Educação em tempos de pandemia: e quando a conexão virtual não é possível? gibi!

  • Barbara Lage Ignacio Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0001-6943-7348
  • Bianca Acayaba dos Santos Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-6833-618X
  • Raphael Vitorino Gloria Giannetto Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
  • Tatiana Martelli Mazzo Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
  • Paula Kasten Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
  • Mayara Ornelas dos Santos Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Palavras-chave: cultura oceânica, década do oceano, vulnerabilidade socioambiental, educação, ilustração digital

Resumo

O Programa Maré de Ciência da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) fomenta o letramento científico em cultura oceânica e cidadania ambiental a crianças e jovens do Dique da Vila Gilda (Santos, SP), região de alta vulnerabilidade socioeconômica e ambiental. Desde 2018 atuando em ações presenciais e, diante da necessidade de distanciamento social durante a pandemia da COVID-19, foi preciso nos reinventarmos. A produção, impressão e distribuição de gibis permitiram a conexão e continuação das atividades educativas diante da realidade de limitadíssimo ou nenhum acesso ao espaço virtual. Este artigo tem como objetivo relatar a aplicação da arte digital na construção do conhecimento de jovens cientistas e, considerando o cenário pandêmico, a estratégia de elaboração de um material físico e de distribuição porta a porta. O gibi permitiu a aprendizagem de conceitos oceânicos, protagonismo das crianças e jovens e conscientização ambiental sobre o lugar que residem, incentivando ações de divulgação científica.

Biografia do Autor

Barbara Lage Ignacio, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Professora Doutora Barbara Lage Ignacio - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Bianca Acayaba dos Santos, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Graduanda do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia do Mar. Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Raphael Vitorino Gloria Giannetto, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Aluno - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Tatiana Martelli Mazzo, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Professora Doutora Tatiana Martelli Mazzo - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Paula Kasten, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Pesquisadora Pós-doutoranda - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.
Mayara Ornelas dos Santos, Universidade Federal de São Paulo, Santos, SP, Brasil.
Graduanda de engenharia ambiental - Instituto do Mar - Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista - Rua Carvalho de Mendonça, 144 - Santos/SP - CEP: 11070-100.

Referências

ADOBE Photoshop. Versão 22.0.0: Adobe Inc, 2022.

ADOBE InDesign. Versão 15.0: Adobe Inc, 2022.

CETIC. Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), CGI.br/NIC.br. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios 2019. Disponível em: https://www.cetic.br/. Acesso em: 24 jun. 2022.

CORELDRAW. Versão 23.1.0.389: Corel Corporation, 2021.

FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS. Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus. 2021. Disponível em: https://www.fcc.org.br/fcc/fcc-noticia/retratos-da-educacao-na-pandemia. Acesso em: 26 jun. 202

INKSCAPE. Versão 1.2: GNU General Public License, 2022. Disponível em: https://inkscape.org/. Acesso em: 2 nov. 2022.

MAZZO, Tatiana M.; KASTEN, Paula; IGNACIO, Barbara Lage. Promovendo o desenvolvimento sustentável através do protagonismo infanto-juvenil na cultura oceânica. In: ALVES, Lucineia (org.). Teoria e prática na Educação. Rio de Janeiro: Autografia Editora, 2021. v. 2.

NASCIMENTO, Bruno Santos; FERREIRA, Rodrigo da S. Projeto Gibi Didático: um trabalho interdisciplinar no Ensino da Matemática no Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE HISTÓRIAS E INVESTIGAÇÕES DE/EM AULAS DE MATEMÁTICA - SHIAM, 6., 2017, Campinas. Anais [...]. Campinas, 2017.

OLIVEIRA, Manoel Garcia de; GARCIA, Nayara Fernanda Lisboa; SOUZA FILHO, Moacir Pereira de. Os impactos da linguagem narrativa ilustrada como ferramenta pedagógica no ensino de Química. Revista Philologus, v. 26, n. 78, Supl., p. 2626-35, 2020.

RAMOS, Maria Parreiras; BARBOSA, Renata S. S. Histórias em quadrinhos no espaço escolar: algumas possibilidades estratégicas. In: ALVES, Lucineia (org.). Teoria e prática na Educação. Rio de Janeiro: Autografia Editora 2021. v. 2.

REZENDE, L. A. Leitura e formação de leitores: vivências teórico-práticas. Londrina: Eduel, 2009.

RIECKMANN, Marco. Education for sustainable development goals: learning objectives. [S. l.]:
Unesco Publishing, 2017.

SANTORO, Francesca et al. Cultura oceânica para todos: kit pedagógico. UNESCO Electronic
Paper. France 2020. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000373449.
Acesso em: 25 jun. 2022.

SCHNETZLER, R. P. Conceituando a pesquisa em ensino de Química. Química Nova na Escola,
v. 20, 2004.

STEVANIM, Luiz Felipe et al. Exclusão nada remota: desigualdades sociais e digitais dificultam
a garantia do direito à educação na pandemia. RADIS: Comunicação e Saúde, n. 215, p. 10-15,
ago. 2020.

UNESCO. RIECKMANN, Marco. Education for sustainable development goals: Learning objectives. [S. l.]: Unesco Publishing, 2017.

UNICEF. Fundo das Nações Unidas para a Infância. Cenário da exclusão escolar no Brasil.
Brasília: Escritório da Representação do Unicef no Brasil, 2021. Disponível em: https://www.
unicef.org/brazil/relatorios/cenario-da-exclusao-escolar-no-brasil. Acesso em: 22 jun. 2022.

VERGUEIRO, W. Quadrinhos Infantis In: (Org), Quadrinhos na educação: da rejeição à prática.
São Paulo: Contexto, 2004.

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQ no ensino. In: RAMA, Angela et al. (org.). Como usar as
histórias em quadrinhos na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2004.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. São
Paulo: Contexto, 2009.
Publicado
2023-03-08
Como Citar
IGNACIO, B. L.; SANTOS, B. A. DOS; GIANNETTO, R. V. G.; MAZZO, T. M.; KASTEN, P.; SANTOS, M. O. DOS. Educação em tempos de pandemia: e quando a conexão virtual não é possível? gibi!. Expressa Extensão, v. 28, n. especial, p. 6-12, 8 mar. 2023.