A pedagogia da variação linguística
construindo novos rumos
Resumo
O presente artigo pretende apresentar as atuações do projeto de extensão intitulado como “Linguística em sociedade: a pedagogia da variação linguística como alicerce à educação de qualidade” (2022), promovido pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Nesse programa, acadêmicos do curso de Letras - Português puderam observar o fenômeno da variação linguística na prática docente. Com essa finalidade, uma parceria foi firmada com um colégio de metodologia construtivista em Curitiba, onde os universitários aplicaram sequências didáticas sobre sociolinguística a alunos do 4º ano do Ensino Fundamental. Assim, tomamos como corpus de discussão as próprias oficinas desenvolvidas pelos estudantes da UTFPR. Cabe ressaltar, ainda, que partimos dos referenciais teóricos propostos por Antunes (2009), Bagno (2007), Bortoni-Ricardo (2014), Coelho et al. (2015) e Faraco (2008, 2022), além do respaldo fornecido pela Base Nacional Comum Curricular (2018). Como resultado, demonstramos uma mescla entre pesquisa, ensino e extensão nas abordagens aplicadas, assim como desenvolvemos alternativas de trabalho com a pedagogia da variação linguística em sala de aula.Referências
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