Conhecer para evitar: esclarecimentos sobre Infecções sexualmente transmissível (IST’s) no ensino de Ciências

Resumo

A adolescência é um período de transição e as mudanças que ocorrem podem interferir no processo natural de maturidade e formação, trazendo curiosidades que levam os jovens a experimentarem alguns comportamentos que fazem deles mais vulneráveis a riscos para a saúde, incluindo o aspecto sexual. Este artigo tem como objetivo contribuir com o esclarecimento sobre os tipos e as causas das infecções sexualmente transmissíveis abordando seus sintomas, grau de gravidade e impactos gerados. O projeto foi realizado em uma turma de 7° ano do ensino fundamental de uma escola no município de Coari, Amazonas, Brasil. Os alunos participaram da atividade que contou com a apresentação de um vídeo, uma explicação teórica, uma roda de conversa sobre o tema mediada por um profissional da saúde convidado que esclareceu sobre métodos de prevenção, uso de contraceptivos e esclareceu dúvidas relacionadas a temática. Os alunos participantes elaboraram uma cartilha sobre IST’s como material didático de apoio sobre o tema de forma atualizada e criativa, contendo dicas, conceitos, formas de prevenção e tratamento das doenças sexualmente. Foi produzida uma cartilha impressa e fixada nos murais da escola a fim de divulgação e prevenção das IST’s. O projeto contribuiu com o esclarecimento sobre IST´s e aplicação de Ciências, por meio do esclarecimento e pela construção de opiniões sobre as problemáticas relacionadas ao cuidado com a saúde.

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Biografia do Autor

Erivaldo Almeida de Souza Filho, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.
 Especialista em Metodologia do Ensino de Biologia e Química. Residente do Programa Residência Pedagógica. Graduado em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química pela Universidade Federal do Amazonas
Maria Raquel de Carvalho Cota, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Botânica pela Universidade de Brasília (UnB). Professora Adjunta na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), no Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) em Coari. 
Ulisses José Praia Cunha, Secretaria de Educação - SEDUC-AM
Professor da SEDUC-AM. 
Natasha Verdasca Meliciano , Universidade Federal do Amazonas
Mestrado em Genética, Conservação e Biologia Evolutiva pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal do Amazonas , Brasil
Klenicy Kazumy de Lima Yamaguchi, Universidade Federal do Amazonas. Manaus, AM, Brasil.
Doutora em Química pela Universidade Federal do Amazonas. Professora Adjunta no Instituto de Saúde e Biotecnologia da Universidade Federal do Amazonas.

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Publicado
2024-10-19
Como Citar
SOUZA FILHO, E. A. DE; COTA, M. R. DE C.; CUNHA, U. J. P.; MELICIANO , N. V.; YAMAGUCHI, K. K. DE L. Conhecer para evitar: esclarecimentos sobre Infecções sexualmente transmissível (IST’s) no ensino de Ciências. Expressa Extensão, v. 29, n. 3, p. 93-101, 19 out. 2024.