Formação continuada de docentes de escolas públicas: empoderamento e democracia
Resumo
O texto refere-se a um projeto de extensão universitária iniciado no ano de 2001 e desenvolvido por sete instituições de Pelotas/RS. O público alvo, prioritariamente, são os profissionais que atuam em escolas de educação básica da região. Os objetivos são a formação continuada de professores e a democratização da gestão das escolas, contribuindo para a construção de um Projeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade. O reconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalho coletivo, a ação reflexiva sobre a prática e a democratização da gestão da educação com o envolvimento da comunidade são os pressupostos que o fundamentam. A proposta é aberta e tem sido reconstruída a cada ano de acordo com as avaliações realizadas, provocando o envolvimento de outros atores, entre eles, os estudantes e os pais.Referências
CUNHA, Maria Isabel da. Como aprendem os professores? Saberes profissionais e complexidade da docência. In: DALL’IGNA, M.A.; SILVA, J.R. da; LENZI, C.S. (Org.). Profissão professor: as maneiras de ser nas maneiras de ensinar.
Coletânea de textos apresentados no 7. Encontro sobre o Poder Escolar. Pelotas: Ed. Universitária da UFPel, 2007. p.119-129.
FREIRE Paulo. Pedagogia da autonomia. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
_ ____, Paulo.Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Olho d’Água, 1997a.
FULLAN, Michael; HARGREAVES, Andy.A escola como organização aprendente: buscando uma educação de qualidade. 2. ed. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.
PARO, Vitor Henrique. Administração escolar e qualidade do ensino: o que os pais ou responsáveis têm a ver com isso? In: PARO, Vitor Henrique. Escritos sobre educação. São Paulo: Xamã, 2001, p. 101-112.
PIMENTA, Selma Garrido. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S.G. (Org.) Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez, 1999.
TARDIFF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber:esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n.4, Porto Alegre: Pannônica, 1991.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional.Petrópolis: Vozes, 2002.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.