Projeto Carinho: contribuições da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas deficiência na formação profissional em Educação Física

Palavras-chave: Extensão, Universidade, Pessoas com deficiência, Educação física

Resumo

Os projetos de extensão têm sido considerados como uma das formas de produção acadêmica na Universidade, ampliando as possibilidades de inserção na sociedade e promover o encontro do estudante com a realidade durante sua formação profissional. Na Universidade Federal de Pelotas, o Projeto Carinho atua junto a pessoas com deficiência com a promoção de atividades motoras e culturais. Investigou-se neste estudo o impacto da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas com deficiência para a formação profissional em Educação Física. Nove estudantes e profissionais que participaram como monitores deste projeto de extensão compuseram a amostra do estudo. Os participantes redigiram um depoimento sobre a sua participação no Projeto Carinho e como ela impactou na sua formação profissional. Os resultados foram analisados destacando temas comuns emergentes nos depoimentos. Discutiu-se o papel de projetos de extensão como ferramentas efetivas para o aprofundamento teórico e o enfrentamento da realidade, como também destacou-se o papel formativo de projetos de extensão junto a pessoas com deficiência. Concluiu-se que a participação neste projeto de extensão conduziu a formação de profissionais com competência para atuar com pessoas com deficiência e a formação de cidadãos que valorizam a participação das pessoas com deficiência integrada à sociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thábata Viviane Brandão Gomes, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil
Graduação em Educação Física - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, MG; Especialização em Atividade Física na Promoção da Saúde - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, MG;  Mestrado em Educação Física - Universidade Federal de Minas Gerais, MG; Doutorado em Ciências do Esporte - Universidade Federal de Minas Gerais, MG; Membro pesquisadora do Laboratório de Comportamento Motor (LACOM) - UFPel; Membro pesquisadora do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada (NEAFA) - UFPel; Professora Adjunta da Universidade Federal de Pelotas.
Naiélen Rodrigues Silveira, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil
Mestranda em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física – Escola Superior de Educação Física - Universidade Federal de Pelotas.
Mylena Rocha de Farias, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil
Mestranda em Epidemiologia pelo Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia, Centro de Pesquisas Epidemiológicas, Universidade Federal de Pelotas.
Victória Fernandes Nascente, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil
Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física – Escola Superior de Educação Física, Universidade Federal de Pelotas.
Rodolfo Novellino Benda, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil
Graduação em Educação Física e Desportos - Universidade Federal de Juiz de Fora, MG; Especialização em Ciência do Treino de Alto Rendimento - Universidade Gama Filho, RJ; Especialização em Voleibol - Universidade Gama Filho, RJ; Mestrado em Educação Física - Universidade Gama Filho, RJ; Doutorado em Educação Física - Universidade de São Paulo, SP; Pós-doutorado na University of Connecticut, CT - USA; - Professor da Universidade Federal de Minas Gerais por 28 anos; Presidente da Sociedade Brasileira de Comportamento Motor entre 2008 e 2010; Membro pesquisador do Laboratório de Comportamento Motor - UFPel. Professor Titular da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

ARAÚJO, R. S.; CRUZ, P. J. S. C. Reflexões epistemológicas sobre a extensãouniversitária: contribuições ao diálogo de saberes. Linhas Críticas, v. 28, e36816, 2022.https://doi.org/10.26512/lc28202236816

BRASIL.Lei Nº 9.394, de 20 dedezembro de 1996. Dispõe sobre Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Presidência da República.

COCEPE / UFPel – Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da Universidade Federal de Pelotas. Resolução no 06/2016. Normatiza e estabelece os procedimentos administrativos para os cursos procederem a curricularização das atividades de extensão nos cursos de graduação na Universidade Federal de Pelotas. Secretaria dos Conselhos Superiores.

FARIAS, M. R.; SILVEIRA, N. R.; GARCEZ, G. S. S.; NASCENTE, V. F.; MARQUES, A. C. Impacto das ações extensionistas do “projeto Carinho:Downdança” na pandemia de Covid-19. XXII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte – CONBRACE. Anais.0PA,2021a.

FARIAS, M. R.; GARCEZ, G. S. S.; SILVEIRA, N. R.; NASCENT0E, V. F.; MARQUES, A. C. Projeto Carinho: Downdança”: impactos das açõesextencionistas na pandemia de Covid-19. VIII Congresso de Extensão e Cultura – 7ª Semana Integrada UFPel. Anais. 2021b.

FERNANDES, M. C.; SILVA, L. M. S.; MACHADO, A. L. G.; MOREIRA, T. M. Universidade e a extensão universitária:a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista. v. 28, n. 4, p. 169-194, 2012.

GLAT, R.; FERNANDES, E.M. Da educação segregada à educação inclusiva: uma breve reflexão sobreos paradigmas educacionais no contexto da educação especial brasileira. Revista Inclusão, v.1,n.1, p.35-39, 2005.

MARQUES, A. C.; NAHAS, M. V. Qualidade de vida de pessoas portadoras de síndrome de Down, com mais de 40 anos,no Estado de Santa Catarina. Revista Brasileira de Ciência & Movimento, v. 11, n. 2, p. 55-61, 2003.

MARQUES, A. C.; SILVEIRA, N. R.; RAMSON, B. P.; KRÜGER, G. R.; SILVEIRA, J. R. Ações do projeto Carinho durante o isolamento socialocasionado pela Covid-19: grupo Downdança. Revista Expressa Extensão, v. 26, n. 1, p. 91-106, 2021.

NASCENTE, V. F.; DUTRA, E. V.; GARCEZ, G. S. S.; FARIAS, M. R.; SILVEIRA, N. R.; MARQUES, A. C. Relato de experiência: as ações do “projeto Carinho: se movimentando na pandemia”. VIII Congresso de Extensão e Cultura – 7ª Semana Integrada UFPel. Anais. 2021.

NOGUEIRA, M. D. P. O fórum de pró-reitores de extensão das universidades públicas brasileiras:um ator social em construção. Interfaces: Revista de Extensão, v. 1, n. 1, p. 35-47, 2013.

SANTOS, B. S. La universidadenelsiglo XXI: Para una reforma democrática y emancipatoria de launiversidad. Bolivia, La Paz: CIDES-UMSA, ASDI y Plural editores, 2007.

SANTOS JÚNIOR, A. L. Universidade e sociedade: uma relação possível pelas vias da extensão universitária. Revista Inter-Legere, v. 1, n. 13, p. 299-335, 2013.

TAVARES, L. M. F. L.; SANTOS, L. M. M.; FREITAS, M. N. C. A educação inclusiva: um estudo sobre a formação docente. Revista Brasileira de Educação Especial, v. 22, n. 4, p. 527-542, 2016.
Publicado
2024-04-23
Como Citar
VIVIANE BRANDÃO GOMES, T.; RODRIGUES SILVEIRA, N.; ROCHA DE FARIAS, M.; FERNANDES NASCENTE, V.; NOVELLINO BENDA, R. Projeto Carinho: contribuições da participação em um projeto de extensão universitário com pessoas deficiência na formação profissional em Educação Física. Expressa Extensão, v. 28, n. 2, p. 35-43, 23 abr. 2024.