Abordagem integral institucional da sustentabilidade nas instituições de ensino superior: como incorporar a sustentabilidade em suas funções e estabelecer parcerias para o fomento aos objetivos de desenvolvimento sustentável
Resumo
Este texto apresenta a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) com a sustentabilidade enfatizando a mútua contribuição entre as IES e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele também introduz o conceito de Abordagem Integral Institucional da Sustentabilidade, destacando sua importância para capacitar as IES a desempenhar um papel crucial como motores na transformação social em direção à sustentabilidade. Além disso, o texto aborda ferramentas de gestão e avaliação que podem ser adotadas pelas IES e apresenta as barreiras comuns à implementação dos ODS nas IES. E encerra com uma reflexão sobre a importância de as IES atuarem como faróis, iluminando e orientando a sociedade em direção a um desenvolvimento sustentável. Palavras-chaves: Desenvolvimento Sustentável; Gestão; Avaliação.Referências
Leal Filho, W. (2011). About the role of universities and their contribution to sustainable development. High. Educ. Policy, 24, 427-438. doi:10.1057/hep.2011.16.
Kohl, K., Hopkins, C., Barth, M., Michelsen, G., Dlouha, J., Razak, D.A. e Sanusi, Z.A.B. (2022). A whole-institution approach towards sustainability: a crucial aspect of higher education’s individual and collective engagement with the SDGs and beyond. International Journal of Sustainability in Higher Education, 23(2), 218-236. doi:10.1108/IJSHE -10-2020-0398.
Moura-Leite, R.C., Lopes, J.C.J. e Yamazaki, C. (2023). Brazilian federal universities and their sustainable practices based on sustainable logistics management plan. International Journal of Sustainability in Higher Education, 24(4), 932-947.
Ojeda, N. L. N. (2023). Modelo de Relatório de Sustentabilidade para Universidades Federais Brasileiras/ Nataly Luiza Nantes Ojeda. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Escola de Administração e Negócios, Programa de PósGraduação em Ciências Contábeis, Campo Grande, MS.
Sáenz, O. e Benayas, J. (2011). Higher Education, Environment and Sustainability in Latin America and the Caribbean. In GUNi. Higher Education in the World 4. Higher Education ́s Commitment to 15 Sustainability: from Understanding to Action. Global University Network for Innovation (GUN i) e Palgrave MacMillan.
Serafini, P. G. (2022). Os objetivos de desenvolvimento sustentável nas instituições de ensino superior: iniciativas e barreiras no processo de implementação / Paula Goncalves Serafini. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia, Programa de PósGraduação em Engenharia de Produção, Natal, RN.
UNESCO (2014a). Shaping the Future we want. UN Decade of Education for Sustainable Development (2005-2014). Final Report. UNESCO, Paris. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000230171.UNESCO (2014b). Roadmap for implementing the global action programme on education for sustainable development. UNESCO, Paris. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0023/002305/230514e.pdf.
Copyright (c) 2023 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.