Projeto Carinho: contribuições da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas deficiência na formação profissional em Educação Física
Resumo
Os projetos de extensão têm sido considerados como uma das formas de produção acadêmica na Universidade, ampliando as possibilidades de inserção na sociedade e promover o encontro do estudante com a realidade durante sua formação profissional. Na Universidade Federal de Pelotas, o Projeto Carinho atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. Investigou-se neste estudo o impacto da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas com deficiência para a formação profissional em Educação Física. Nove estudantes e profissionais que participaram como monitores deste projeto de extensão compuseram a amostra do estudo. Os participantes redigiram um depoimento sobre a sua participação no Projeto Carinho e como ela impactou na sua formação profissional. Os resultados foram analisados destacando temas comuns emergentes nos depoimentos. Discutiu-se o papel de projetos de extensão como ferramentas efetivas para o aprofundamento teórico e o enfrentamento da realidade, como também destacou-se o papel formativo de projetos de extensão junto a pessoas com deficiência. Concluiu-se que a participação neste projeto de extensão conduziu a formação de profissionais com competência para atuar com pessoas com deficiência e a formação de cidadãos que valorizam a participação das pessoas com deficiência integrada à sociedade.Downloads
Referências
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