Retomada do grupo hiperdia na atenção primária à saúde após dois anos de pandemia: relato de experiência

  • Renata Marques de Oliveira Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil
  • Camila Santos da Volta Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil
  • Anna Carolina Zaiden dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.
  • Cristiane Neiva Carvalho Dilly Universidade Católica de Minas Gerais, MG, Brasil
Palavras-chave: hipertensão, diabetes mellitus, educação em saúde, atenção primária à saúde

Resumo

A suspensão de algumas atividades na Atenção Primária à Saúde em decorrência da pandemia de Covid-19, como o grupo HiperDia, comprometeu o acompanhamento de pacientes crônicos com Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus. Este artigo objetiva relatar a experiência de uma discente de graduação em Enfermagem, de uma Universidade Federal, no planejamento e implementação da retomada de grupo com pacientes com diabetes e/ou hipertensão arterial, na Atenção Primária à Saúde, após dois anos de pandemia. São relatadas duas intervenções realizadas: capacitação dos profissionais de uma Unidade Básica de Saúde acerca da temática grupos e retomada do grupo HiperDia. A retomada do grupo HiperDia foi definida após constatar que metade das pessoas que procuravam a unidade, durante o acolhimento às demandas espontâneas, tinham HAS e/ou DM e apresentavam como demanda a renovação de receitas ou a agudização da condição crônica. A capacitação da equipe antes da retomada dos grupos foi definida devido à identificação de compreensão limitada dos profissionais acerca dos pressupostos teóricos da realização de grupos. Após realização da capacitação, 94,7% dos profissionais disseram se sentir mais seguros para as atividades grupais. Quanto à retomada do grupo HiperDia, os encontros foram conduzidos com a preocupação em garantir espaço para a fala dos participantes, o que permitiu troca de experiências entre eles e relato de alguns quanto à intenção de modificar comportamentos. As duas intervenções favoreceram o enriquecimento da formação profissional da discente, além de ter gerado reflexões em relação aos avanços necessários na condução de grupos na Atenção Primária à Saúde.

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Biografia do Autor

Renata Marques de Oliveira, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil
Doutora e Professora Adjunta do Departamento de Enfermagem Aplicada da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: renata_marques@outlook.com
Camila Santos da Volta, Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil
Acadêmica do Curso de Enfermagem da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: camilavolta2@gmail.com
Anna Carolina Zaiden dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais, MG, Brasil.
Enfermeira, Mestranda da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. E-mail: annazaiden@gmail.com
Cristiane Neiva Carvalho Dilly, Universidade Católica de Minas Gerais, MG, Brasil
Enfermeira, Graduada e Pós Graduada pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. E-mail: crisdilly@gmail.com

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Publicado
2022-12-30
Como Citar
OLIVEIRA, R. M. DE; VOLTA, C. S. DA; SANTOS, A. C. Z. DOS; DILLY, C. N. C. Retomada do grupo hiperdia na atenção primária à saúde após dois anos de pandemia: relato de experiência. Expressa Extensão, v. 28, n. 1, p. 166-180, 30 dez. 2022.