Abordagem integral institucional da sustentabilidade nas instituições de ensino superior: como incorporar a sustentabilidade em suas funções e estabelecer parcerias para o fomento aos objetivos de desenvolvimento sustentável

Palavras-chave: Desenvolvimento sustentável, Gestão, Avaliação

Resumo

Este texto apresenta a relação das Instituições de Ensino Superior (IES) com a sustentabilidade enfatizando a mútua contribuição entre as IES e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele também introduz o conceito de Abordagem Integral Institucional da Sustentabilidade, destacando sua importância para capacitar as IES a desempenhar um papel crucial como motores na transformação social em direção à sustentabilidade. Além disso, o texto aborda ferramentas de gestão e avaliação que podem ser adotadas pelas IES e apresenta as barreiras comuns à implementação dos ODS nas IES. E encerra com uma reflexão sobre a importância de as IES atuarem como faróis, iluminando e orientando a sociedade em direção a um desenvolvimento sustentável. Palavras-chaves: Desenvolvimento Sustentável; Gestão; Avaliação.

Biografia do Autor

Rosamaria C. Moura-Leite, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Mato Grosso do Sul, Brasil.
Doutora em Administração pela Universidade de Salamanca/Espanha, Mestrado profissional em Desarrollo Local Sostenible y Economía Social – Interuniversitário Universidade de Huelva/Espanha – Bordeaux/França. Graduação em Administração pela UFSC. É professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

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Publicado
2023-12-18
Como Citar
C. MOURA-LEITE, R. Abordagem integral institucional da sustentabilidade nas instituições de ensino superior: como incorporar a sustentabilidade em suas funções e estabelecer parcerias para o fomento aos objetivos de desenvolvimento sustentável. Expressa Extensão, v. 28, p. 34-37, 18 dez. 2023.