Gestão para a sustentabilidade: a implementação do ODS 11 em evidência

Palavras-chave: ODS, sustentabilidade, gestão

Resumo

Este artigo explora as possibilidades advindas do Curso de Especialização Lato Sensu em Gestão para a Sustentabilidade do Centro de Integração do Mercosul (CIM), destacando a importância que adquire o ODS 11 para pensar a gestão na área. Enfatizando sua base sólida na interação entre a universidade e a sociedade, na integração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da ênfase na aplicação prática dos princípios da sustentabilidade, o curso reconhece a interligação e a indivisibilidade dos ODS. A partir de  uma abordagem holística, envolvendo as áreas que compõem o curso (Hospitalidade urbana, Gestão Sustentável e Mobilidade Urbana Sustentável), o que permite uma análise abrangente da questão da sustentabilidade, neste artigo nos deteremos nas possibilidades de elaborar estudos e propostas visando a implementação do ODS 11.   Palavras-chave: Sustentabilidade; Pós-graduação; ODS 11

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Raquel da Fonseca Holz, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Doutora em Engenharia de Produção e Transportes, professora no Centro de Integração do Mercosul (UFPel). Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.
Clara Natalia Steigleder , Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Doutora em Planejamento Urbano e Regional, professora no Centro de Integração do Mercosul (UFPel) na área de Ciências Sociais. Pelotas, Rio Grande do Sul - Brasil.
Maurício Pinto da Silva , Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Doutor em Desenvolvimento Regional/Território, Planejamento e Sustentabilidade, professor no Centro de Integração do Mercosul (UFPel), Rio Grande do Sul - Brasil.
Pedro Mascarenhas de Souza Pinheiro , Universidade Federal de Pelotas. Pelotas, RS, Brasil.
Doutor em Artes dos Media, professor no Centro de Integração do Mercosul (UFPel), Rio Grande do Sul - Brasil.

Referências

CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL. Regimento do Centro de Integração do Mercosul - UFP el. Resolução COCEPE 17 de 15 de maio de 2014.

CENTRO DE INTEGRAÇÃO DO MERCOSUL. Plano de Desenvolvimento da Unidade (PDU ). Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/planejamentoufpel/pdus-2o-ciclo/. Acesso em: 12 de set. 2023.

PPCEGS. Plano Pedagógico do Curso de Especialização Gestão para a Sustentabilidade. Pelotas: CIM. UFP el, 2022.

IPEA. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em https://odsbrasil.gov.br/Acesso em 28 de setembro de 2023.

ONU. Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas. [S. l.: s. n.], 2015. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 16 maio 2022.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS. UFPel integra Rede Gaúcha para Educação Sustentável.2022. Disponível em: https://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2022/05/16/ufpel-integra-rede-gaucha-pa-ra-educacao-sustentavel/. Acesso em 13 de setembro de 2023.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS . Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI – 2022 – 2026 da UFP el. Pelotas: UFPel, 2021. Disponível em: https://wp.ufpel.edu.br/pdi/files/2022/03/PDI -2022-2026_rev11-09.03.22.pdf. Acesso em: 03 setembro 2023.

Publicado
2023-12-18
Como Citar
DA FONSECA HOLZ, R.; NATALIA STEIGLEDER , C.; PINTO DA SILVA , M.; MASCARENHAS DE SOUZA PINHEIRO , P. Gestão para a sustentabilidade: a implementação do ODS 11 em evidência. Expressa Extensão, v. 28, p. 7-15, 18 dez. 2023.