Avaliação das contribuições de um site que suscita a educação científica como forma atenuante ao uso irracional de antibióticos e multirresistência bacteriana

Palavras-chave: Divulgação Científica; Educação Veterinária; Fake news; Tecnologias de Informação e Comunicação Digital

Resumo

Dentre as causas multifatoriais da multirresistência aos antibióticos, a Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023) classifica a desinformação como sendo uma das mais graves, por advir pessoas a tomarem antibióticos em excesso, descartar de maneira inapropriada e reforçar fake news disseminadas na internet. Como fator agravante, tem-se ainda mitos e falácias que são transmitidos de geração em geração, ainda mais quando se trata do cuidado e do manejo dos animais. Com o avanço das Tecnologias da Informação e Comunicação Digital (TDIC) e dos recursos tecnológicos atuais, notícias verdadeiras ou falsas, se espalharam rapidamente. Assim, foi desenvolvido um site, denominado Zoopage, de fácil acesso, que seleciona e divulga informações úteis e confiáveis ​​sobre animais domésticos e de produção, desde a vivência até o consumo de seus produtos, de forma lúdica, crítica e reflexiva, suscitando a educação científica no âmbito de uso racional de antibióticos, conhecimento de zoonoses e manejo adequado de animais, tendo como público-alvo a comunidade com pouco contato com o mundo acadêmico, de diferentes idades. Por fim, apesar de carecer de algumas melhorias, ficou evidente a relevância do site Zoopage para a divulgação do conhecimento científico como forma de extensão universitária.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Diniz Cabral, Universidade Municipal de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul, SP, Brasil.
Médica Veterinária, Professora doutora do curso de Medicina Veterinária da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), R. Santo Antônio, 50 - Centro, CEP 09521-160, São Caetano do Sul - São Paulo - Brasil
Regis Vinicius Alves de Abreu, Universidade Federal de Uberlândia - Iberlândia, MG, Brasil.
Médico veterinário, doutorando em Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Av. Pará, 1720, CEP 384000-902, Uberlândia-Minas Gerais - Brasil
Ana Rafaela da Silva de Macedo, Universidade Federal de Uberlândia - Iberlândia, MG, Brasil.
Médica Veterinária, doutorando em Ciências Veterinárias, Universidade Federal de Uberlândia(UFU), Av. Pará, 1720, CEP 384000-902, Uberlândia-Minas Gerais - Brasil
Daise Aparecida Rossi, Universidade Federal de Uberlândia - Iberlândia, MG, Brasil.
Médica Veterinária, Professora doutora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias da Universidade Federal de Uberlândia(UFU), Av. Pará, 1720, CEP 384000-902, Uberlândia-Minas Gerais - Brasil

Referências

ACHARYA, ROCHANA et al. “Antibiotics Use among Residents in Eastern Nepal: A Community-Based Mixed Method Study.” Annalsof medicine andsurgery 86.2 (2024): 748–755. Print.

AGÊNCIA BRASIL. Brasil tem 134 milhões de usuários de internet, aponta pesquisa. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-05/brasil-tem-134-milhoes-de-usuarios-de-internet-aponta-pesquisa> Acesso em 24 de outubro de 2021.

AGUIAR, R.D.C. Uma pedagogia do oprimido na escola contemporânea: Desafios e perspectivas. Revista e-Curriculum, 19(1), pág. 174-196, 2021.

APUKE, O.D.; OMAR, B. Fake news e COVID-19: modelando os preditores de compartilhamento de fake news entre usuários de mídia social. Telemática e Informática, v. 56, p. 101475, 2021.

AREEPATTAMANNIL, S.; KHINE, M.S. O uso de tecnologias de informação e comunicação (TICs) pelos primeiros adolescentes para a comunicação social em 20 países: Examinando os papéis das características comportamentais e motivacionais relacionadas às TIC. Computadores no comportamento humano, v. 73, p. 263-272, 2017. ISSN 0747-5632.

BARZEGARI, A.; KHEYROLAHZADEH, K .; KHATIBI, S.M.H.; SHARIFI, S.; MEMAR, M.Y.; VAHED, S.Z. A batalha dos probióticos e seus derivados contra os biofilmes. Infecção e resistência a medicamentos, v. 13, p. 659, 2020.

BORGES, J. Por que as Fake news têm espaço nas mídias sociais?.Revista: Informação e Sociedade, v. 30 p. 2, 2020.

