O Paraná fala idiomas-Português e o programa de estudantes-convênio de graduação, português como língua estrangeira

Palavras-chave: Paraná Fala Idiomas; Português como Língua Estrangeira; Ensino Remoto.

Resumo

O Paraná Fala Idiomas (PFI) - Português é um projeto piloto de extensão que está alocado remotamente na Universidade Estadual de Londrina (UEL) desde agosto de 2023, somando até dezembro de 2024, 12 meses de trabalho. Este projeto, que é um piloto, envolve pesquisadoras, pesquisadores e familiares ucranianos. Porém, além de imigrantes ucranianos o projeto inseriu na segunda metade de 2024 alunos do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação, Português como Língua Estrangeira (PEC-PLE). Neste sentido, o objetivo deste artigo é discutir como foi realizada a inserção destes estudantes no projeto. Para tanto, como metodologia utilizou-se a pesquisa bibliográfica e documental. Os resultados obtidos revelam oportunidade de utilização do espaço virtual do projeto para a inserção de estudantes PEC-PLE; ampliação do movimento de internacionalização das Instituições de Ensino Superior (IES) paranaenses através do ensino da língua portuguesa; oportunização de letramento digital durante a experiência de projeto piloto remoto. Como conclusão verifica-se o pioneirismo da UEL em inovar as aulas PFI-Português  dos estudantes PEC-PLE, além de perceber que para além do idioma, as questões do letramento digital também são fundamentais para a condução de aulas remotas e para a viabilização de ações de internacionalização em ambiente multicultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Viviane Aparecida Bagio Furtoso, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Graduada em Letras Anglo-Portuguesas (1994), Mestre em Letras (2001) pela UEL e Doutora em Estudos Linguísticos (2011) pela UNESP, campus São José do Rio Preto. Realizou seu pós-doutorado na Georgetown University, nos Estados Unidos, no período de setembro a dezembro de 2015, com bolsa Capes/Fulbright. É docente associada do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e ocupa o cargo de Assessora de Relações Internacionais (gestão 2022-2026). Atua no programa de pós-graduação em Estudos da Linguagem (PPGEL), desenvolve pesquisas na área de Linguística Aplicada, com ênfase em Avaliação, Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras em contextos presencial e online, bem como na formação de professores de português para falantes de outras línguas. Na UEL, ainda coordena o Programa PEC-G, é coordenadora titular da aplicação do Exame Celpe-Bras e coordena o subprojeto Paraná Fala Idiomas: Português como Língua de Acolhimento no âmbito das universidades estaduais do Paraná. Foi presidente da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) na gestão 2017-2019, depois de ter contribuído com a associação de 2011-2016 como vice-presidente. Tem atuado como #65532;#65532;membro da Equipe Assessora Central do Portal do Professor de Português Língua Estrangeira / Língua Não Materna (PPPLE), desde 2012, desenvolvendo material didático para o ensino de Português (como língua estrangeira, língua não materna, língua de acolhimento, língua de herança); em 2017 assumiu a coordenação nacional do Português para Estrangeiros do Programa Idiomas sem Fronteiras e, mais recentemente, tem atuado como Consultora do Ministério das Relações Exteriores para a elaboração de material didático e proposição de diretrizes para o sistema de avaliação da rede de ensino de português do Itamaraty.
João Carlos Dias Furtado, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Doutor e Mestre em Letras na área de literatura e formação do leitor pelo programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM); Graduado em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá. Integrante dos grupos de pesquisa "Estudos Literários" e "Literatura, Pós-colonialismo e Estudos Culturais", ambos vinculados ao Centro Universitário Maringá (UniCesumar) Parecerista das Revistas Acta Scientiarum - Language and Culture e Gestão Acadêmica. Integrante da Comitê de Assessores de Áreas da Fundação Araucária (CAAs), Linguísitca, Letras e Artes (representando o ICETI/UniCesumar), pelo quadriênio 2020/2024; Orientador pedagógico do programa Paraná Fala Idiomas - UENP; Professor no Centro Universitário Cesumar (Unicesumar), nos cursos de Letras e Pedagogia, ministrando as disciplinas de Teoria da Literatura; Literatura Portuguesa e Países Lusófonos; Língua Portuguesa, Leitura, Produção de Texto; e Arte e Musicalização aplicadas à Educação; Professor colaborador da Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR - Paranavaí), no curso de Letras, ministrando as disciplinas de Literatura Brasileira I e Literatura Portuguesa II.
Carina Merkle, Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Francisco Beltrão, PR, Brasil.
Professora do Departamento Acadêmico de Humanidades (DAHUM), Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão (UTFPR-FB).
Samuel Patrício da Silva, Universidade Estadual de Londrina. Londrina, PR, Brasil.
Licenciado em Letras - Espanhol pela Universidade Estadual de Londrina. Atuou como professor de espanhol no Laboratório de Línguas (LAB) e como professor de língua portuguesa para estrangeiros, também na Universidade Estadual de Londrina. Participou da iniciação científica com o tema: "Memórias das Guerrilhas del teatro no romance Juego limpio de María Teresa León".  
Eliane Segati Rios-Registro, Universidade Estadual do Norte do Paraná. Jacarezinho, PR - Brasil.
Possui graduação em Letras Anglo-Portuguesas pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências Letras de Cornélio Procópio (1999), mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2010) e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (2013). É professora adjunta na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), no curso de Letras Português-Inglês , atuou como Coordenadora de Relações Internacionais (2014 - 2022), foi vice-presidente da Associação para Educação Internacional - FAUBAI (2017-2019) . Atualmente está como assessora para projetos estratégicos da Fundação Araucária e membro da Câmara de Internacionalização da ABRUEM, além de coordenar estadualmente o Programa Paraná fala Idiomas, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado do Paraná, com apoio do Fundo Paraná. Atua nos seguintes temas: internacionalização, formação do professor de língua inglesa, ensino de língua e literatura de língua inglesa, gestão internacional

