Conhecer para evitar: esclarecimentos sobre Infecções sexualmente transmissível (IST’s) no ensino de Ciências
Resumo
A adolescência é um período de transição e as mudanças que ocorrem podem interferir no processo natural de maturidade e formação, trazendo curiosidades que levam os jovens a experimentarem alguns comportamentos que fazem deles mais vulneráveis a riscos para a saúde, incluindo o aspecto sexual. Este artigo tem como objetivo contribuir com o esclarecimento sobre os tipos e as causas das infecções sexualmente transmissíveis abordando seus sintomas, grau de gravidade e impactos gerados. O projeto foi realizado em uma turma de 7° ano do ensino fundamental de uma escola no município de Coari, Amazonas, Brasil. Os alunos participaram da atividade que contou com a apresentação de um vídeo, uma explicação teórica, uma roda de conversa sobre o tema mediada por um profissional da saúde convidado que esclareceu sobre métodos de prevenção, uso de contraceptivos e esclareceu dúvidas relacionadas a temática. Os alunos participantes elaboraram uma cartilha sobre IST’s como material didático de apoio sobre o tema de forma atualizada e criativa, contendo dicas, conceitos, formas de prevenção e tratamento das doenças sexualmente. Foi produzida uma cartilha impressa e fixada nos murais da escola a fim de divulgação e prevenção das IST’s. O projeto contribuiu com o esclarecimento sobre IST´s e aplicação de Ciências, por meio do esclarecimento e pela construção de opiniões sobre as problemáticas relacionadas ao cuidado com a saúde.Referências
ALVES, F.; SANTOS, W. A. Avaliação do conhecimento sobre o tema transversal “Educação Sexual”. Formação@ Docente, v. 8, n. 1, p.26 a 43, 2016. http://doi.org/10.15601/2237-0587/fd .
BATISTA J. K. DE S.; SEVERINO, L. S.; SILVA, D. S. DA; NUNES, S. dos S. Orientações sobre infecções sexualmente transmissíveis em escolas do interior do Amazonas. Revista Eletrônica Acervo Saúde, v. 24, n. 3, p. e14570, 8 mar. 2024.
BRASIL, A. O. MOURA; DE SOUSA, D. P. M. Abordagem sobre sífilis na educação de jovens e adultos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma escola da rede municipal de ensino de Araguaína–Tocantins: concepção de alunos. Facit Business and Technology Journal, v. 1, n. 18, 2020.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Vigilância em Saúde. Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis. Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para Atenção Integral às Pessoas com Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) – Brasília: Ministério da Saúde, 2022.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: ciências naturais/Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília:MEC/SEF, 1997.
BRÊTAS, J. R. S.; OHARA, C. V. S.; JARDIM, D. P.; MUROYA, R. L. Conhecimento sobre IST/AIDS por estudantes adolescentes. Revista da Escola da Enfermagem USP, São Paulo, v. 43, n. 3, p. 551-557, 2009.
CÉSAR, M. R. de A. Sexualidade e gênero: ensaios educacionais contemporâneos. Instrumento: R. Est. Pesq. Educ. Juiz de Fora, v. 12, n. 2, jul./dez. 2010.
COSTA, R. H. S.; DINIZ, E. J. M.; FERREIRA, C. C. F.; RIBEIRO, M. W. C.; SILVA, R. B.; SILVA, D. G. K. C. Percepção de discentes sobre IST/HPV em uma Escola Pública no Município de Santa Cruz/RN. Revista de Biologia e Farmácia, Rio Grande do Norte, v. 4, n. 2, 2010.
FELIPE, J. Gênero e sexualidade e a produção de pesquisas no campo da educação: possibilidades, limites e a formulação de políticas públicas. Pro-Posições, v. 18, n. 2, p. 53, maio/ago. 2007.
GARCIA, I. Vulnerabilidade e Resiliência. Carta ao Editor. Adolesc. Latinoam., v. 2, n. 3, p. 128-130, abr. 2001.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5 ed. são Paulo: Atlas, 2010.
MIRANDA, A. E. et al. Políticas públicas em infecções sexualmente transmissíveis no Brasil. Epidemiologia e serviços de saúde, v. 30, p. e2020611, 2021.
NEUMANN, S. et al. Educação Ambiental no Ensino Fundamental: plantando sementes, colhendo consciência. Poíesis Pedagógica, Catalão-GO, v. 16, n.1, p. 26-43, jan./jun. 2018. Disponível em: <https://www.revistas. ufg.br/poiesis/article/download/37350/26741> Acesso em: 05 de jun. 2024.
SANTOS, L. G.; SANTOS, S. F.; GUIMARÃES, A. P. M.. Avaliação da aplicação do tema transversal ‘sexualidade e gravidez na adolescência’ em escolas de ensino médio do interior do Tocantins. Humanum Sciences, v.2, n.1, p.30-43, 2019. http://doi.org/10.6008/CBPC2674-6654.2020.001.0005
SILVA, A. V. et al. Doenças sexualmente transmissíveis e métodos contraceptivos: a importância do ensino focado na atual perspectiva dos alunos do ensino público Sexually transmitted diseases and contraceptive methods: the importance of teaching focused on the current perspective of public. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 7, p. 67205-67213, 2021.
WERNECK, V. R. Sobre o processo de construção do conhecimento: o papel do ensino e da pesquisa. Ensaio: Aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 14, n. 51, p. 173-196, abr./jun. 2006.
Copyright (c) 2024 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.