Extensão e formação docente: uma análise sob a perspectiva das políticas educacionais contemporâneas

Palavras-chave: curricularização, formação docente, extensão universitária

Resumo

A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que fortalece a relação entre universidade e sociedade. A Resolução nº 7/2018 regulamentou essa prática, impulsionando o debate sobre sua curricularização nas graduações. Este estudo examina o desafio de integrar atividades extensionistas à formação docente, analisando como políticas educacionais, especialmente a meta nº 12.7 do PNE, influenciam o desenvolvimento das competências pedagógicas dos futuros docentes. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e documental, com referência nos autores como Freire (1983), cuja perspectiva teórica da ênfase ao diálogo horizontal e a ação transformadora, Franco, Libâneo e Pimenta (2007), que defendem a práxis pedagógica crítica e emancipatória como caminho para a formação e constituição docente. Além disso, inclui-se os aportes teóricos que abordam e organizam a extensão universitária na perspectiva de interação dialógica e com impacto social, conforme disposto por Brasil (2014), Baldijão e Teixeira (2011), Nogueira (2005) e os parâmetros do FORPROEX. Os resultados indicam que a curricularização da extensão enriquece a formação acadêmica na medida em que relaciona teoria e prática. Nas considerações finais, sublinha-se a relevância de políticas que dialoguem com esse processo, também suscitou a organização das horas de extensão com a intenção de evitar excessivas fragmentações que comprometem a efetivação do processo formativo, garantindo, assim, uma formação docente crítica e alinhada às demandas sociais e educacionais contemporâneas.

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Biografia do Autor

Willian Canova dos Santos, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Possui graduação em Letras - Português e Inglês pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Campus Pato Branco (2021), e em Letras - Libras pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (Uniasselvi) (2022). Atualmente, cursa Pedagogia na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), com início em 2022. Complementou sua formação acadêmica com especializações lato sensu em Tecnologias para Educação Profissional pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis Continente (2023), Serviço de Atendimento Educacional em Ambiente Hospitalar e Domiciliar pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Campus Campo Grande (2023), Currículo e Prática Docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Teresina (2023), Tutoria em Educação a Distância e Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela UFMS (2024), Autismo pela Faculdade Pólis Civitas (2024), e Primeira Infância: Direitos, Proteção e Enfrentamento das Violências pela Universidade de Brasília (UnB) (2024). Atualmente, é mestrando em Educação pela Unioeste, Campus Francisco Beltrão (2024), na linha de pesquisa de 1, "Cultura, Processos Educativos e Formação de Professores" . Atua como professor intérprete de Libras e pesquisador nas áreas de linguística aplicada, gramática e formação trabalho docente, com ênfase em organização do trabalho pedagógico. Seus principais temas de interesse incluem educação e políticas públicas, ensino de línguas, trabalho e infância.

Referências

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Publicado
2025-05-29
Como Citar
CANOVA DOS SANTOS, W. Extensão e formação docente: uma análise sob a perspectiva das políticas educacionais contemporâneas . Expressa Extensão, v. 30, n. 1, p. e300106, 29 maio 2025.
Seção
Dossiê Temático