MOJUBÁ - Danças populares brasileiras: projeto de extensão na encruzilhada das culturas populares

Palavras-chave: Projeto de extensão; Mojubá; Danças Populares; Cultura Popular

Resumo

O artigo pretende praticar uma formação afrodiaspórica, multirreferencial, com vistas a se debruçar sobre as manifestações populares Afro-brasileiras, Indígena, Ribeirinhas, entre outras formações culturais. Considerando o processo histórico, os saberes e fazeres destas tradições como inspiração afropoética para a construção de expressões estéticas negrorreferenciadas, através de uma perspectiva contracolonial dos modos de pesquisa, modos de fazer e pensar as danças populares, é que se criou dentro deste contexto o Laboratório Cruzo e o Projeto de Extensão “MOJUBÁ: Danças Populares Brasileiras” no Curso Dança Licenciatura da UFSM. Projeto que se deu inicio no primeiro semestre de 2023 sob coordenação do Professor Doutor Jessé da Cruz. Este artigo apresenta o projeto e suas encruzilhadas estéticas e poéticas na tradução das manifestações populares realizadas no ano letivo de 2023, principalmente no empretecimento cênico da Cena, assim como nas possibilidades que o mesmo proporcionou para a comunidade localizada no coração do Rio Grande do Sul.  

Biografia do Autor

Jesse da Cruz, Universidade Federal de Santa Maria - UFSM - Brasil
Pai de Gustavo e Fanon Cruz, Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/RS) no Curso de Dança - Licenciatura do Centro de Educação Física e Desporto (CEFD). Doutor em Educação (PPGE-UFPR), Mestre em Educação (PPGE-FURB). Brincante, Pesquisador, Artista do Axè, Pai Solo e Professor que tem como foco o estudo do Corpo Negro na Dança, cuja pesquisa é baseada nas Artes a partir da epistemologia do Sensível pelas encruzilhadas metodológicas da A/r/tográfica e da B/Ori/grafia.

Referências

ASSMANN, Hugo. A Corporeidade como instância de critérios para a educação. In: Simpósio Paulista de Educação Física, 4, 1993, Rio Claro – SP (Transcrição/palestra).

BARBOSA, Ana Mae Tavares Bastos. Teoria e Prática da Educação Artística. São Paulo: Cultrix, 1975.

BISPO DOS SANTOS, Antônio. As fronteiras entre o saber orgânico e o saber sintético. In: CHAVES, Marjore Nogueira; FILICE, Renísia Cristina Garcia; NASCIMENTO, Wanderson Flor do; OLIVA, Anderson Ribeiro (Orgs.). Tecendo redes antirracistas. Belo Horizonte: Autêntica, 2019. p. 23-36.

Bispo, A.(2015). Colonização, Quilombos, Modos e Significados. CNPq Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI: Brasília.

DA ROSA, Allan. Pedagoginga, autonomia e mocambagem. Pólen Produção Editorial LTDA, 2020.

FREIRE, João Batista. O sensível e o inteligível: novos olhares sobre o corpo. São Paulo, 1991.

GOMES, Núbia; PEREIRA Edimilson. Flor do não aquecimento: cultura popular e processos de transformação. Belo Horizonte, MG, Autêntica, 2002.

MATOS, L. A. de. “O corpo, a Dança, a escola.” In: Coletânea de Artigos da daCi-Brasil. São Paulo, set., 1995.

PORCHER, L. Educação Artística: luxo ou necessidade? Trad. Yan Michalski. São Paulo: Summus, 1982.

REZENDE, A. M. de. Concepção fenomenológica da educação. São Paulo: Cortez, 1990.

SILVA, C. J. “Criatividade: bem me quer, mal me quer.” In: Criatividade: expressão e desenvolvimento. Petrópolis: Vozes, 1994.

VIII Congresso Brasileiro de Folclore. Comissão Nacional de Folclore. 1995. Carta do Folclore Brasileiro. Salvador: CNF

Publicado
2024-01-31
Como Citar
DA CRUZ, J. MOJUBÁ - Danças populares brasileiras: projeto de extensão na encruzilhada das culturas populares. Expressa Extensão, v. 29, n. 1, p. 27-39, 31 jan. 2024.