-
Antônio César Silveira Baptista da Silva
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
https://orcid.org/0000-0002-8530-2061
-
Isabel Jahnecke de Freitas
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
-
Liader da Silva Oliveira
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
https://orcid.org/0009-0005-7272-8740
-
Leonardo Silva Vaz
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
-
Natália Peglow Kaul
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
-
Tifany de Ávila Cardoso
Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
Palavras-chave:
Economia, Eficiência energética, Universidade Federal de Pelotas
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar o Programa de Bom Uso Energético (PROBEN) concebido pelo Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Além disso, discorrer acerca das ações de extensão realizadas por ele. Desenvolvido na UFPel desde 2006 o PROBEN já evitou um custo financeiro à instituição de R$11.154.143,17 reais, com ações administrativas (revisão de contratos com a concessionária através de recontratações de demanda e revisão das modalidades tarifárias), técnicas (correção do fator de potência, elaboração de projetos de eficientização) e educativas (PROBEN educação). Ainda assim, parte dos recursos economizados retornam para o desenvolvimento do programa, auxiliando nas atividades do PROBEN e no desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão focados na eficiência energética.
Biografia do Autor
Antônio César Silveira Baptista da Silva, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas desde 1996, Coordenador do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE) e Coordenador do Laboratório de Inspeção de Eficiência Energética em Edificações (LINSE). Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (1991), mestrado em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2004).
Isabel Jahnecke de Freitas, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas. No período de 2021 à 2023, realizou estágio no Estúdio de Arquitetura Arq!Dea tendo contato direto com projetos residenciais, comerciais e de interiores. No ano de 2023, tornou-se bolsista do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética em colaboração com o Programa de Bom Uso Energético pela Universidade Federal de Pelotas.
Liader da Silva Oliveira, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
Mestre em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Pelotas (2012), na área de Qualidade e Tecnologia do Ambiente Construído. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Católica de Pelotas (1985). Atualmente é engenheiro eletricista da Universidade Federal de Pelotas. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eficiência Energética.
Leonardo Silva Vaz, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
Possui formação técnica em Refrigeração e Climatização no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), com experiência na área de projeto de Climatização de Ambientes e Refrigeração Industrial. Atualmente cursando Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e inserido nas atividades do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE).
Natália Peglow Kaul, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, e inserida nas atividades do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE).
Tifany de Ávila Cardoso, Universidade Federal de Pelotas, Pelotas - RS. Brasil.
Possui ensino-fundamental-primeiro-graupela Nossa Senhora Medianeira(2013) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul(2018). Acadêmica de Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas, e inserida nas atividades do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE).
Referências
BRASIL , Nações Unidas. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 29 set. 2023.
IEA, Internacional Energy Agency. Energy Efficiency 2022. Disponível em: https://www.iea.org/reports/energy-efficiency-2022. Acesso em: 29 set. 2023.
CESAR, Antônio. Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (LABCEE). Governo Federal. Disponível em: https://www.gov.br/mme/pt-br/assuntos/secretarias/sntep/quem-e-quem/academia-1/labcee. Acesso em: 29 set. 2023.
Como Citar
SILVEIRA BAPTISTA DA SILVA, A. C.; DE FREITAS, I. J.; DA SILVA OLIVEIRA, L.; SILVA VAZ, L.; PEGLOW KAUL, N.; DE ÁVILA CARDOSO, T. PROBEN - Programa de Bom Uso Energético. Expressa Extensão, v. 28, p. 44-54, 18 dez. 2023.
Copyright (c) 2023 Expressa Extensão
This work is licensed under a
Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.