Cuidando e Transformando: Experiências acadêmicas de um Projeto de Extensão da UFPel

Palavras-chave: Ensino, Estudantes de Enfermagem, Educação em Enfermagem, Enfermagem Prática, Extensão Universitária

Resumo

Introdução: A extensão universitária é fundamental para a formação acadêmica, integrando ensino, pesquisa e sociedade. O projeto "Vivências de Enfermagem no SUS", vinculado à Universidade Federal de Pelotas, promove a prática assistencial de estudantes em diferentes cenários do Sistema Único de Saúde (SUS), fortalecendo a relação teoria-prática e o compromisso social. Desse modo, este trabalho tem como objetivo relatar as experiências de graduandos de enfermagem nas atividades vinculadas às práticas oportunizadas pelo Projeto de Extensão Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência de acadêmicos de enfermagem participantes do projeto entre 2023, 2024 e 2025. As atividades ocorreram em unidades hospitalares, UTI, pronto-socorro, UBS e CAPS, com carga horária de 60 horas, sem avaliação formal, visando aprendizagem autônoma e colaborativa. Desenvolvimento: As vivências permitiram o desenvolvimento de habilidades técnicas, gerenciais e humanísticas, além da integração multiprofissional. Observou-se a aplicação do Processo de Enfermagem em diferentes contextos, desde situações estruturadas até adaptações em cenários dinâmicos. A troca de saberes entre estudantes de diferentes períodos e a interação com a comunidade enriqueceram a formação, destacando a importância do SUS na prática profissional. Conclusão: O projeto demonstrou ser uma estratégia eficaz na formação crítica e ética dos futuros enfermeiros, promovendo autonomia, raciocínio clínico e responsabilidade social. Recomenda-se a expansão de iniciativas semelhantes para fortalecer a integração entre universidade e sociedade, contribuindo para uma assistência de qualidade no SUS.

Biografia do Autor

Michele Cristiene Nachtigall Barboza, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Professora Adjunto IV da Faculdade de Enfermagem (FE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora do Projeto de Extensão “Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde”.  E-mail: michelecnbarboza@gmail.com

Julia Marlow Hall, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participante do Projeto de Extensão “Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde”. E-mail: juliamhall17@gmail.com

Ana Julia Motta Nörenberg , Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Acadêmica de Enfermagem da Faculdade de Enfermagem (FE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Participante do Projeto de Extensão “Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde”.

E-mail: ananoorenberg@gmail.com  

Pablo Viana Stolz, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Técnico administrativo educacional - Enfermeiro da da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Colaborador do Projeto de Extensão “Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde”.  E-mail: pablovianastolz@yahoo.com 

Marcos Aurélio Matos Lemões, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Doutor em Enfermagem pela Universidade Federal de Pelotas. Colaborador do Projeto de Extensão “Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde”. mail: enf.lemoes@gmail.com

Ana Paula de Lima Escobal, Universidade Federal de Pelotas. Pelotas-RS, Brasil.

Professora Adjunto II da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Coordenadora-adjunta do Projeto de Extensão “Vivências de Enfermagem no Sistema Único de Saúde”. E-mail: anapaulaescobal01@gmail.com

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Publicado
2025-09-11
Como Citar
BARBOZA, M. C. N.; HALL, J. M.; NÖRENBERG , A. J. M.; STOLZ, P. V.; LEMÕES, M. A. M.; ESCOBAL, A. P. DE L. Cuidando e Transformando: Experiências acadêmicas de um Projeto de Extensão da UFPel. Expressa Extensão, v. 30, n. 2, p. e300203, 11 set. 2025.