Desmistificando as “fake news” sobre saúde nas redes sociais: relato de experiência

Palavras-chave: Redes sociais, Pandemia, COVID-19

Resumo

O objetivo foi relatar quais foram os desafios e aprendizados vivenciados ao longo da trajetória como extensionistas de um projeto desenvolvido em um cenário pandêmico. Foram realizadas ações de comunicação científica com foco na desmistificação de “Fake News” em saúde através das redes sociais Instagram e Facebook. O público-alvo das atividades foram todos os usuários dessas redes sociais, sem distinção de idade ou sexo. Após análise através de pesquisa estruturada, foram realizadas postagens em perfis criados para o projeto, com temas relacionadas à saúde geral e COVID-19, além da análise e acompanhamento da interação dos usuários nas redes. As extensionistas puderam adquirir habilidades e capacidades de enfrentamento de adversidades, além de vivências educativas, praticando o combate à desinformação com ferramentas científicas e comunicação eficaz, enriquecendo sua formação acadêmica e promovendo responsabilidade social.

Biografia do Autor

Aline de Souza Queiroga, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, MG, Brasil.
Acadêmica do Curso de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV, Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, Centro Campus Governador Valadares – 35010-177.
Ranam Moreira Reis, Universidade Estadual de Campinas. Campinas, SP, Brasil.
Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Odontologia, área de concentração em Odontopediatria, Faculdade de Odontologia de Piracicaba, FOP/UNICAMP, Av. Limeira, 901 - Areião, Piracicaba - SP, 13414-903, Brasil.
Lisa Morais Fernandes Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, MG, Brasil.
Acadêmica do Curso de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV, Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, Centro Campus Governador Valadares – 35010-177.
Valéria de Oliveira, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, MG, Brasil.
Professora Doutora Adjunta do Departamento de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV, Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, Centro Campus Governador Valadares – 35010-177.
Mabel Miluska Suca Salas, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, MG, Brasil.
Professora Doutora Adjunta do Departamento de Odontologia, Instituto de Ciências da Vida, Universidade Federal de Juiz de Fora, campus Governador Valadares, UFJF/GV, Av. Dr. Raimundo Monteiro Rezende, Centro Campus Governador Valadares – 35010-177.

Referências

ALVES, G. G.; AERTS, D. As práticas educativas em saúde e a Estratégia Saúde da Família. Ciência & Saúde Coletiva, v. 16, n. 1, 2011. https://doi.org/10.1590/S1413-81232011000100034

DE SALES SILVA, C. et al. Os impactos das atividades de extensão de enfrentamento da COVID-19 na realidade social e na formação discente. Rev. Bras. Ext. Univ., v. 14, n. 1, 2023.

FERRAZ, M. C. C. S.; LEITÃO, L. P. C.; JEDLICKA, L. D. L. Atividades extensionistas durante o ensino remoto, são possíveis? : Relato de experiência no curso de Saúde Coletiva. Olhares & Trilhas, v. 23, n. 2, 2021. https://doi.org/10.14393/OT2021v23.n.2.60176

GALHRDI, Cláudia P. et al. Fato ou Fake? Uma análise da desinformação frente à pandemia da Covid-19 no Brasil. Ciência & Saúde Coletiva [online]. 2020, v. 25, suppl 2. https://doi.org/10.1590/1413-812320202510.2.28922020

GRUZD, A. et al. FromFacebooktoYouTube: The PotentialExposureto COVID-19 Anti-VaccineVideoson Social Media. Social media +society, v. 9, n. 1, 2023. https://doi.org/10.1177/20563051221150403

GUSSO, Hélder Lima et al. Ensino Superior em tempos de pandemia: Diretrizes à Gestão Universitária. Educ. Soc., v. 41, e238957, 2020. https://doi.org/10.1590/2177-9465-ean-2020-0521

MATTOS, Alexandre M. et al. Fake News em tempos de COVID-19 e seu tratamento jurídico no ordenamento brasileiro. Esc. Anna Nery [online]. v. 25, n. spe., 2021. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2020-0521

NETO, M. et al. Fake news in the context of the covid-19 pandemic. Cogitare Enfermagem, v. 25, 2020. http://dx.doi.org/10.5380/ce.v25i0.72627

REIS, R. M. et al. Trabalho remoto e uso de redes sociais como instrumentos de extensão e aprendizagem durante a pandemia de COVID-19. Rev. Fac. Odontol. UPF, v. 27, n. 1, 2023. https://doi.org/10.5335/rfo.v27i1.13318

SANTANA, Regis R. et al. Extensão Universitária como Prática Educativa na Promoção da Saúde. Educ. Real. [online]. 2021, v. 46, n. 2. https://doi.org/10.1590/2175-623698702

Publicado
2024-10-19
Como Citar
DE SOUZA QUEIROGA, A.; MOREIRA REIS, R.; OLIVEIRA, L. M. F.; DE OLIVEIRA, V.; MILUSKA SUCA SALAS, M. Desmistificando as “fake news” sobre saúde nas redes sociais: relato de experiência. Expressa Extensão, v. 29, n. 3, p. 86-92, 19 out. 2024.