A extensão universitária como ferramenta de inclusão digital: um relato de minicurso remoto de prototipagem aplicada
Resumo
As tecnologias de modelagem e impressão 3D estão cada vez mais sendo utilizadas nas mais variadas áreas. Contudo, é notório que o domínio destas tecnologias ainda está distante da realidade da maior parte da sociedade. Este presente artigo conta com relato de experiência de um projeto de extensão realizado pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) cujo propósito alcançado foi trazer uma inserção ao domínio de uma ferramenta de criação de protótipos virtuais, ao público interno e externo à universidade.Downloads
Referências
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 2016. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Pec/msg1078-951015.htm. Acesso em: 2 dez. 2021.
FARIAS, A. V. Autodesk Inventor: possíveis aplicações para o ensino de Engenharia e Física. Angicos, 2021.
PALHAIS, Catarina Bela Cardoso. Prototipagem: uma abordagem ao processo de desenvolvimento de um produto. Lisboa: Universidade de Lisboa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/29163/2/ULFBA_TES_942.pdf. Acesso em: 31 ago 2021.
SILVA, Miriam Ferreira da; MENDOZA, Cynthia Carolina González. A importância do ensino, pesquisa e extensão na formação do aluno do Ensino Superior. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, Ano 5, v. 8, n. 6, p. 119-133, jun. 2020. Disponível em:https://www.nucleodoconhecimento.com.br/educacao/pesquisa-e-extensao. Acesso em 2 dez. 2021
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.