Oficina itinerante de fósseis nas escolas públicas do ensino básico do município de Santarém - PA

  • Geize Carolinne Correia Andrade Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Tapajós, Santarém, Pará, Brasil.
  • Luana dos Santos Lima Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
  • Rick Souza de Oliveira Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Tapajós, Santarém, Pará, Brasil.
Palavras-chave: educação, ensino básico, geologia, paleontologia, geociências

Resumo

O ensino da Ciência é disponibilizado a partir dos anos iniciais do Ensino Fundamental, desenvolvendo no aluno a capacidade de interpretar e compreender o mundo em que se vive a partir dos fenômenos naturais. No entanto, Geologia e a Paleontologia são conteúdos que não possuem destaque no Ensino Básico, sendo eventualmente mencionados no estudo das Ciências da Natureza. Diante disto, o presente trabalho teve a finalidade de acessibilizar o estudo das Geociências nas escolas públicas da cidade de Santarém – PA, a partir de oficinas interativas em turmas do Ensino Básico. A execução do trabalho apresentado deu-se no Laboratório de Paleontologia e Bioestratigrafia da Universidade Federal do Oeste do Pará, como também na Escola Diocesana São Francisco. De forma artesanal, os discentes do curso de Geologia da UFOPA confeccionaram réplicas de fósseis, os quais foram apresentados de forma interativa e dinâmica no Laboratório de Biologia da EDSF aos docentes e alunos do Ensino Médio. As atividades realizadas foram direcionadas a setenta alunos do Ensino Médio. A metodologia mostrou-se eficiente para o estímulo de ideias dos participantes, promovendo a aprendizagem e o conhecimento acerca do patrimônio paleontológico. Ao final, os participantes fizeram comentários e explanaram dúvidas, as quais contribuíram para revelar um resultado satisfatório. A partir desta ação de extensão, pode-se concluir que a oficina itinerante de fósseis foi um instrumento de informação e enriquecimento para as futuras aulas de Biologia, como também favoreceu a conscientização acerca da importância da Geociências para a sociedade.

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Biografia do Autor

Geize Carolinne Correia Andrade Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Tapajós, Santarém, Pará, Brasil.
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) - Professor Doutor - Instituto de Engenharia e Geociências/ Programa Ciências da Terra - Curso de Geologia - UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Unidade Tapajós - Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé | CEP 68040-255 | Santarém, Pará, Brasil. E-mail: geize.oliveira@ufopa.edu.br
Luana dos Santos Lima, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, Rio de Janeiro, RJ, Brasil
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – Faculdade de Geologia (FGEL) - Programa de Pós-Graduação em Geociências (PPGG) -– Curso de Mestrado - Rua São Francisco Xavier, Bloco A, Bairro Maracanã | CEP 20550-900 | Rio de Janeiro – RJ, Brasil. E-mail: luanalima.a@hotmail.com
Rick Souza de Oliveira, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA, Tapajós, Santarém, Pará, Brasil.
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA) - Professor Mestre - Instituto de Engenharia e Geociências/ Programa Ciências da Terra - Curso de Geologia - UFOPA - Universidade Federal do Oeste do Pará - Unidade Tapajós - Rua Vera Paz, s/n - Bairro Salé | CEP 68040-255 | Santarém, Pará, Brasil. Doutorando em Geologia Regional, PPG – Universidade de Brasília (UNB). E-mail: rick.oliveira@ufopa.edu.br

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
OLIVEIRA, G. C. C. A.; LIMA, L. DOS S.; OLIVEIRA, R. S. DE. Oficina itinerante de fósseis nas escolas públicas do ensino básico do município de Santarém - PA . Expressa Extensão, v. 28, n. 1, p. 71-79, 30 dez. 2022.