Produção de material didático e experiências de gamificação no ensino superior
Resumo
Este trabalho faz parte de um projeto institucional de extensão e relata uma experiência de gamificação vivenciada em duas disciplinas do Curso de Bacharelado em Administração em uma instituição pública de ensino superior. Nesse âmbito, o projeto teve como objetivo desenvolver seis jogos didáticos, utilizando recursos físicos e digitais, para as disciplinas Processo Decisório e Teoria Geral da Administração. Quanto aos procedimentos metodológicos, trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, classificada como descritiva, intervencionista e de campo. Os sujeitos desta experiência foram graduandos regularmente matriculados em duas disciplinas do Curso de Bacharelado em Administração, totalizando 65 estudantes, sendo que 41 participaram das atividades desenvolvidas. Os dados foram coletados com base na observação e aplicação de questionários, cujos achados foram tratados por meio da técnica de análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, destaca-se, para além do aprofundamento dos temas abordados nas disciplinas, que os seis jogos criados proporcionaram o desenvolvimento de competências comportamentais nos participantes, a saber: trabalho em equipe, empatia, resiliência, criatividade, resolução de problemas e inteligência emocional. Por fim, ressalta-se o caráter inclusivo da gamificação na sala de aula em virtude da democratização e adaptabilidade dos jogos didáticos desenvolvidos.Referências
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