O corpo em movimento na educação infantil: uma proposta extensionista de formação em tempos de isolamento social
Resumo
Neste texto, apresentamos reflexões tecidas durante a realização do curso de extensão “O corpo em movimento na Educação Infantil”, promovido no primeiro semestre de 2020 pelas professoras do Departamento de Pedagogia da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná. Realizado em contexto pandêmico, na modalidade online, objetivou oportunizar reflexões sobre a importância do corpo em movimento na educação de crianças pequenas, relacionando-as com o trabalho pedagógico. A proposta foi realizada por meio de conversas virtuais, como forma de provocar interação e troca de experiências. O curso aconteceu em quatro encontros, e em cada um deles foram abordados temas específicos, com a participação de especialistas da área e professoras da Educação Básica, oriundas de diversas instituições do país, explanando sobre as diversas possibilidades de compreensão do corpo e/em movimento. Foram relatadas pesquisas e experiências cotidianas, o que favoreceu o diálogo e estreitou as relações entre universidade e escola. O curso foi avaliado pelos participantes como um espaço fundamental para repensar a docência e as necessidades das crianças no período pandêmico mediante o Ensino Remoto Emergencial e para além dele, quando pudessem retornar às atividades presenciais. As coordenadoras do curso constataram a abrangência do curso para diferentes regiões do país como um fator relevante para a formação continuada naquele momento.Downloads
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