Das teorias sobre impercepção botânica às experiências com um projeto de extensão
Resumo
A impercepção botânica é um problema que afeta o ensino e aprendizado de botânica no Brasil. Para ajudar a mitigar esse fenômeno, o grupo de extensão "Vegetando" utilizou estratégias que combinam conhecimentos sobre inteligência e cognição em plantas com eletrofisiologia vegetal. Foram realizadas ações remotas e presenciais para estender o tema impercepção botânica para a comunidade entre 2020-2022. Observou-se maior interação no Instagram em comparação ao Facebook e as ações presenciais e remotas utilizaram jogos interativos e plantas acopladas a sensores para aproximar o público do conhecimento abordado. As interações foram muito positivas e demonstraram a capacidade de aprender com as adversidades e praticar formas alternativas de extensão.
Referências
BESSA, E. O que é divulgação científica? In: ARNT, Ana de Medeiros; FRANÇA, C.; BESSA, E. Divulgação científica e redação para professores. [S. l.]: Tangará da Serra: Ideias, 2015.
BURKE, R.; SHERWOOD, O. L.; CLUNE, S.; CARROLL, R.; MCCABE, P. F.; KANE, A.; KACPRZYK, J. Botanical boom: A new opportunity to promote the public appreciation of botany. Plants People Planet, v.4, p.326–334, 2022.
DE TOLEDO, G. R. A.; PARISE, A. G.; SIMMI, F. Z.; COSTA, A. V. L.; SENKO, L. G. S.; DEBONO, M-W.; SOUZA, G. M. Plant electrome: the electrical dimension of plant life. Theoretical and Experimental Plant Physiology, v.31, p.21–46, 2019.
HERSHEY, D. R. Plant blindness: “I have met the enemy and he is us”. Plant Science Bulletin, v.48, n.3, p.78–84, 2002.
KINOSHITA, L. S. et al. (Org.) A botânica no Ensino Básico: relatos de uma experiência transformadora. São Carlos: RiMa, 2006.
MALHI, G.S.; KAUR, M.; KAUSHIK, P. Impact of Climate Change on Agriculture and Its Mitigation Strategies: A Review. Sustainability, v.13, p.1318, 2021.
NAVAS, A. L. G. P.; BERTI, L.; TRINDADE, E. R.; LUNARDELO, P. P. Divulgação científica como forma de compartilhar conhecimento. CoDAS, v.32, n.2, p.e20190044, 2020.
PARISE, A. G.; DE TOLEDO, G. R. A.; OLIVEIRA, T. F. C.; SOUZA, G. M.; CASTIELLO, U.; GAGLIANO, M.; MARDER, M. Do plants pay attention? A possible phenomenological-empirical approach. Progress in Biophysics and Molecular Biology, v.173, p.11-23, 2022.
PARSLEY, K. M. Plant awareness disparity: A case for renaming plant blindness. Plants People Planet, v.2, n.6, p.598-601, 2020.
REISSIG, G. N.; FAJARDO, Y. C. G.; PARISE, A. G.; RIBEIRO, R. V.; SOUZA, G. M. Experimental Evidence for Fruit Memory and Its Applications to Post-harvest Physiology and Technology: An Overview. In: Lüttge, U., Cánovas, F.M., Risueño, MC., Leuschner, C., Pretzsch, H. (eds) Progress in Botany Vol. 83. Progress in Botany, vol 83. Springer, Cham. 2022.
SALATINO, A.; BUCKERIDGE, M. “Mas de que te serve saber botânica?”. Estudos Avançados, v.30, n.87, p.177-196, 2016.
URSI, S.; BARBOSA, P. P.; SANO, P. T.; BERCHEZ, F. A. de S. Ensino de Botânica: conhecimento e encantamento na educação científica. Estudos Avançados, v.32, n.94, 2018.
URSI, S.; DE FREITAS, K. C.; VASQUES, D. T. Cegueira Botânica e sua mitigação: um objetivo central para o processo de ensino-aprendizagem de Biologia. In: VASQUES, D. T.; DE FREITAS, K. C.; URSI, S. (Org). Aprendizado ativo no ensino de botânica. São Paulo: Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo, 2021.
WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER. E. E. Preventing plant blindness. The American Biology Teacher, v. 61, p. 84-86, 1999.
WANDERSEE, J. H.; SCHUSSLER. E. E. Toward a theory of plant blindness. Plant Science Bulletin, v. 47, p. 2-9, 2001.
Copyright (c) 2025 Expressa Extensão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
