Educação em tempos de pandemia: e quando a conexão virtual não é possível? gibi!

  • Barbara Lage Ignacio Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6943-7348
  • Bianca Acayaba dos Santos Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6833-618X
  • Raphael Vitorino Gloria Giannetto Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
  • Tatiana Martelli Mazzo Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
  • Paula Kasten Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
  • Mayara Ornelas dos Santos Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Palavras-chave: cultura oceânica, década do oceano, vulnerabilidade socioambiental, educação, ilustração digital

Resumo

O Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) fomenta o letramento científico em cultura oceânica e cidadania ambiental a crianças e jovens do Dique da Vila Gilda (Santos, SP), região de alta vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Desde 2018 atuando em ações presenciais e, diante da necessidade de distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, foi preciso nos reinventarmos. A produção, impressão e distribuição de gibis permitiram a conexão e continuação das atividades educativas diante da realidade de limitadíssimo ou nenhum acesso ao espaço virtual. Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação da arte digital na construção do conhecimento de jovens cientistas e, considerando o cenário pandêmico, a estratégia de elaboração de um material físico e de distribuição porta a porta. O gibi permitiu a aprendizagem de conceitos oceânicos, protagonismo das crianças e jovens e conscientização ambiental sobre o lugar que residem, incentivando ações de divulgação científica.

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Biografia do Autor

Barbara Lage Ignacio, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Professora Doutora Barbara Lage Ignacio - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Bianca Acayaba dos Santos, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar. Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Raphael Vitorino Gloria Giannetto, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Aluno - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Tatiana Martelli Mazzo, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Professora Doutora Tatiana Martelli Mazzo - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Paula Kasten, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Pesquisadora Pós-doutoranda - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Mayara Ornelas dos Santos, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Graduanda de engenharia ambiental - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.

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Publicado
2023-03-08
Como Citar
IGNACIO, B. L.; SANTOS, B. A. DOS; GIANNETTO, R. V. G.; MAZZO, T. M.; KASTEN, P.; SANTOS, M. O. DOS. Educação em tempos de pandemia: e quando a conexão virtual não é possível? gibi!. Expressa Extensão, v. 28, n. especial, p. 6-12, 8 mar. 2023.