Livro de Artista: O corpo físico expressivo e criativo na formação inicial e continuada de professoras/es

Palavras-chave: formação continuada de professores, ensino, pesquisa e extensão, Livro de artista, arte na educação

Resumo

O presente artigo é um relato de experiência resultado de uma ação de formação continuadarealizada pelo Programa Institucional Arte na Escola,do polo da Universidade Regional de Blumenau (PIAE FURB), no ano de 2023.É vinculado ao Projeto Educação Estética e Mediação Cultural,parte das diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária e promove ações de formação continuada com estudantes da graduação e professores da educação básica. Esse relatoapresenta uma prática com Livro de Artista, proposta no contexto da componente curricularArte na Educação, dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Teatro e Dança e,posteriormente, numa formação continuada com professoras de um Centro de Educação Infantil de ummunicípio de Santa Catarina. Como resultado, afirma-se a indissociabilidade do tripé Ensino –Pesquisa – Extensão,presente no processo de produção de conhecimento na área das artes eda interprofissionalidade, nos percursos de mediação cultural com vistas à educação estéticapresentes no Programa.

Biografia do Autor

Dra. Carla Carvalho, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Professora de Arte, Dra. em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR, Mestre em Educação pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Professora do Departamento de Arte do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB, SC.  Coordenadora do Projeto Educação Estética e Mediação Cultural vinculado ao PIAE FURB. Em pós doutoramento em Letras, Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande - FURB e investiga sobre o processo de criação dos Livros de Artistas.
Maria Eduarda Nunes Graf, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Artista Visual, Poetisa, Licencianda em Artes Visuais FURB, Bolsista do Arte na Escola. 
Michelle Caroline de Souza, Universidade Regional de Blumenau - FURB
Artista Visual, Performer, Licencianda em Artes Visuais FURB, Bolsista do Programa Arte na Escola
Dr. Jean Carlos Gonçalves, Universidade Federal do Paraná - UFPR
Doutor em Educação - Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre em Educação - Universidade Regional de Blumenau (FURB). Professor da Universidade Federal do Paraná - UFPR, atua na área de Linguagem, Corpo e Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UFPR - Linha de Pesquisa LiCorEs: Linguagem, Corpo e Estética na Educação). Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos da Linguagem da Universidade Federal do Rio Grande (PPGL/FURG). Supervisor do estágio pós- doutoral sobre a pesquisa e processo de criação dos Livros de Artistas.

Referências

CARVALHO, Carla (coord). Educação Estética e Mediação Cultural. Projeto de Extensão – FURB. Universidade Regional de Blumenau/Divisão de Apoio à Extensão – DAEX, Blumenau: SIPEX, 2022.

BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.

Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM:FORPROEX, 2012.

JUNQUEIRA, Mariana Lopes. CARVALHO, Carla. LIVRO DE ARTISTA: ENSINO E POÉTICA NO CURSO DE DANÇA. Revista O Teatro Transcende.Departamento de Artes – CCEAL da FURB – ISSN 2236-6644 - Blumenau, v. 23, n. 1, p. 81 - 91, 2018 – Edição Especial dos 45 Anos de Artes na FURB. disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/7644> Acesso em: 13 nov. 2023.

REGATÃO, José Pedro. O Livro de Artista: potencialidades pedagógicas no ensino do desenho. Revista Estado da Arte, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 217–233, 2020. DOI: 10.14393/EdA-v1-n2-2020-57970. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/57970. Acesso em: 14 nov. 2023.

SILVEIRA, Paulo Antonio. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.

Universidade Regional de Blumenau. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura - PROPEX. Divisão de Apoio à Extensão - DAEX. Extensão FURB: catálogo de projetos de extensão da FURB - 2022/2023 / Divisão de Apoio à Extensão - DAEX; Coordenadoria geral: Fabrício Gustavo Gesser Cardoso. - 1. ed. - Blumenau: FURBDAEX, 2023.

Publicado
2024-01-31
Como Citar
CARVALHO, D. C.; GRAF, M. E. N.; SOUZA, M. C. DE; GONÇALVES, J. C. Livro de Artista: O corpo físico expressivo e criativo na formação inicial e continuada de professoras/es. Expressa Extensão, v. 29, n. 1, p. 16-26, 31 jan. 2024.