O Paraná fala idiomas-Português e o programa de estudantes-convênio de graduação, português como língua estrangeira

Palavras-chave: Paraná Fala Idiomas; Português como Língua Estrangeira; Ensino Remoto.

Resumo

O Paraná Fala Idiomas (PFI) - Português é um projeto piloto de extensão que está alocado remotamente na Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde agosto de 2023, somando até dezembro de 2024, 12 meses de trabalho. Este projeto, que é um piloto, envolve pesquisadoras, pesquisadores e familiares ucranianos. Porém, além de imigrantes ucranianos o projeto inseriu na segunda metade de 2024 alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir como foi realizada a inserção destes estudantes no projeto. Para tanto, como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos revelam oportunidade de utilização do espaço virtual do projeto para a inserção de estudantes PEC-PLE; ampliação do movimento de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses através do ensino da língua portuguesa; oportunização de letramento digital durante a experiência de projeto piloto remoto. Como conclusão verifica-se o pioneirismo da UEL em inovar as aulas PFI-Português  dos estudantes PEC-PLE, além de perceber que para além do idioma, as questões do letramento digital também são fundamentais para a condução de aulas remotas e para a viabilização de ações de internacionalização em ambiente multicultural.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Bagio Furtoso, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (1994), Mestre em Letras (2001) pela UEL e Doutora em Estudos Linguísticos (2011) pela UNESP, campus São José do Rio Preto. Realizou seu pós-doutorado na Georgetown University, nos Estados Unidos, no período de setembro a dezembro de 2015, com bolsa Capes/Fulbright. É docente associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e ocupa o cargo de Assessora de Relações Internacionais (gestão 2022-2026). Atua no programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Avaliação, Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras em contextos presencial e online, bem como na formação de professores de português para falantes de outras línguas. Na UEL, ainda coordena o Programa PEC-G, é coordenadora titular da aplicação do Exame Celpe-Bras e coordena o subprojeto Paraná Fala Idiomas: Português como Língua de Acolhimento no âmbito das universidades estaduais do Paraná. Foi presidente da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) na gestão 2017-2019, depois de ter contribuído com a associação de 2011-2016 como vice-presidente. Tem atuado como #65532;#65532;membro da Equipe Assessora Central do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE), desde 2012, desenvolvendo material didático para o ensino de Português (como língua estrangeira, língua não materna, língua de acolhimento, língua de herança); em 2017 assumiu a coordenação nacional do Português para Estrangeiros do Programa Idiomas sem Fronteiras e, mais recentemente, tem atuado como Consultora do Ministério das Relações Exteriores para a elaboração de material didático e proposição de diretrizes para o sistema de avaliação da rede de ensino de português do Itamaraty.
João Carlos Dias Furtado, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Doutor e Mestre em Letras na área de literatura e formação do leitor pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá. Integrante dos grupos de pesquisa "Estudos Literários" e "Literatura, Pós-colonialismo e Estudos Culturais", ambos vinculados ao Centro Universitário Maringá (UniCesumar) Parecerista das Revistas Acta Scientiarum - Language and Culture e Gestão Acadêmica. Integrante da Comitê de Assessores de Áreas da Fundação Araucária (CAAs), Linguísitca, Letras e Artes (representando o ICETI/UniCesumar), pelo quadriênio 2020/2024; Orientador pedagógico do programa Paraná Fala Idiomas - UENP; Professor no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), nos cursos de Letras e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Teoria da Literatura; Literatura Portuguesa e Países Lusófonos; Língua Portuguesa, Leitura, Produção de Texto; e Arte e Musicalização aplicadas à Educação; Professor colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Paranavaí), no curso de Letras, ministrando as disciplinas de Literatura Brasileira I e Literatura Portuguesa II.
Carina Merkle, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Professora do Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB).
Samuel Patrício da Silva, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Licenciado em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou como professor de espanhol no Laboratório de Línguas (LAB) e como professor de língua portuguesa para estrangeiros, também na Universidade Estadual de Londrina. Participou da iniciação científica com o tema: "Memórias das Guerrilhas del teatro no romance Juego limpio de María Teresa León".  
Eliane Segati Rios-Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho, PR - Brasil.
Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1999), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É professora adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no curso de Letras Português-Inglês , atuou como Coordenadora de Relações Internacionais (2014 - 2022), foi vice-presidente da Associação para Educação Internacional - FAUBAI (2017-2019) . Atualmente está como assessora para projetos estratégicos da Fundação Araucária e membro da Câmara de Internacionalização da ABRUEM, além de coordenar estadualmente o Programa Paraná fala Idiomas, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, com apoio do Fundo Paraná. Atua nos seguintes temas: internacionalização, formação do professor de língua inglesa, ensino de língua e literatura de língua inglesa, gestão internacional

Referências

CEALE, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Letramento digital. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-digital.

Acesso em: 18 jan. 2025.

FA, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO ESTADO DO PARANÁ. Chamada Pública 09/2022 - Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos - Fluxo Contínuo. Fundação Araucária, Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.fappr.pr.gov.

br/Programas-Abertos. Acesso em: 12 jan. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, Campinas, p. 1-21, 2022.

LIMA, Aline Ferreira. Desafios linguísticos e integração acadêmica no desempenho de estudantes em mobilidade internacional na Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa: Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.

MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. Estudos Avançados, v. 36, São Paulo, p. 117-130, 2022.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro - Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANTOS, Fernanda; TOSATTI, Natália. Narrativa de ensino a partir da produção de Guias Turísticos desenvolvidos por aprendizes de português como língua estrangeira. LínguaTec, v. 9, n. 2, p. 249-260, 2024.

SETI, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Paraná Fala Idiomas. Acesso em: https://www.seti.pr.gov.br/paranafalaidiomas. Disponível em: 12 jan. 2025.

Publicado
2025-06-02
Como Citar
BAGIO FURTOSO , V. A.; DIAS FURTADO, J. C.; MERKLE, C.; DA SILVA, S. P.; SEGATI RIOS-REGISTRO, E. O Paraná fala idiomas-Português e o programa de estudantes-convênio de graduação, português como língua estrangeira. Expressa Extensão, v. 30, n. 1, p. e300108, 2 jun. 2025.
Seção
Dossiê Temático