A sutil compreensão de si por professoras artesãs no cotidiano da docência

Palavras-chave: Percepções; Fenomenologia; Subjetividade.

Resumo

O texto explora a partir do estudo da fenomenologia como base para compreensão da existência humana a sutil percepção de si  em encontros que geram rodas de conversa e costuras explorando o ser e à docência no ser. O olhar para si na contemporaneidade por meio do diálogo e por mãos que tecem fazendo emergir compreensões em relação a essencialidade da existência humana, na composição do ser em meio ao cotidiano da docência com professoras mulheres atuantes na Educação Infantil. O objetivo é descrever características, concepções e perspectivas a partir da fenomenologia como orientação do pensamento. Como percurso metodológico, tem-se a pesquisa qualitativa exploratória e descritiva em seu viés bibliográfico e empírico no campo da docência. As considerações apontam para a compreensão das professoras em relação a si estarem situadas no entendimento do ser pelo sentir, na medida em que são protagonistas de sua existência como organismo vivo envolto em sensações (ser) que estruturam um corpo (existir).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniela Maman, Unioeste - Universidade do Oeste do Paraná, Francisco Beltrão, Paraná, Brasil
Professora Doutora Associada na Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste/Campus de Francisco Beltrão/PR. Professora no Programa de Pós-graduação: Mestrado em Educação- PPGE/FB - Unioeste- Campus de Francisco Beltrão/PR. Curso de Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas/UFPEL. Curso de Mestrado em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Atua como Líder do GEPSICO - Grupo de Pesquisa Educação, psicologia e saúde mental. Linha de Pesquisa: Educação; Psicologia; Sociedade; Saúde mental e suas interfaces na produção de subjetividades - Unioeste/Campus de Francisco Beltrão. Participa como membro pesquisador no Grupo de Pesquisa - GECIBIO - Grupo de estudo e pesquisa em educação e biologia. Unioeste-Campus de Cascavel/PR. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em metodologia do ensino e didática.

Referências

ANGERAMI-CAMON, Valdemar Augusto. Psicoterapia e subjetivação: uma análise de fenomenologia, emoção e percepção. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.

ARENDT, Hannah. A condição humana. 11ª edição. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010.

BEAUVOIR, Simone. O segundo sexo: A experiência vivida. Vol. 2. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1967.

DELEUZE, Gilles. Conversações. São Paulo: Editora 34, 2013.

HALL, Stuart. Cultura e Representação. Trad.: William Oliveira e Daniel Miranda. Editorial: PUC-Rio: Apicuri. Rio de Janeiro, Brasil, 2016.

HEIDEGGER, Martin. Para quê poetas? In: Caminhos de floresta. Trad. Bernhard Sylla e Vitor Moura. Lisboa: Edição da Fundação Calouste-Gulbenkian, 2009.

HUSSERL, Edmund. Ideias para uma fenomenologia pura e para uma filosofia fenomenológica.Trad. Márcio Suzuki. Aparecida: Ideias & Letras, 2006.

JASPERS, Karl. Introdução ao Pensamento Filosófico. Ed. Cultrix, São Paulo, 1965.

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 14. ed., São Paulo: Hucitec, 2014.

KIERKEGAARD, Sören. O conceito de angústia. Bragança Paulista: Editora Universitária São Francisco; Petrópolis: Vozes, 2010.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. - 2- ed. - São Paulo: Martins Fontes, 2006.

NIETZSCHE, Friedrich. Escritos sobre educação. São Paulo: Loyola, 2001.

SARTRE, Jean Paul. O ser e o nada. Ensaio de ontologia fenomenológica. Tradução de Paulo Perdigão. 13 ed. Petrópolis, Vozes, 2005.

SILVEIRA, Flávia Cristina (orgs). Pesquisa-intervenção: processos de subjetivação, saber e poder. Curitiba: CRV, 2024.

TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo Silva. Introdução à pesquisa em ciências sociais:a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2013.

Publicado
2025-05-29
Como Citar
MAMAN, D. A sutil compreensão de si por professoras artesãs no cotidiano da docência. Expressa Extensão, v. 30, n. 1, p. e300104, 29 maio 2025.
Seção
Dossiê Temático