação de formação, é possível dizer que o projeto constituiu um compromisso político, na medida em que estruturou as suas ações sob o princípio do direito irrestrito ao acesso ao serviço público de qualidade pelo conjunto da população.

Biografia do Autor

Valdelaine da Rosa Mendes, Universidade Federal de Pelotas
Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas. Atua na Graduação e na Pós-Graduação na área de Política Educacional.
Antonio Silveira Junior, Instituto Federal Sul Rio-Grandense
Técnico em Química na Escola Técnica Federal de Pelotas pela ETFPel/CEFET-RS - atual IFSul (2000). Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2009). Mestre em Arquitetura e Urbanismo, na área de arquitetura, patrimônio e sistemas urbanos, pelo Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas - PROGRAU - FAUrb - UFPel (2012). Doutorando em Educação no PPGEdu — IFsul - Pelotas-RS. Professor efetivo no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-riograndense — IFSul — Pelotas-RS, no curso superior de Bacharelado em Design e nos Cursos Técnicos de Ensino Médio Integrado em Design Gráfico e Design de Interiores. Pesquisa nas áreas de Educação, com foco na EPT a partir do Materialismo Histórico Dialético e nas áreas de Arquitetura e Design com foco na área de projeto, desenho, teoria, crítica, história, e iconografia do design, da arquitetura e da arte.
Débora Avendano Vasconcelos Sinoti, Rede Municipal de Ensino de Pelotas
Débora Avendano de Vasconcellos Sinoti Licenciada em Educação Física ( ESEF/UFPel)Especialista em Educação Física e promoção da saúde ( ESEF/ UFPel)Meste em Educação ( IFSul)Doutora em Educação ( FAE/UFPEL)Professora da rede Municipal de Pelotas Professora substituta ( IFSul)
Fabiana Montiel, Instituto Federal Sul-rio-grandense
Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas. Docente do IFSul, atuando no Ensino Médio Integrado e no Programa de Pós-graduação em Educação. Líder do Utopia - Grupo de pesquisa, estudos, reflexões e diálogos sobre educação.
Isadora Silva Cabreira, Universidade Federal de Pelotas
Mestra em Educação (FAE/UFPEL)Graduada em Pedagogia - Licenciatura (Unipampa)

Referências

ANTUNES, Ricardo. Dimensões da precarização estrutural do trabalho. In: DRUCK, Graça; FRANCO, Tânia (orgs). A perda da razão social do trabalho: terceirização e precarização. São Paulo: Boitempo, 2007. p. 13-22.

ANTUNES, Ricardo. Trabalho e precarização numa ordem neoliberal. In: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales. La ciudadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho, 2000. p. 35-48. Disponível em: https://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/gt/20101010021549/3antunes.pdf Acesso em: 23 jul 2022.

ARAUJO, Dayse da Silva Rocha; PESSOA, Yldry Souza Ramos Queiroz. Trabalho, pandemia e serviço público: a precarização da classe trabalhadora brasileira. Revista Valore, v. 8, 2023, p. 1-30. Disponível em: https://revistavalore.emnuvens.com.br/valore/article/view/1420/1134 Acesso em: 16 set 2023

BRASIL, BRASIL.[Constituição (1988)].Constituição da República Federativa do Brasil de 1988.Brasília, DF: Presidente da República, [2023]. Disponível em:

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

BRASIL. Decreto nº 11.072, de 17 maio de 2022. Dispõe sobre o Programa de Gestão e Desempenho - PGD da administração pública federal direta, autárquica e fundacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/D11072.htm

DARCY, Norberto C. Los serviços públicos essenciais e La satisfación de losderechos humanos. Revista Éforos. 2017.

DRUCK, Graça. A precarização social do trabalho no Brasil. In: ANTUNES, Ricardo (org.), Riqueza e Miséria do Trabalho, vol II. São Paulo: Boitempo, 2013. P. 55-73.

FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do estado capitalista. São Paulo: Cortez, 2000.

FATTORELLI, Maria Lucia. Auditoria Cidadã da Dívida dos Estados. Brasília: Inove, 2013.

GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2008. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/decreto/D11072.htm MONTAÑO, Carlos. Terceiro setor e questão social: crítica ao padrão emergente de intervenção social. São Paulo: Cortez, 2010.

VILLALOBOS, Cristóbal; QUARESMA, María Luísa. Sistema escolar chileno: carcaterísticas y consecuencias de um modelo orientado al mercado. Convergência: Revista de Ciências Sociales. n. 69, set-dez. 2015, p. 63-84. Disponível em: https://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1405-14352015000300063 Acesso em: 10 jun 2023

Publicado
2024-01-31
Como Citar
MENDES, V. DA R.; SILVEIRA JUNIOR, A.; SINOTI, D.; MONTIEL, F.; CABREIRA, I. O Trabalho Público de Servidores Públicos na Educação. Expressa Extensão, v. 29, n. 1, p. 6-15, 31 jan. 2024.