Desmistificando as “fake news” sobre saúde nas redes sociais: relato de experiência
Resumo
O objetivo foi relatar quais foram os desafios e aprendizados vivenciados ao longo da trajetória como extensionistas de um projeto desenvolvido em um cenário pandêmico. Foram realizadas ações de comunicação científica com foco na desmistificação de “Fake News” em saúde através das redes sociais Instagram e Facebook. O público-alvo das atividades foram todos os usuários dessas redes sociais, sem distinção de idade ou sexo. Após análise através de pesquisa estruturada, foram realizadas postagens em perfis criados para o projeto, com temas relacionadas à saúde geral e COVID-19, além da análise e acompanhamento da interação dos usuários nas redes. As extensionistas puderam adquirir habilidades e capacidades de enfrentamento de adversidades, além de vivências educativas, praticando o combate à desinformação com ferramentas científicas e comunicação eficaz, enriquecendo sua formação acadêmica e promovendo responsabilidade social.Downloads
Referências
ALVES, G. G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000100034
DE SALES SILVA, C. et al. Os impactos das atividades de extensão de enfrentamento da COVID-19 na realidade social e na formação discente. Rev. Bras. Ext. Univ., v. 14, n. 1, 2023.
FERRAZ, M. C. C. S.; LEITÃO, L. P. C.; JEDLICKA, L. D. L. Atividades extensionistas durante o ensino remoto, são possíveis? : Relato de experiência no curso de Saúde Coletiva. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, 2021. https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60176
GALHRDI, Cláudia P. et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, suppl 2. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020
GRUZD, A. et al. FromFacebooktoYouTube: The PotentialExposureto COVID-19 Anti-VaccineVideoson Social Media. Social media +society, v. 9, n. 1, 2023. https://doi.org/10.1177/20563051221150403
GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino Superior em tempos de pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educ. Soc., v. 41, e238957, 2020. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0521
MATTOS, Alexandre M. et al. Fake News em tempos de COVID-19 e seu tratamento jurídico no ordenamento brasileiro. Esc. Anna Nery [online]. v. 25, n. spe., 2021. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0521
NETO, M. et al. Fake news in the context of the covid-19 pandemic. Cogitare Enfermagem, v. 25, 2020. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627
REIS, R. M. et al. Trabalho remoto e uso de redes sociais como instrumentos de extensão e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Rev. Fac. Odontol. UPF, v. 27, n. 1, 2023. https://doi.org/10.5335/rfo.v27i1.13318
SANTANA, Regis R. et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educ. Real. [online]. 2021, v. 46, n. 2. https://doi.org/10.1590/2175-623698702
Copyright (c) 2024 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.