Explorando o Cálculo Mental em Sala de Aula

Palavras-chave: Cálculo Mental, Ensino e Aprendizagem de Matemática, Ensino Fundamental

Resumo

O objetivo geral do presente trabalho é investigar e analisar técnicas de cálculo mental aplicáveis ao ensino de matemática nos anos finais do Ensino Fundamental, visando aprimorar o entendimento das operações matemáticas elementares e promover o desenvolvimento do raciocínio matemático em situações práticas de aprendizagem. Para tanto, é proposta uma pesquisa de estudo de caso, baseada na elaboração e realização de uma oficina de cálculo mental, tendo como público-alvo estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A oficina explorou as operações de adição, subtração e multiplicação por meio de propriedades aritméticas e operações com números inteiros. Os resultados obtidos a partir da realização da oficina, no formato de atividade de extensão, indicam que as estratégias de cálculo mental incentivaram caminhos alternativos de raciocínio e uma compreensão mais profunda dos conceitos aritméticos.

Biografia do Autor

João Antonio Modernel Bender, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.

Mestre em Engenharia Oceânica. Graduado em Engenharia Civil. Licenciado em Matemática

 

Cinthya Maria Schneider Meneghetti, Universidade Federal do Rio Grande. Rio Grande, RS, Brasil.

Professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Instituto de Matemática, Estatística e Física (IMEF). Doutora em Matemática (UFRGS, 2010). Mestre em Matemática (UFRGS, 2007). Licenciada em Matemática (UFSM, 2004)

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Publicado
2025-11-11
Como Citar
MODERNEL BENDER, J. A.; MENEGHETTI, C. M. S. Explorando o Cálculo Mental em Sala de Aula. Expressa Extensão, v. 30, n. 2, p. e300205, 11 nov. 2025.