Horta escolar: semeando conhecimentos
Resumo
Este estudo representa a implantação de uma horta escolar em uma escola de ensino fundamental e médio, onde as crianças tiveram a oportunidade de acompanhar na prática o cuidado com o solo, o desenvolvimento de um minhocário e o cultivo de plantas, desde chás até hortaliças. Visando acompanhar cada etapa do processo, desde o plantio da semente até o seu desenvolvimento, aprimorando desta maneira os conhecimentos teóricos trabalhados em salas de aula. Bem como, para a divisão dos canteiros foi utilizado garrafas pet, promovendo a conscientização para a utilização de práticas de reutilização de materiais recicláveis, com o objetivo de utilização destes alimentos para refeições dentro da própria escola. Com esta prática despertou a percepção das crianças para uma alimentação mais saudável, o conhecimento da origem dos alimentos, o cuidado e preservação do meio ambiente, promovendo valores que inspiram positivamente em atitudes e perspectivas futuras como adultos, além de influenciar o diálogo em grupo e ajudar a compreender práticas do cotidiano, assim como assuntos tratados em outras matérias que podem se relacionar.Downloads
Referências
DE OLIVEIRA ALVES, S. B. Horta escolar como espaço didático pedagógico na promoção da segurança alimentar e nutricional no semiárido. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO, 17 de fevereiro de 2024. Disponível em: https://ifbaiano.edu.br/portal/mestrado-producao-vegetal-guanambi/wp-content/uploads/sites/72/2024/03/Versao-Final-TCC-Sidneia.pdf. Acesso em: 03 set. 2024.
CUNHA, M. E. S. et al. Teoria e prática: importância da atividade de prospecção fitoquímica nas aulas de química orgânica para a identificação de metabólitos secundários. 21° Simpósio Brasileiro de Educação Química, p. 10, 2024. Disponível em: https://www.abq.org.br/simpequi/2024/trabalhos/90/A90T25479-1721398157.pdf. Acesso em: 19 de jul. 2024.
DE MELO, L. S. E.et al. Plantando saúde: educação alimentar na infância através da horta escolar. OBSERVATÓRIO DE LA ECONOMÍA LATINOAMERICANA, v. 22, n. 8, p. e6407-e6407, 2024.
DE SOUZA, A. G.et al.Circuito Verde: uma experiência em educação ambiental. Extensão Tecnológica: Revista de Extensão do Instituto Federal Catarinense, v. 11, n. 21, p. 57-85, 2024.
KOEHLER, S. M. F.; GONZALES, N. G. P.; MARPICA, J. B. A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentes. Desidades n.29, p.168-185, 2021.
MACIEL, Ana Júlia. Estudo da USP mostra que populaçao mais pobre consume mais alimentos industrializados. Agencia Universitaria de noticias. 2022. Disponivel em: https://aun.webhostusp.sti.usp.br/index.php/2022/10/20/estudo-da-usp-mostra-que-populacao-mais-pobre-consome-mais-alimentos-industrializados/ . Acesso em: 02 de set. 2024.
SANTOS, A. L. et al. A criação de uma horta escolar como ferramenta ao ensino de Educação Ambiental. Brazilian Journal of Development, v.6, n.10,p. 78811-78827,2020.
SILVA, D. A.; POLLI, H. Q. A importância da agricultura orgânica para a saúde e o meio ambiente. Revista Interface Tecnológica, v. 17, n. 1, p. 505-516, 2020.
TOURO, C. R. Horta Escolar - Promovendo Educação, Saúde e Interdisciplinaridade, v. 27, p.1-14, 2023.
Copyright (c) 2024 Expressa Extensão
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.