Extensão e formação docente: uma análise sob a perspectiva das políticas educacionais contemporâneas
Resumo
A extensão universitária é um processo educativo, cultural e científico que fortalece a relação entre universidade e sociedade. A Resolução nº 7/2018 regulamentou essa prática, impulsionando o debate sobre sua curricularização nas graduações. Este estudo examina o desafio de integrar atividades extensionistas à formação docente, analisando como políticas educacionais, especialmente a meta nº 12.7 do PNE, influenciam o desenvolvimento das competências pedagógicas dos futuros docentes. A pesquisa fundamenta-se em uma revisão bibliográfica e documental, com referência nos autores como Freire (1983), cuja perspectiva teórica da ênfase ao diálogo horizontal e a ação transformadora, Franco, Libâneo e Pimenta (2007), que defendem a práxis pedagógica crítica e emancipatória como caminho para a formação e constituição docente. Além disso, inclui-se os aportes teóricos que abordam e organizam a extensão universitária na perspectiva de interação dialógica e com impacto social, conforme disposto por Brasil (2014), Baldijão e Teixeira (2011), Nogueira (2005) e os parâmetros do FORPROEX. Os resultados indicam que a curricularização da extensão enriquece a formação acadêmica na medida em que relaciona teoria e prática. Nas considerações finais, sublinha-se a relevância de políticas que dialoguem com esse processo, também suscitou a organização das horas de extensão com a intenção de evitar excessivas fragmentações que comprometem a efetivação do processo formativo, garantindo, assim, uma formação docente crítica e alinhada às demandas sociais e educacionais contemporâneas.Downloads
Referências
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