BUENO, L.M.; DA FONSECA, A.A. Panorama da divulgação brasileira no Youtube e nos podcasts1. Intercom - Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação 43º Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - VIRTUAL, 2020.

CHERRY, W.; BROWN, M.; GARNER, C. A rapid review of the overuse of antibiotics during the COVID-19 pandemic: lessons learned and recommendations for the future [version 1; peer review: 2 approved with reservations]. AMRC Open Res, 3:17, 2021 (https://doi.org/10.12688/amrcopenres.12998.1).

CARVALHO, L.A. Tecnologias digitais de Informação e Comunicação (TDIC's) e a sala de aula. Perspectivas Online: Humanas & Sociais Aplicadas, v. 6, p.17, 2016.

CASSINI, A.; HÖGBERG, L. D.; PLACHOURAS, D.; QUATTROCCHI, A.; HOXHA, A.; SIMONSEN, G. S.; KRAMARZ, P. (2019). Attributable deaths and disability-adjusted life-years caused by infections with antibiotic-resistant bacteria in the EU and the European Economic Area in 2015: a population-level modelling analysis. The Lancet Infectious Diseases, 19(1), 56-66, 2019.

CDC - Centers for Disease Control and Prevention. (2023). Antibioticresistance. Disponível em: <https://www.cdc.gov/drugresistance/index.html>. Acessado dia 14 de fevereiro de 2024

COMINO, S.; MANENTI, F.M.; THUMM, N. o papel das patentes nas tecnologias da informação e comunicação: um levantamento da literatura: patentes nas tecnologias da informação e comunicação. Jornal de pesquisas econômicas, 33(2), pág. 404-430, 2019. ISSN 0950-0804.

DUFFY, A.; TANDOC, E.; LING, R. Bom demais para ser verdade, bom demais para não compartilhar: a utilidade social das fake news. Comunicação da informação e sociedade 1–15. 2019. https: // doi.org/10.1080/1369118X.2019.1623904.

ECDC - European Centre for DiseasePreventionandControl. (2023). Antimicrobialresistance. Disponível em: <https://www.ecdc.europa.eu/en/antimicrobial-resistance>. Acesso em: 14fev. 2024.

ESCOLÀ-GASCÓN, Á .; DAGNALL, N .; GALLIFA, J. O pensamento crítico prevê reduções nos níveis de estresse dos médicos espanhóis e promove a detecção de fake news. Habilidades de pensamento e criatividade, v. 42, 2021. ISSN 1871-1871.

ESPÍNDOLA, M.B.; GIANNELLA, T.R. Tecnologias digitais de informação e comunicação no ensino de ciências e da saúde: análise das formas de integração de ambientes virtuais de aprendizagem por professores universitários. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 11(2), 2018.

FERREIRA, J.P.G.A. Popularização da ciência, senso comum e o papel do professor no ensino de ciências. Educação e ensino de periódicos internacionais (PDVL) ISSN 2595-2498, 4(1), 90-104, 2021.

FIDÊNCIO, V.L.D.et al. Avaliação da qualidade de informação na internet: websites sobre o uso do Sistema de Frequência Modulada. Audiology-Communication Research, v. 26, 2021.

FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Brasília: FORPROEX, 2015. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-deExtens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf . Acesso em: 25 set. 2021.

FREIRE, PAULO. Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Editora Paz e Terra, 1997.

FROST, K.M.; CHARRON-SMITH, S.L.; COTSONAS, T.C.; DIMARTINO, D.C.;

EISENHART, R.C.; EVERINGHAM, E.T.;WADSWORTH, C.B. (2024). Rolling the evolutionary dice: Neisseria commensals as proxies for elucidating the underpinnings of antibiotic resistance mechanisms and evolution in human pathogens. Microbiology Spectrum, 12(2), e0350723.

GOMES, A.E.S. et al. Medicina Veterinária, informação e educação: uma integração possível? Trabalho de Conclusão de Curso: Universidade Federal da Paraíba, campus II - Areia-PbCentro de Ciências Agrárias Curso de Medicina Veterinária, 2020.

GOUMAGIAS, N. et al. Fazendo sentido da internet das coisas: uma revisão crítica das definições de internet das coisas entre 2005 e 2019. Internet Research, 2021.

GOYES, D.R. Animal abuse, biotechnology and species justice. Criminologia Teórica, v. 22, n. 3, pág. 363-383, 2018.

