Livro de Artista: O corpo físico expressivo e criativo na formação inicial e continuada de professoras/es
Resumo
O presente artigo é um relato de experiência resultado de uma ação de formação continuadarealizada pelo Programa Institucional Arte na Escola,do polo da Universidade Regional de Blumenau (PIAE FURB), no ano de 2023.É vinculado ao Projeto Educação Estética e Mediação Cultural,parte das diretrizes da Política Nacional de Extensão Universitária e promove ações de formação continuada com estudantes da graduação e professores da educação básica. Esse relatoapresenta uma prática com Livro de Artista, proposta no contexto da componente curricularArte na Educação, dos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Teatro e Dança e,posteriormente, numa formação continuada com professoras de um Centro de Educação Infantil de ummunicípio de Santa Catarina. Como resultado, afirma-se a indissociabilidade do tripé Ensino –Pesquisa – Extensão,presente no processo de produção de conhecimento na área das artes eda interprofissionalidade, nos percursos de mediação cultural com vistas à educação estéticapresentes no Programa.Referências
CARVALHO, Carla (coord). Educação Estética e Mediação Cultural. Projeto de Extensão – FURB. Universidade Regional de Blumenau/Divisão de Apoio à Extensão – DAEX, Blumenau: SIPEX, 2022.
BAKHTIN, Mikhail. Notas sobre literatura, cultura e ciências humanas. Organização, tradução, posfácio e notas de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2017.
Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, AM:FORPROEX, 2012.
JUNQUEIRA, Mariana Lopes. CARVALHO, Carla. LIVRO DE ARTISTA: ENSINO E POÉTICA NO CURSO DE DANÇA. Revista O Teatro Transcende.Departamento de Artes – CCEAL da FURB – ISSN 2236-6644 - Blumenau, v. 23, n. 1, p. 81 - 91, 2018 – Edição Especial dos 45 Anos de Artes na FURB. disponível em: <https://proxy.furb.br/ojs/index.php/oteatrotranscende/article/view/7644> Acesso em: 13 nov. 2023.
REGATÃO, José Pedro. O Livro de Artista: potencialidades pedagógicas no ensino do desenho. Revista Estado da Arte, [S. l.], v. 1, n. 2, p. 217–233, 2020. DOI: 10.14393/EdA-v1-n2-2020-57970. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaestadodaarte/article/view/57970. Acesso em: 14 nov. 2023.
SILVEIRA, Paulo Antonio. A página violada: da ternura à injúria na construção do livro de artista. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2001.
Universidade Regional de Blumenau. Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Cultura - PROPEX. Divisão de Apoio à Extensão - DAEX. Extensão FURB: catálogo de projetos de extensão da FURB - 2022/2023 / Divisão de Apoio à Extensão - DAEX; Coordenadoria geral: Fabrício Gustavo Gesser Cardoso. - 1. ed. - Blumenau: FURBDAEX, 2023.
Copyright (c) 2024 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.