Avaliação das contribuições de um site que suscita a educação científica como forma atenuante ao uso irracional de antibióticos e multirresistência bacteriana
Resumo
Dentre as causas multifatoriais da multirresistência aos antibióticos, a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023) classifica a desinformação como sendo uma das mais graves, por advir pessoas a tomarem antibióticos em excesso, descartar de maneira inapropriada e reforçar fake news disseminadas na internet. Como fator agravante, tem-se ainda mitos e falácias que são transmitidos de geração em geração, ainda mais quando se trata do cuidado e do manejo dos animais. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação Digital (TDIC) e dos recursos tecnológicos atuais, notícias verdadeiras ou falsas, se espalharam rapidamente. Assim, foi desenvolvido um site, denominado Zoopage, de fácil acesso, que seleciona e divulga informações úteis e confiáveis sobre animais domésticos e de produção, desde a vivência até o consumo de seus produtos, de forma lúdica, crítica e reflexiva, suscitando a educação científica no âmbito de uso racional de antibióticos, conhecimento de zoonoses e manejo adequado de animais, tendo como público-alvo a comunidade com pouco contato com o mundo acadêmico, de diferentes idades. Por fim, apesar de carecer de algumas melhorias, ficou evidente a relevância do site Zoopage para a divulgação do conhecimento científico como forma de extensão universitária.Referências
ACHARYA, ROCHANA et al. “Antibiotics Use among Residents in Eastern Nepal: A Community-Based Mixed Method Study.” Annalsof medicine andsurgery 86.2 (2024): 748–755. Print.
AGÊNCIA BRASIL. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa> Acesso em 24 de outubro de 2021.
AGUIAR, R.D.C. Uma pedagogia do oprimido na escola contemporânea: Desafios e perspectivas. Revista e-Curriculum, 19(1), pág. 174-196, 2021.
APUKE, O.D.; OMAR, B. Fake news e COVID-19: modelando os preditores de compartilhamento de fake news entre usuários de mídia social. Telemática e Informática, v. 56, p. 101475, 2021.
AREEPATTAMANNIL, S.; KHINE, M.S. O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) pelos primeiros adolescentes para a comunicação social em 20 países: Examinando os papéis das características comportamentais e motivacionais relacionadas às TIC. Computadores no comportamento humano, v. 73, p. 263-272, 2017. ISSN 0747-5632.
BARZEGARI, A.; KHEYROLAHZADEH, K .; KHATIBI, S.M.H.; SHARIFI, S.; MEMAR, M.Y.; VAHED, S.Z. A batalha dos probióticos e seus derivados contra os biofilmes. Infecção e resistência a medicamentos, v. 13, p. 659, 2020.
BORGES, J. Por que as Fake news têm espaço nas mídias sociais?.Revista: Informação e Sociedade, v. 30 p. 2, 2020.
BUENO, L.M.; DA FONSECA, A.A. Panorama da divulgação brasileira no Youtube e nos podcasts1. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - VIRTUAL, 2020.
CHERRY, W.; BROWN, M.; GARNER, C. A rapid review of the overuse of antibiotics during the COVID-19 pandemic: lessons learned and recommendations for the future [version 1; peer review: 2 approved with reservations]. AMRC Open Res, 3:17, 2021 (https://doi.org/10.12688/amrcopenres.12998.1).
CARVALHO, L.A. Tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) e a sala de aula. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v. 6, p.17, 2016.
CASSINI, A.; HÖGBERG, L. D.; PLACHOURAS, D.; QUATTROCCHI, A.; HOXHA, A.; SIMONSEN, G. S.; KRAMARZ, P. (2019). Attributable deaths and disability-adjusted life-years caused by infections with antibiotic-resistant bacteria in the EU and the European Economic Area in 2015: a population-level modelling analysis. The Lancet Infectious Diseases, 19(1), 56-66, 2019.
CDC - Centers for Disease Control and Prevention. (2023). Antibioticresistance. Disponível em: <https://www.cdc.gov/drugresistance/index.html>. Acessado dia 14 de fevereiro de 2024
COMINO, S.; MANENTI, F.M.; THUMM, N. o papel das patentes nas tecnologias da informação e comunicação: um levantamento da literatura: patentes nas tecnologias da informação e comunicação. Jornal de pesquisas econômicas, 33(2), pág. 404-430, 2019. ISSN 0950-0804.
DUFFY, A.; TANDOC, E.; LING, R. Bom demais para ser verdade, bom demais para não compartilhar: a utilidade social das fake news. Comunicação da informação e sociedade 1–15. 2019. https: // doi.org/10.1080/1369118X.2019.1623904.
ECDC - European Centre for DiseasePreventionandControl. (2023). Antimicrobialresistance. Disponível em: <https://www.ecdc.europa.eu/en/antimicrobial-resistance>. Acesso em: 14fev. 2024.
