Matemática em libras: uma memória visual sobre o projeto mathlibras

  • Thaís Philipsen Grützmann Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil.
  • Kelvin Wendel Bohn Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil.
  • Gabriel Henrique Possignolo Gomes Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil
  • Tatiana Bolivar Lebedeff Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil.
Palavras-chave: videoaula, educação de surdos, Libras, educação matemática

Resumo

O texto se refere a uma memória visual da extensão, cujo objetivo principal é apresentar as vivências no projeto MathLibras e relatar os desafios sentidos por dois acadêmicos bolsistas do curso de Cinema e Audiovisual, no segundo semestre de 2022, período de ingresso no projeto. Esta memória visual visa destacar os desafios da compreensão de uma nova língua, a experiência multidisciplinar e o estudo inicial sobre Pedagogia Visual realizados no projeto, que é uma parceria entre o Instituto de Física e Matemática e o Centro de Letras e Comunicação, vinculados à Universidade Federal de Pelotas. O MathLibras é um projeto que visa produzir videoaulas para o ensino de Matemática básica em Libras. A equipe é multidisciplinar, composta por professores surdos e ouvintes, bolsistas, mestrandos e doutorandos de várias áreas de atuação. Destacam-se as produções dos bolsistas, a partir da edição, animação e legendagem das videoaulas que foram gravadas ainda em 2019, antes da pandemia, e o processo de familiarização com a proposta pedagógica do projeto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Philipsen Grützmann, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil.
Doutora em Educação. Professora do Departamento de Educação Matemática e Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática -Instituto de Física e Matemática. E-mail: thaisclmd2@gmail.com
Kelvin Wendel Bohn, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil.
Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual. E-mail: kelvinbohn@gmail.com
Gabriel Henrique Possignolo Gomes, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil
Acadêmico do Curso de Cinema e Audiovisual. E-mail: gabrielxpossignolo@gmail.com
Tatiana Bolivar Lebedeff, Universidade Federal de Pelotas - Pelotas, RS, Brasil.
Doutora em Psicologia do Desenvolvimento – Área de Libras e Programa de Pós-Graduação em Letras – Centro de Letras e Comunicação. E-mail: tblebedeff@gmail.com

Referências

ARAÚ JO, K. A teatralidade do surdo na performance. 2015. 124f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Performances Culturais) – Escola de Música e Artes Cênicas, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.

LEBEDEFF , T. B.; GRUTZMANN, T. P. Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula. Educação Matemática em Revista - RS, v. 2, n. 22, 2021, p. 160-167.

LEBEDEFF , T. B.; GRUTZMANN, T. P. Visualidade na educação: reflexões sobre sua importância e possibilidades de uso em sala de aula. Educação Matemática em Revista - RS, v. 2, n. 22, 2021, p. 160-167.

NOGUEIRA , C. M. I. (org.). Surdez, inclusão e matemática. Curitiba: CRV, 2013.

GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B. MathLibras. Revista Espaço, Rio de Janeiro. n. 55. jan.-jun. 2021. p. 275-279.

GRUTZMANN, T. P.; LEBEDEFF, T. B.; ALVES, R. da S.; Recursos visuais para o ensino de matemá-tica: uma discussão sobre o MathLibras. Revista Espaço, Rio de Janeiro, n. 52. jul.-dez. 2019.
Publicado
2023-05-24
Como Citar
GRÜTZMANN, T. P.; BOHN, K. W.; GOMES, G. H. P.; LEBEDEFF, T. B. Matemática em libras: uma memória visual sobre o projeto mathlibras. Expressa Extensão, v. 28, n. 2, p. 188-193, 24 maio 2023.