GUPTA, V.; JAIN, N. Aproveitando as tecnologias de informação e comunicação para a criação efetiva de conhecimento: Moldando o futuro da educação. Journalofenterpriseinformation management, v. 30, n. 5, pág. 831-855, 2017. ISSN 1741-0398.

HOU, Z.; DU, F.; JIANG, H.; ZHOU, X.; LIN, L. Avaliação da atenção pública, percepção de risco, respostas emocionais e comportamentais ao surto de COVID-19: vigilância de mídia social na China, 2020 .Doi: 10.1101 / 2020.03.14.20035956.

IBGE BRASIL - PNAD Contínua 2016: 51% da população com 25 anos ou mais do Brasil possuíam no máximo o ensino fundamental completo, 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-sala-de- imprensa / 2013-agencia-de-noticias / releases / 18992-pnad-continua-2016-51-da-populacao-com-25-anos-ou-mais-do-brasil-possuiam-no-maximo-o-ensino- fundamental-completo>. Acesso em: 24 set. 2021.

JANG, S.M.; JOON K.K. “Efeitos de fake news na terceira pessoa: regulamentação de fake news e intervenções de educação na mídia”. Computadores em Comportamento Humano, v. 80, p. 295-302, 2018.

LIMA, G.S.; GIORDAN, M. Da reformulação discursiva a uma práxis da cultura científica: reflexões sobre a divulgação científica. História, Ciências, Saúde-Manguinhos, v. 28, p. 375-392, 2021.

LOW, J.F., et al. “Distinguindo entre Fake news e Satire with Transformers.” Expert Systems with Applications, vol. 187, 2022, pp. Sistemas especialistas com aplicativos, 2022.

KHADSE, S.N.; SARITA U.; CHARU, S.“Impact of Antimicrobial Stewardship on Reducing Antimicrobial Resistance.” Curēus (Palo Alto, CA) 15.12 (2023): e49935. Print.

MARQUES, R.; FRAGUAS, T. A formação do senso crítico no processo de ensino e aprendizagem como forma de superação do senso comum. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento, v. 10, n. 7, pág. e31010716655-e31010716655, 2021.

MUHAMMAD, M.H.; IDRIS, A.L.; FAN, X.; GUO, Y.; YU, Y.; JIN, X.; HUANG, T. Além do risco: biofilmes bacterianos e suas abordagens regulatórias. Fronteiras em microbiologia, v. 11, p. 928, 2020.

NASCIMENTO, I.S.; SANTOS, P.C. A normalidade da desigualdade social e da exclusão educacional no Brasil. Caderno de Administração, v. 28, p. 122-130, 2020.

NETO, R.R.et al. As redes sociotécnicas no processo de difusão científica: a democratização do conhecimento. Interfaces Científicas-Educação, v. 10, n. 2, pág. 154-164, 2020.

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE.. Brasil tem 30 milhões de animais abandonados. Agência de Notícias de Direitos Animais - ANDA, 2020. Disponível em: <https://anda.jusbrasil.com.br/noticias/100681698/brasil-tem-30-milhoes-de-animais-abandonados>. Acessoem: 27 set. 2021.

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (2019). 10 threats to global health in 2019. Geneva: World Health Organization. Retrieved from: <https://www.who.int/news-room/spotlight/ten-threats-to-global-health-in-2019>. Acesso em: 27 set. 2021.

OMS - ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. (2023). Antimicrobialresistance. Disponível em: <https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance>. Acesso em: 14 de fev. 2024.

PENNYCOOK, G.; RAND, D.G. A psicologia das fake news. Tendências em ciências cognitivas, 2021.

RAO, S.; VERMA, A.K.; BHATIA, T. Uma revisão sobre detecção de spam social: desafios, questões em aberto e direções futuras. Sistemas especialistas com aplicativos, v. 186, 2021. ISSN 0957-4174.

ROXO, M.A.; MELO, S. "Hiperjornalismo: um olhar sobre as fakenews na perspectiva da autoridade jornalística / Hiperjornalismo: uma visada sobre as fake news a partir da autoridade jornalística." RevistaFamecos - Mídia, Cultura e Tecnologia, 25(3), 2018.

SALEH, D.; ABU FARHA, R.; ALEFISHAT,E. Impact of Educational Intervention to Promote Jordanian Community Pharmacists' Knowledge and Perception Towards Antimicrobial Stewardship: Pre-Post Interventional Study. Infect Drug Resist. 2021 Aug 10;14:3019-3027. doi: 10.2147/IDR.S324865. PMID: 34408446; PMCID: PMC8364398.

