O Paraná fala idiomas-Português e o programa de estudantes-convênio de graduação, português como língua estrangeira
Resumo
O Paraná Fala Idiomas (PFI) - Português é um projeto piloto de extensão que está alocado remotamente na Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde agosto de 2023, somando até dezembro de 2024, 12 meses de trabalho. Este projeto, que é um piloto, envolve pesquisadoras, pesquisadores e familiares ucranianos. Porém, além de imigrantes ucranianos o projeto inseriu na segunda metade de 2024 alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir como foi realizada a inserção destes estudantes no projeto. Para tanto, como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos revelam oportunidade de utilização do espaço virtual do projeto para a inserção de estudantes PEC-PLE; ampliação do movimento de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses através do ensino da língua portuguesa; oportunização de letramento digital durante a experiência de projeto piloto remoto. Como conclusão verifica-se o pioneirismo da UEL em inovar as aulas PFI-Português dos estudantes PEC-PLE, além de perceber que para além do idioma, as questões do letramento digital também são fundamentais para a condução de aulas remotas e para a viabilização de ações de internacionalização em ambiente multicultural.Downloads
Referências
CEALE, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Letramento digital. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-digital.
Acesso em: 18 jan. 2025.
FA, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO ESTADO DO PARANÁ. Chamada Pública 09/2022 - Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos - Fluxo Contínuo. Fundação Araucária, Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.fappr.pr.gov.
br/Programas-Abertos. Acesso em: 12 jan. 2025.
GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.
GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, Campinas, p. 1-21, 2022.
LIMA, Aline Ferreira. Desafios linguísticos e integração acadêmica no desempenho de estudantes em mobilidade internacional na Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa: Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.
MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. Estudos Avançados, v. 36, São Paulo, p. 117-130, 2022.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro - Rio de Janeiro: Record, 2000.
SANTOS, Fernanda; TOSATTI, Natália. Narrativa de ensino a partir da produção de Guias Turísticos desenvolvidos por aprendizes de português como língua estrangeira. LínguaTec, v. 9, n. 2, p. 249-260, 2024.
SETI, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Paraná Fala Idiomas. Acesso em: https://www.seti.pr.gov.br/paranafalaidiomas. Disponível em: 12 jan. 2025.
Copyright (c) 2025 Expressa Extensão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.