Referências

CEALE, Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita. Letramento digital. Belo Horizonte, 2014. Disponível em: https://www.ceale.fae.ufmg.br/glossarioceale/verbetes/letramento-digital.

Acesso em: 18 jan. 2025.

FA, FUNDAÇÃO ARAUCÁRIA DE APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO ESTADO DO PARANÁ. Chamada Pública 09/2022 - Programa de Acolhida a Cientistas Ucranianos - Fluxo Contínuo. Fundação Araucária, Curitiba, 2022. Disponível em: https://www.fappr.pr.gov.

br/Programas-Abertos. Acesso em: 12 jan. 2025.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. - São Paulo: Atlas, 2002.

GUIMARÃES, Felipe Furtado; FINARDI, Kyria. Internacionalização e português como língua estrangeira (PLE): levantamento e discussão. Revista Internacional de Educação Superior, v. 8, Campinas, p. 1-21, 2022.

LIMA, Aline Ferreira. Desafios linguísticos e integração acadêmica no desempenho de estudantes em mobilidade internacional na Universidade Federal de Uberlândia. 2025. 33 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras: Francês e Literaturas de Língua Francesa: Licenciatura) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2025.

MUNANGA, Kabengele. O mundo e a diversidade: questões em debate. Estudos Avançados, v. 36, São Paulo, p. 117-130, 2022.

SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro - Rio de Janeiro: Record, 2000.

SANTOS, Fernanda; TOSATTI, Natália. Narrativa de ensino a partir da produção de Guias Turísticos desenvolvidos por aprendizes de português como língua estrangeira. LínguaTec, v. 9, n. 2, p. 249-260, 2024.

SETI, Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná. Paraná Fala Idiomas. Acesso em: https://www.seti.pr.gov.br/paranafalaidiomas. Disponível em: 12 jan. 2025.

Publicado
2025-06-02
Como Citar
BAGIO FURTOSO , V. A.; DIAS FURTADO, J. C.; MERKLE, C.; DA SILVA, S. P.; SEGATI RIOS-REGISTRO, E. O Paraná fala idiomas-Português e o programa de estudantes-convênio de graduação, português como língua estrangeira. Expressa Extensão, v. 30, n. 1, p. e300108, 2 jun. 2025.
Seção
Dossiê Temático