FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: EMPODERAMENTO E DEMOCRACIA

  • Ligia Cardoso Carlos UFPel
  • Maria Antonieta Dalligna UFPel
Palavras-chave: Formação Continuada, Extensão Universitária, Comunidade Escolar

Resumo

O texto refere-se a um projeto de extensão universitária iniciado no anode 2001 e desenvolvido por sete instituições de Pelotas/RS. O público alvo,prioritariamente, são os profissionais que atuam em escolas de educaçãobásica da região. Os objetivos são a formação continuada de professores e ademocratização da gestão das escolas, contribuindo para a construção de umProjeto Pedagógico de acordo com as necessidades da sua comunidade. Oreconhecimento dos saberes docentes, a importância do diálogo e do trabalhocoletivo, a ação reflexiva sobre a prática e a democratização da gestão daeducação com o envolvimento da comunidade são os pressupostos que ofundamentam. A proposta é aberta e tem sido reconstruída a cada ano de acordocom as avaliações realizadas, provocando o envolvimento de outros atores, entreeles, os estudantes e os pais.

Biografia do Autor

Ligia Cardoso Carlos, UFPel
Doutora em Educação, UNISINOS. Professora Adjunta no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Maria Antonieta Dalligna, UFPel
Doutora em Educação,UFPel. Professora aposentada no Departamento de Ensino da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

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Publicado
2014-09-05
Como Citar
CARLOS, L. C.; DALLIGNA, M. A. FORMAÇÃO CONTINUADA DE DOCENTES DE ESCOLAS PÚBLICAS: EMPODERAMENTO E DEMOCRACIA. Expressa Extensão, v. 19, n. 1, p. 71-79, 5 set. 2014.