Horta escolar: semeando conhecimentos

Palavras-chave: : Horta pedagógica; educação ambiental; extensão universitária

Resumo

Este estudo representa a implantação de uma horta escolar em uma escola de ensino fundamental e médio, onde as crianças tiveram a oportunidade de acompanhar na prática o cuidado com o solo, o desenvolvimento de um minhocário e o cultivo de plantas, desde chás até hortaliças. Visando acompanhar cada etapa do processo, desde o plantio da semente até o seu desenvolvimento, aprimorando desta maneira os conhecimentos teóricos trabalhados em salas de aula. Bem como, para a divisão dos canteiros foi utilizado garrafas pet, promovendo a conscientização para a utilização de práticas de reutilização de materiais recicláveis, com o objetivo de utilização destes alimentos para refeições dentro da própria escola. Com esta prática despertou a percepção das crianças para uma alimentação mais saudável, o conhecimento da origem dos alimentos, o cuidado e preservação do meio ambiente, promovendo valores que inspiram positivamente em atitudes e perspectivas futuras como adultos, além de influenciar o diálogo em grupo e ajudar a compreender práticas do cotidiano, assim como assuntos tratados em outras matérias que podem se relacionar.

Biografia do Autor

Ana Paula Madaloz, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Chapecó, SC, Brasil.
Técnica em Agropecuária pelo Instituto Federal Farroupilha, campus Frederico Westphalen, RS (2021); Acadêmica da quinta fase do curso de Agronomia, na Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó, SC. Atua como bolsista no projeto de extensão "Horta escolar semeando conhecimentos”. E-mail: ana.madaloz@estudante.uffs.edu.br          
Vanessa Neumann Silva, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Chapecó, SC, Brasil.
Possui curso Técnico em Agroindústria pelo Conjunto Agrotécnico Visconde da Graça-CAVG (2002), graduação em Agronomia (UFPel-2007), mestrado em Ciência e Tecnologia de Sementes (UFPel-2009) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade de São Paulo (USP-2012) com período sanduíche na Ohio State University (Estados Unidos da América). Atuou como Visiting Scholar na Ohio State University, no Departamento de Horticultura e Produção Vegetal e no Centro de Germoplasma de Plantas Ornamentais-OPGC, conduzindo pesquisas com fisiologia de sementes de hortaliças e flores. Atuou como professora temporária, de 2012 a 2014 e professora adjunta de 2014 a 2016 na Universidade Federal do Pampa, campus Itaqui, nos cursos de Graduação em Agronomia, Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e Especialização em Produção Vegetal. Desde março de 2016 é Professora Adjunta na Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Atua nos cursos de Agronomia e de pós-graduação Especialização em Produção Vegetal; é atualmente coordenadora do curso de Especialização em Produção Vegetal da UFFS campus Chapecó; membro do grupo de pesquisa Agroecossistemas Sustentáveis, trabalhando com enfoque em Fisiologia de Sementes e Horticultura. E-mail: vanessa.neumann@uffs.edu.br
Eliandra De Lima, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Chapecó, SC, Brasil.
Acadêmica da sétima fase no curso de Agronomia pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Membro ativo do Núcleo de Estudos em Fitossanidade (NEFIT) - UFFS. Atualmente bolsista de iniciação científica no grupo de pesquisa NEFIT. e-mail: eliandra.lima@estudante.uffs.edu.br
Maria Eduarda Ruhoff, Universidade Federal da Fronteira Sul, Campus Chapecó. Chapecó, SC, Brasil.
Acadêmica da quarta fase do curso de Agronomia pela Universidade Federal Fronteira Sul (UFFS), Campus Chapecó. Bolsista de Iniciação científica na área de Horticultura. Voluntária no projeto de extensão: “Horta escolar semeando conhecimentos’. E-mail: dudaah319@gmail.com

Referências

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Publicado
2024-10-19
Como Citar
MADALOZ, A. P.; SILVA, V. N.; DE LIMA, E.; RUHOFF, M. E. Horta escolar: semeando conhecimentos. Expressa Extensão, v. 29, n. 3, p. 55-71, 19 out. 2024.