O corpo em movimento na educação infantil: uma proposta extensionista de formação em tempos de isolamento social

  • Daiana Camargo Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Marilúcia Antonia de Resende Peroza Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil
  • Izabelle Cristina de Almeida Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil
Palavras-chave: formação de professores, extensão universitária, corpo e movimento

Resumo

Neste texto, apresentamos reflexões tecidas durante a realização do curso de extensão “O corpo em movimento na Educação Infantil”, promovido no primeiro semestre de 2020 pelas professoras do Departamento de Pedagogia da UEPG - Universidade Estadual de Ponta Grossa - Paraná. Realizado em contexto pandêmico, na modalidade online, objetivou oportunizar reflexões sobre a importância do corpo em movimento na educação de crianças pequenas, relacionando-as com o trabalho pedagógico. A proposta foi realizada por meio de conversas virtuais, como forma de provocar interação e troca de experiências. O curso aconteceu em quatro encontros, e em cada um deles foram abordados temas específicos, com a participação de especialistas da área e professoras da Educação Básica, oriundas de diversas instituições do país, explanando sobre as diversas possibilidades de compreensão do corpo e/em movimento. Foram relatadas pesquisas e experiências cotidianas, o que favoreceu o diálogo e estreitou as relações entre universidade e escola. O curso foi avaliado pelos participantes como um espaço fundamental para repensar a docência e as necessidades das crianças no período pandêmico mediante o Ensino Remoto Emergencial e para além dele, quando pudessem retornar às atividades presenciais. As coordenadoras do curso constataram a abrangência do curso para diferentes regiões do país como um fator relevante para a formação continuada naquele momento.

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Biografia do Autor

Daiana Camargo, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil
Doutora em Ciencias de la Educación pela Universidade Nacional de La Plata – Argentina.Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa; Editoraadjunta da Revista Olhar de Professor- UEPG. Vice-líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensãoem Educação Infantil - GEPEEDI (UEPG-Cnpq).
Marilúcia Antonia de Resende Peroza, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUCPR. Professora do Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa e do Programa de Pós-Graduação PPGE/UEPG. Editora da Revista Olhar de Professor-UEPG. Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil -GEPEEDI (UEPG-Cnpq).
Izabelle Cristina de Almeida, Universidade Estadual de Ponta Grossa. Ponta Grossa, PR, Brasil
Doutoranda em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. Possui Licenciatura em Pedagogia e Educação Física. Integrante do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Infantil - GEPEEDI (UEPG-Cnpq) e do Grupo de Pesquisa sobre Trabalho Docente - GEPTRADO (UEPG-Cnpq). Professora colaboradora do Departamento de Pedagogia na Universidade Estadual de Ponta Grossa e na Faculdade Sagrada Família.

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
CAMARGO, D.; PEROZA, M. A. DE R.; ALMEIDA, I. C. DE. O corpo em movimento na educação infantil: uma proposta extensionista de formação em tempos de isolamento social. Expressa Extensão, v. 28, n. 1, p. 136-150, 30 dez. 2022.