Produção de podcast em ambiente universitário no contexto da pandemia de Covid-19
Resumo
Este artigo objetiva discutir e apresentar os podcasts realizados pela Rádio UEG Educativa, através de análise descritiva e apontamentos reflexivos sobre a audiência abrangida no período de pandemia, momento em que percebemos a profusão de conteúdos digitais nas plataformas de conteúdo sonoro. Concluímos que a experiência de produção e consumo de podcasts na universidade constitui experiência de ensino-aprendizagem e representa importante instrumento de divulgação científica, envolvendo a participação de estudantes, professores e comunidade externa.Downloads
Referências
BONINI, T. The “Second Age” of podcasting: reframing podcasting as a new digital mass medium. Quadernsdel CAC, v.41, p. 21–30, 18 July 2015. Disponível em: https://www.cac.cat/sites/default/files/2019-01/Q41_Bonini_EN_0.pdf. Acesso em: 1 fev. 2023.
HEERSCHMANN, M.; KISCHINHYSKY. A. “geração podcasting” e os novos usos do rádio nasociedade do espetáculo e do entretenimento. Revista FAMECOS, Porto Alegre, 2008.Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/4806. Acesso em: 1 fev. 2022.
FISHER, A. Manual prático de linguagem inclusiva.Disponívell em:https://irp-cdn.multiscreensite.com/87bdaac3/files/uploaded/mpli1_2.pdf. Acesso em: 20jan.2023.
FELD.S. Sound and sentiment: birds, weeping, poetics and song in Kaluli expression. Philadelphia: UniversityofPennsylvania Press, 1982.
FIGUEIRA, A. C. P. Podcasts de divulgação científica: levantamentoexploratório dos formatos deprogramasbrasileiros. Trabalho de Conclusão de Curso (EspecializaçãoemDivulgação e Popularização da Ciência) - Museu da Vida, Casa deOswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz, 2020. Disponívelem: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/handle/icict/46114/Ana_Figueira_COC_2020.pdf?sequence=2&isAllowed=y. Acesso em 19 jan. 2023.
FREIRE, E. P. A. Podcast na educação brasileira:natureza, potencialidades e implicações de uma tecnologia da comunicação. 2013. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal, 2013. Disponível em:https://repositorio.ufrn.br/bitstream/123456789/14448/1/PodcastEduca%c3%a7%c3%a3oBrasileira_Freire_2013.pdf. Acesso em: 20 jan. 2022.
KlASS, D.; GEOGHEGAN, M. Podcast solutions: the complete guide to podcasting. 2. ed. Los Angeles: FriendsofEd., 2007
KISCHINHEVISKY, M. Rádio e mídias sociais:mediações e interações digitais de comunicação.Rio de Janeiro:Mauá, 2016.
LABELLE, B.Background noise perspectives on sound art. 2. ed. [S. l.]: Bloomsbury, 2015.
MOREIRA, S. V. Roquette Pinto, empreendedor de mídia educativa. In:CONGRESSO BRASILEIRO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO, 15., 1-5 set 2002, Salvador Anais [...].. Disponível em: http://www.portcom.intercom.org.br/pdfs/1962a8c3a844d03484ff31d50b06bede.pdf. Acesso em: 19 jan. 2023.
SPENTHOF, E.L. A importância das rádios e TVs universitárias como laboratórios. Revista Comunicação e informação, v.l, n.1, p. 153-166, jan./jun. 1998. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/80860#:~:text=A%20meu%20ver%2C%20h%C3%A1%20quatro,da%20comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20do%20conhecimento. Acesso: 30 jan. 2022.
Copyright (c) 2024 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.