Ações integradas para proteção do igarapé santos no município de Tucuruí-Pará
Resumo
O crescimento urbano desordenado traz consigo diversos impactos para o meio ambiente, evidenciando assim a necessidade de ações que busquem minimizar esses impactos, o intuito deste artigo é apresentar do projeto “Ações Integradas para Proteção e Revitalização do Igarapé Santos no Município de Tucuruí-PA”, que teve como objetivo a realização de ações educativas voltadas para preservação da bacia hidrográfica Santos, tendo como público alvo do projeto a comunidade e alunos do ensino fundamental. As ações produziram duas cartilhas digitais, uma live sobre a importância da bacia do igarapé Santos e um concurso de desenho com premiação para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Doutora Júlia Passarinho, que fica localizada próximo à área de estudo.Referências
BRASIL. Ministério do Meio Ambiente. Diretoria de Educação Ambiental. Ministério da Educação. Coordenação Geral de Educação Ambiental. Programa Nacional de Educação Ambiental
– ProNEA. 3. Ed. Brasília: Ministério do Meio Ambiente, 2005. Disponível: http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaoambiental/pronea3.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
BRASIL. Novo Código Florestal. Lei Nº 12.651, de 25 de maio de 2012. Disponível em:http://www.mma.gov.br/port/conama/processos/2C87C7CF/SeminAPPConamaMaJoseIntrodCodFlor.pdf. Acesso em: 14 jul. 2022.
FARIAS, A. L. A.; MARNO, T. S. C.; FREITAS, M. R. F. Gestão ambiental e impactos socioambientais na Amazônia: o (des)envolvimento a partir da UHE Tucuruí, PA. Disponível em: https://
revista.ibict.br/p2p/article/view/5507/5176. Acesso em: 15 jul. 2022.
HOMEM no Igarapé Grande em Boa Vista/RR. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciência e Matemática. Cuiabá, 2019.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Censo Brasileiro de 2010: Pará. Brasília: IBGE, 2022.
INSTITUTO ESTADUAL DO AMBIENTE. Educação ambiental: conceitos e práticas na gestão ambiental pública.2019. Disponível em: http://www.inea.rj.gov.br/wp-content/ uploads/2019/01/Guia-de-Educa%C3%A7%C3%A3o-Ambiental.pdf. Acesso em: 15 jul. 2022.
MOREIRA, R. S. S.; TEIXEIRA, A. S. M. Impactos ambientais causados pela ação do homem no Igarapé Grande em Boa Vista/RR. Revista da Rede Amazônica de Educação em Ciência e
Matemática, Cuiabá, 2019.
MATTARA, B. Como a família pode contribuir para a assimilação da Educação Ambiental? Autossustentável. 2020. Disponível em: https://autossustentavel.com/2020/08/como-a-familia-pode-contribuir-para-a-assimilacao-da-educacao-ambiental.html. Acesso em: 15 jul. 2022.
OLIVEIRA NETO, V. P. O.; CARMO, J. A. Ocupações irregulares em áreas de preservação permanente de córregos urbanos no município de Terra Nova do Norte-Mato Grosso. 2021. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/5769/5769683660 14/html/. Acesso em: 15 jul. 2022.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.