Analisando edições da semana nacional de ciência e tecnologia pela óptica da alfabetização científica e da educação CTS

Palavras-chave: divulgação científica, educação não formal, cultura científica

Resumo

As Semanas Nacionais de Ciência e Tecnologia (SNCT) acontecem desde 2004, congregando atividades de educação e popularização da ciência em todo o país. Sua concepção e institucionalização refletem um projeto de política pública e educacional com vistas a uma cidadania alfabetizada cientificamente e de aproximação das relações entre ciência, tecnologia e sociedade. A cada ano, o Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação divulga uma temática central para as ações da SNCT, formalizadas em um slogan e um cartaz de divulgação. Neste artigo iniciamos uma análise destes materiais, buscando reconhecer indícios de um pretenso vínculo de concepção desta política pública com os princípios da Educação, Ciência, Tecnologia e Sociedade e da Alfabetização Científica e Tecnológica. Como resultados, descrevemos e exploramos seis edições do maior evento de divulgação e popularização da ciência do país, detalhando seus temas, artes de divulgação e dados associados .

Biografia do Autor

Marcelo Valerio, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, PR, Brasil.
Doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática pela Universidade Estadual de Maringá. Professor da Universidade Federal do Paraná. E-mail: marcelovalerio@ufpr.br
Antonio Carlos Santos Júnior, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, PR, Brasil.
Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. E-mail:sgtjunior1975@gmail.com
Leonir Lorenzetti, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, PR, Brasil.
Doutorado em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor da Universidade Federal do Paraná. E-mail: leonirlorenzetti22@gmail.com.br
Jailson Rodrigo Pacheco, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, Paraná, PR, Brasil.
Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática da Universidade Federal do Paraná. E-mail:jailsonrp@ufpr.br

Referências

ACEVEDO-DÍAZ, J. A. La tecnología en las relaciones CTS: una aproximaciónal tema. Enseñanza de las Ciencias, Barcelona, v. 14, n. 1, p. 35-44, 1996. Disponível em: https://ensciencias.uab.
cat/article/view/v14-n1-acevedo/2145. Acesso em: 27 nov. 2022.

AULER, D.; BAZZO, W. A. Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro. Ciência & Educação, Bauru, v. 7, p. 1-13, 2001. Disponível em: https://
www.scielo.br/j/ciedu/a/wJMcpHfLgzh53wZrByRpmkd/?format=pdf. Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Brasília, 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/popularizacao-da-ciencia/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia. Acesso em: 27 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. O que é a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia? Brasília, 2022. Disponível em: https://semanact.mcti.gov.br/o-que-e-a-semana-
-nacional-de-ciencia-e-tecnologia. Acesso em: 15 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2007: Terra. Brasília, 2007. Disponível em: https://semanact.mcti.gov.br/
snct2007. Acesso em: 20 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2009: ciência no Brasil. Brasília, 2009. Disponível em: https://semanact.mcti.gov.
br/snct2009. Acesso em: 10 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2010: ciência para o desenvolvimento sustentável. Brasília, 2010. Disponível em:
https://semanact.mcti.gov.br/snct2010. Acesso em: 12 nov. 2022.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) de 2019: bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável.
Brasília, 2019. Disponível em: https://semanact.mcti.gov.br/snct2019. Acesso em: 14 nov. 2022.

BRASIL.Centro de Gestão e Estudos Estratégicos. Plano de Ação em Ciência, Tecnologia e Inovação para Popularização e Divulgação da Ciência e Tecnologia, Brasília, 2018.

BRASIL. Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasília, 2021.

BAZZO, W. A. A pertinência de abordagens CTS na Educação Tecnológica. Revista Iberoamericana de Educación, Madrid, v. 1, n. 28, p. 83-100, 2002. Disponível em: https://rieoei.org/
historico/documentos/rie28a03.htm. Acesso em: 25 out. 2022.

BROSSARD, D.; LEWENSTEIN, B. V. A critical appraisal of models of public understanding of science: using practice to inform theory. In: Communicating science: new agendas in communication. New York: Routledge; Taylor & Francis, 2010. p. 11–39.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, 2003. Disponível em: https://doi.
org/10.1590/S1413-24782003000100009. Acesso em: 28 jan. 2022.

CENTRO DE GESTÃO DE ESTUDOS ESTRATÉGICOS. Percepção pública da C&T no Brasil, 2009. Disponível em: http://cgee.org.br/documents/10182/734063/percepcao_web.pdf. Acesso em:
20 jan. 2022.

CUNHA, A. M. Ciência, tecnologia, e sociedade na óptica docente: construção e validação de uma escala de atitudes. 2008. 112 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de
Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

LEWENSTEIN, B. V. Models of public communication of science and technology. eCommons, p. 1-11, 2003. Disponível em: https://hdl.handle.net/1813/58743. Acesso em: 1 dez. 2022.