SAGAR, P.; ASEEM, A.; BANJARA, S.K.; VELERI, S. The role of food chain in antimicrobial resistance spread and One Health approach to reduce risks. Int J Food Microbiol, 391-393:110148, 2023.Doi: 10.1016/j.ijfoodmicro.2023.110148.

SANTOS, A. C. et al. (2024). Impacto da desinformação sobre o uso racional de antibióticos em comunidades de baixa renda no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, 29(1), 1234-1245.

SATOŁA, A. & SATOŁA, K..Performance comparison of machine learning models used for predicting subclinical mastitis in dairy cows: bagging, boosting, stacking and super-learner ensembles versus single machine learning models. Journal of Dairy Science, Journal of dairy science, 2024.

SHEN, T.; GUO, J.; HAN, Z.; ZHANG, G.; LIU, Q.; SI, X.;XIA, J. (2024). AutoMolDesigner for Antibiotic Discovery: An AI-Based Open-Source Software for Automated Design of Small-Molecule Antibiotics. Journal of Chemical Information and Modeling, Journal of chemical information and modeling, 2024

SCHUARTZ & SARMENTO, 2020. Tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) e processo de ensino. Revista Katálysis, Florianópolis, 23(3), 429-438, 2020. ISSN 1982-0259.

SCHACTER, D.L. Media, tecnologia e os pecados da memória. Memory, Mind & Media, v. 1, 2022. ISSN 2635-0238.

SILVA, L.M.et al. Os jogos olímpicos sob a ótica da praxiologia motriz. Acciónmotriz, n. 24, p. 37-41, 2020.

SILVA, R.L.; SOUZA, G.S.M.; SANTOS, B.F. Questionamentos em aulas de química: um estudo comparativo da prática pedagógica em diferentes contextos sociais. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 69-96, 2018.

STAHL, B.C.; TIMMERMANS, J.; FLICK, C. Ética das Tecnologias de Informação e Comunicação Emergentes: Sobre a implementação de pesquisa e inovação responsáveis. Ciência e políticas públicas, p. 69, 2016. ISSN 0302-3427.

SUART, R.C.; MARCONDES, M.E.O processo de reflexão orientada na formação inicial de um licenciando de química básica o ensino por investigação e a promoção da alfabetização científica. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 20, 2018.

SUART, R. Investigando como contribuições de uma proposta formativa científica a perspectiva do ensino por investigação no Ensino Médio de Química. Tecné, Episteme y Didaxis: TED, 2018.

VAN BAVEL, J. J.; BAICKER, K.; BOGGIO, P. S.; CAPRARO, V.; CICHOCKA, A.;

CIKARA, M.; DRURY, J. (2020). Using social and behavioural science to support COVID-19 pandemic response. NatureHumanBehaviour, 4(5), 460-471, 2020.

VINCENT, A. et al. Pessoas e seus animais de estimação na época da pandemia de COVID-19. Registro da Sociedade, 4(3), 111-128, 2020.

WONG, F.; ZHENG, E. J.; VALERI, J. A.; DONGHIA, N. M.; ANAHTAR, M. N.; OMORI, S.;COLLINS, J. J..Discovery of a structural class of antibiotics with explainable deep learning. Nature (London), 626(7997), 177–185, 2024.

YAMAMOTO, T.; HORITA, T. Análise de uma pesquisa de conscientização sobre habilidades operacionais de ferramentas básicas de alunos em um ambiente de computação individual. JapanJournalofEducational Technology, p. 45011, 2022. ISSN 1349-8290.

YANG, J.; TIAN, Y. “Outros são mais vulneráveis a fake news do que eu”: Efeito de terceira pessoa das fake news COVID-19 em usuários de mídia social. Computadores em comportamento humano, v. 125, 2021. ISSN 0747-5632.

ZHU, Y.; LI, C.; CUI, H.; LIN, L. Viabilidade do plasma frio para o controle de biofilmes na indústria de alimentos.Trends in Food Science & Technology,v. 99,142-151, 2020.

Publicado
2024-10-19
Como Citar
DINIZ CABRAL, A.; ABREU, R. V. A. DE; MACEDO, A. R. DA S. DE; ROSSI, D. A. Avaliação das contribuições de um site que suscita a educação científica como forma atenuante ao uso irracional de antibióticos e multirresistência bacteriana. Expressa Extensão, v. 29, n. 3, p. 6-25, 19 out. 2024.