ESCOLÀ-GASCÓN, Á .; DAGNALL, N .; GALLIFA, J. O pensamento crítico prevê reduções nos níveis de estresse dos médicos espanhóis e promove a detecção de fake news. Habilidades de pensamento e criatividade, v. 42, 2021. ISSN 1871-1871.
ESPÍNDOLA, M.B.; GIANNELLA, T.R. Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências e da saúde: análise das formas de integração de ambientes virtuais de aprendizagem por professores universitários. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 2018.
FERREIRA, J.P.G.A. Popularização da ciência, senso comum e o papel do professor no ensino de ciências. Educação e ensino de periódicos internacionais (PDVL) ISSN 2595-2498, 4(1), 90-104, 2021.
FIDÊNCIO, V.L.D.et al. Avaliação da qualidade de informação na internet: websites sobre o uso do Sistema de Frequência Modulada. Audiology-Communication Research, v. 26, 2021.
FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília: FORPROEX, 2015. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-deExtens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf . Acesso em: 25 set. 2021.
FREIRE, PAULO. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 1997.
FROST, K.M.; CHARRON-SMITH, S.L.; COTSONAS, T.C.; DIMARTINO, D.C.;
EISENHART, R.C.; EVERINGHAM, E.T.;WADSWORTH, C.B. (2024). Rolling the evolutionary dice: Neisseria commensals as proxies for elucidating the underpinnings of antibiotic resistance mechanisms and evolution in human pathogens. Microbiology Spectrum, 12(2), e0350723.
GOMES, A.E.S. et al. Medicina Veterinária, informação e educação: uma integração possível? Trabalho de Conclusão de Curso: Universidade Federal da Paraíba, campus II - Areia-PbCentro de Ciências Agrárias Curso de Medicina Veterinária, 2020.
GOUMAGIAS, N. et al. Fazendo sentido da internet das coisas: uma revisão crítica das definições de internet das coisas entre 2005 e 2019. Internet Research, 2021.
GOYES, D.R. Animal abuse, biotechnology and species justice. Criminologia Teórica, v. 22, n. 3, pág. 363-383, 2018.
GUPTA, V.; JAIN, N. Aproveitando as tecnologias de informação e comunicação para a criação efetiva de conhecimento: Moldando o futuro da educação. Journalofenterpriseinformation management, v. 30, n. 5, pág. 831-855, 2017. ISSN 1741-0398.
HOU, Z.; DU, F.; JIANG, H.; ZHOU, X.; LIN, L. Avaliação da atenção pública, percepção de risco, respostas emocionais e comportamentais ao surto de COVID-19: vigilância de mídia social na China, 2020 .Doi: 10.1101 / 2020.03.14.20035956.
IBGE BRASIL - PNAD Contínua 2016: 51% da população com 25 anos ou mais do Brasil possuíam no máximo o ensino fundamental completo, 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de- imprensa / 2013-agencia-de-noticias / releases / 18992-pnad-continua-2016-51-da-populacao-com-25-anos-ou-mais-do-brasil-possuiam-no-maximo-o-ensino- fundamental-completo>. Acesso em: 24 set. 2021.
JANG, S.M.; JOON K.K. “Efeitos de fake news na terceira pessoa: regulamentação de fake news e intervenções de educação na mídia”. Computadores em Comportamento Humano, v. 80, p. 295-302, 2018.
LIMA, G.S.; GIORDAN, M. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 375-392, 2021.
LOW, J.F., et al. “Distinguindo entre Fake news e Satire with Transformers.” Expert Systems with Applications, vol. 187, 2022, pp. Sistemas especialistas com aplicativos, 2022.
KHADSE, S.N.; SARITA U.; CHARU, S.“Impact of Antimicrobial Stewardship on Reducing Antimicrobial Resistance.” Curēus (Palo Alto, CA) 15.12 (2023): e49935. Print.
MARQUES, R.; FRAGUAS, T. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 7, pág. e31010716655-e31010716655, 2021.
MUHAMMAD, M.H.; IDRIS, A.L.; FAN, X.; GUO, Y.; YU, Y.; JIN, X.; HUANG, T. Além do risco: biofilmes bacterianos e suas abordagens regulatórias. Fronteiras em microbiologia, v. 11, p. 928, 2020.
NASCIMENTO, I.S.; SANTOS, P.C. A normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Caderno de Administração, v. 28, p. 122-130, 2020.
NETO, R.R.et al. As redes sociotécnicas no processo de difusão científica: a democratização do conhecimento. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 2, pág. 154-164, 2020.
OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.. Brasil tem 30 milhões de animais abandonados. Agência de Notícias de Direitos Animais - ANDA, 2020. Disponível em: <https://anda.jusbrasil.com.br/noticias/100681698/brasil-tem-30-milhoes-de-animais-abandonados>. Acessoem: 27 set. 2021.
OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (2019). 10 threats to global health in 2019. Geneva: World Health Organization. Retrieved from: <https://www.who.int/news-room/spotlight/ten-threats-to-global-health-in-2019>. Acesso em: 27 set. 2021.
OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (2023). Antimicrobialresistance. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance>. Acesso em: 14 de fev. 2024.
PENNYCOOK, G.; RAND, D.G. A psicologia das fake news. Tendências em ciências cognitivas, 2021.
RAO, S.; VERMA, A.K.; BHATIA, T. Uma revisão sobre detecção de spam social: desafios, questões em aberto e direções futuras. Sistemas especialistas com aplicativos, v. 186, 2021. ISSN 0957-4174.
ROXO, M.A.; MELO, S. "Hiperjornalismo: um olhar sobre as fakenews na perspectiva da autoridade jornalística / Hiperjornalismo: uma visada sobre as fake news a partir da autoridade jornalística." RevistaFamecos - Mídia, Cultura e Tecnologia, 25(3), 2018.
SALEH, D.; ABU FARHA, R.; ALEFISHAT,E. Impact of Educational Intervention to Promote Jordanian Community Pharmacists' Knowledge and Perception Towards Antimicrobial Stewardship: Pre-Post Interventional Study. Infect Drug Resist. 2021 Aug 10;14:3019-3027. doi: 10.2147/IDR.S324865. PMID: 34408446; PMCID: PMC8364398.
SAGAR, P.; ASEEM, A.; BANJARA, S.K.; VELERI, S. The role of food chain in antimicrobial resistance spread and One Health approach to reduce risks. Int J Food Microbiol, 391-393:110148, 2023.Doi: 10.1016/j.ijfoodmicro.2023.110148.
SANTOS, A. C. et al. (2024). Impacto da desinformação sobre o uso racional de antibióticos em comunidades de baixa renda no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 29(1), 1234-1245.
SATOŁA, A. & SATOŁA, K..Performance comparison of machine learning models used for predicting subclinical mastitis in dairy cows: bagging, boosting, stacking and super-learner ensembles versus single machine learning models. Journal of Dairy Science, Journal of dairy science, 2024.
SHEN, T.; GUO, J.; HAN, Z.; ZHANG, G.; LIU, Q.; SI, X.;XIA, J. (2024). AutoMolDesigner for Antibiotic Discovery: An AI-Based Open-Source Software for Automated Design of Small-Molecule Antibiotics. Journal of Chemical Information and Modeling, Journal of chemical information and modeling, 2024
SCHUARTZ & SARMENTO, 2020. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, Florianópolis, 23(3), 429-438, 2020. ISSN 1982-0259.
SCHACTER, D.L. Media, tecnologia e os pecados da memória. Memory, Mind & Media, v. 1, 2022. ISSN 2635-0238.
SILVA, L.M.et al. Os jogos olímpicos sob a ótica da praxiologia motriz. Acciónmotriz, n. 24, p. 37-41, 2020.
SILVA, R.L.; SOUZA, G.S.M.; SANTOS, B.F. Questionamentos em aulas de química: um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 69-96, 2018.
STAHL, B.C.; TIMMERMANS, J.; FLICK, C. Ética das Tecnologias de Informação e Comunicação Emergentes: Sobre a implementação de pesquisa e inovação responsáveis. Ciência e políticas públicas, p. 69, 2016. ISSN 0302-3427.
SUART, R.C.; MARCONDES, M.E.O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química básica o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, 2018.
SUART, R. Investigando como contribuições de uma proposta formativa científica a perspectiva do ensino por investigação no Ensino Médio de Química. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 2018.
VAN BAVEL, J. J.; BAICKER, K.; BOGGIO, P. S.; CAPRARO, V.; CICHOCKA, A.;
CIKARA, M.; DRURY, J. (2020). Using social and behavioural science to support COVID-19 pandemic response. NatureHumanBehaviour, 4(5), 460-471, 2020.
VINCENT, A. et al. Pessoas e seus animais de estimação na época da pandemia de COVID-19. Registro da Sociedade, 4(3), 111-128, 2020.
WONG, F.; ZHENG, E. J.; VALERI, J. A.; DONGHIA, N. M.; ANAHTAR, M. N.; OMORI, S.;COLLINS, J. J..Discovery of a structural class of antibiotics with explainable deep learning. Nature (London), 626(7997), 177–185, 2024.
YAMAMOTO, T.; HORITA, T. Análise de uma pesquisa de conscientização sobre habilidades operacionais de ferramentas básicas de alunos em um ambiente de computação individual. JapanJournalofEducational Technology, p. 45011, 2022. ISSN 1349-8290.
YANG, J.; TIAN, Y. “Outros são mais vulneráveis a fake news do que eu”: Efeito de terceira pessoa das fake news COVID-19 em usuários de mídia social. Computadores em comportamento humano, v. 125, 2021. ISSN 0747-5632.
ZHU, Y.; LI, C.; CUI, H.; LIN, L. Viabilidade do plasma frio para o controle de biofilmes na indústria de alimentos.Trends in Food Science & Technology,v. 99,142-151, 2020.
Copyright (c) 2024 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.