MASSARANI, L. et al (org.). O que os jovens brasileiros pensam da ciência e da tecnologia? [S. l.]: Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia
(INCT-CPCT), 2021. Disponível em: https://www.inct-cpct.ufpa.br/wp-content/uploads/2021/02/LIVRO_final_web_2pag.pdf. Acesso em: 10 nov. 2022.

MARTINS, I. P. Problemas e perspectivas sobre a integração CTS no sistema educativo português. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Pontevedra, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2002.
Disponível em: http://reec.uvigo.es/volumenes/volumen1/REEC_1_1_2.pdf. Acesso em: 27 nov. 2022.

MILARÉ, T. et al. Alfabetização científica e tecnológica na educação em ciências: fundamentos e práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2021.

MOREIRA, I. C. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Brasília, v. 1, n. 2, 2006. Disponível em: http://hdl.handle.net/20.500.11959/brapci/100513. Acesso em: 20 nov. 2022.

NASCIMENTO, T. G.; LINSINGEN, I. V. Articulações entre o enfoque CTS e a pedagogia de Paulo Freire como base para o ensino de ciências. Convergencia: Revista de Ciencias Sociales,
Cidade do México, n. 42, p. 1405-1435, 2006. Disponível em: https://convergencia.uaemex.mx/article/view/1396. Acesso em: 25 nov. 2022.

PINHEIRO, N. A.; SILVEIRA, R. M.; BAZZO, W. A. Ciência, tecnologia e sociedade: a relevância do enfoque CTS para o contexto do ensino médio. Ciência & Educação, Bauru, v. 13, n. 1, p. 71-84, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/S97k6qQ6QxbyfyGZ5KysNqs/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2022.

SANTOS, W. L. P. dos; MORTIMER, E. F. Uma análise de pressupostos teóricos da abordagem c-t-s (ciência-tecnologia-sociedade) no contexto da Educação brasileira. Ensaio: Pesquisa em
Educação em |Ciências, Belo Horizonte, v. 2, n. 2, p. 133-162, 2002. Disponível em: https:// periodicos.ufmg.br/index.php/ensaio/article/view/10060. Acesso em: 25 nov. 2022.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 333-352, 2008. Disponível em: https://ienci.if.ufrgs.br/index.php/ienci/article/view/445. Acesso em: 25 nov. 2022.

TEIXEIRA, P. M. M. A educação científica sob a perspectiva da pedagogia histórico-crítica e do movimento C.T.S. no ensino de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 9, n. 2, p. 177-190,
2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/TKjrc7wZ7bCSnC8HHbMt46s/?lang=pt. Acesso em: 25 nov. 2022.

VALÉRIO, M. Para que serve a divulgação científica? Observatório da Imprensa, Campinas, n. 1099, 4 ago. 2020. Disponível em https://www.observatoriodaimprensa.com.br/ciencia/para-
-que-serve-a-divulgacao-cientifica/. Acesso em: 20 nov. 2022.

VALÉRIO, M.; BAZZO, W. A. O papel da divulgação científica em nossa sociedade de risco: em prol de uma nova ordem de relações entre ciência, tecnologia e sociedade. Revista de Ensino
de Engenharia, Ouro Preto, v. 25, p. 31-39, 2006. Disponível em: http://revista.educacao.ws/revista/index.php/abenge/article/view/34. Acesso em: 20 nov. 2022.

VAINE, T. E.; LORENZETTI, L. Potencialidades dos espaços não formais de ensino para a alfabetização científica: um estudo em Curitiba e Região Metropolitana. In: XI ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 19.: 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis, 2017. p. 1-9.

VASCONCELLOS, E. S.; SANTOS, W. L. Educação ambiental por meio de tema CTSA: relato e análise de experiência em sala de aula. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA – ENEQ,
14.: 2008. Anais [...]. [S. l.], 2008.

VINHAS, L. V.; PAULA, M. A. B. Divulgação científica: eventos presenciais em uma instituição científica e tecnológica federal brasileira. JCOM América Latina, Trieste, v. 4, n. 1, 2021. Disponível em: https://jcomal.sissa.it/pt-br/04/01/JCOMAL_0401_2021_A04. Acesso em: 27 nov. 2022.
Publicado
2023-03-22
Como Citar
VALERIO, M.; JÚNIOR, A. C. S.; LORENZETTI, L.; PACHECO, J. R. Analisando edições da semana nacional de ciência e tecnologia pela óptica da alfabetização científica e da educação CTS. Expressa Extensão, v. 28, n. especial, p. 47-61, 22 mar. 2023.