Explorando o Cálculo Mental em Sala de Aula
Resumo
O objetivo geral do presente trabalho é investigar e analisar técnicas de cálculo mental aplicáveis ao ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, visando aprimorar o entendimento das operações matemáticas elementares e promover o desenvolvimento do raciocínio matemático em situações práticas de aprendizagem. Para tanto, é proposta uma pesquisa de estudo de caso, baseada na elaboração e realização de uma oficina de cálculo mental, tendo como público-alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A oficina explorou as operações de adição, subtração e multiplicação por meio de propriedades aritméticas e operações com números inteiros. Os resultados obtidos a partir da realização da oficina, no formato de atividade de extensão, indicam que as estratégias de cálculo mental incentivaram caminhos alternativos de raciocínio e uma compreensão mais profunda dos conceitos aritméticos.
Referências
BAUMGARTEL, P.; POSSAMAI, J. P. Jogo didático e o desenvolvimento do cálculo mental. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 11, n. 3, p. 465-485, 2020. Disponível em: <https://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/rencima/article/view/2694>. Acesso em: 26 set. 2025.
BERTICELLI, D. D.; ZANCAN, S. Aritmética com cálculo mental: “como você fez?”. Revista de História da Educação Matemática, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 1-15, ago. 2023. Disponível em: <https://histemat.com.br/index.php/HISTEMAT/article/view/551>.Acesso em: 26 set. 2025.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.p df>. Acesso em: 26 set. 2025.
CUNHA, L. A. da. O cálculo mental na perspectivado sentido de número. Produto educacional vinculado à dissertação de mestrado. 2021. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/599744/2/C%C3%81LCULO%20MENTAL%20NA%20PERSPECTIVA%20DO%20SENTIDO%20DE%20N%C3%9AMERO.pdf>. Acesso em: 19 jun. 2025.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002. 176 p. INEP. Assessoria de Comunicação Social. Divulgados os resultados do Pisa 2022. Brasília, 2023. Disponível em:<https://www.gov.br/inep/pt-br/assuntos/noticias/acoes-internacionais/divulgados-os-resultados-do-pisa-2022>. Acesso em: 26 set. 2025.
VERNAGLIA, T. V. Pesquisa qualitativa. 2020. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/581071/4/Pesquisa%20Qualitativa.pdf>. Acesso em: 26 set. 2025.
ZANCAN, S.; SAUERWEIN, R. A. Método líquen-aritmética para os anos iniciais. Vivências, Erechim, v. 13, n. 24, p. 310-321, 2017. Disponível em: <https://downloads.editoracientifica.com.br/articles/220709432.pdf>. Acesso em : 26 set. 2025.
Copyright (c) 2025 Expressa Extensão

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International.
