A extensão universitária no processo de preservação do patrimônio: restauração das pinturas do acervo do museu de arte Leopoldo Gotuzzo

  • Andréa Lacerda Bachettini UFPel
  • José Luiz de Pellegrin UFPel
Palavras-chave: Pinturas, Conservação-restauração, Leopoldo Gotuzzo

Resumo

Este relatório tem o intuito de apresentar as ações realizadas no Projeto de Extensão - Pinturas do Acervo do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo: Documentação, Restauração e Exposição da Universidade Federal de Pelotas, uma proposta interdisciplinar exemplar da indissociabilidade entre ensino, extensão e pesquisa. A identidade do Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo do Centro de Artes da UFPel é fortemente marcada pela produção do seu patrono. Neste projeto foram selecionadas 14 pinturas pertencentes ao acervo do museu, 12 delas de autoria do artista pelotense Leopoldo Gotuzzo e duas de outros artistas, todas doadas pelo patrono para formação do museu em sua carta testamento datada de 1983. Justifica-se o trabalho pela importância deste patrimônio pertencente à UFPel e pela importância do artista Leopoldo Gotuzzo para a cidade de Pelotas e para as artes plásticas do Rio Grande do Sul. Teve-se como objetivo geral a restauração destas obras que estavam em estado precário de conservação e por este motivo muitas nunca haviam sido expostas no museu. O minucioso processo de restauração incluiu: documentação fotográfica, realização de exames, processo de intervenção nas obras. Por fim, houve a montagem da exposição e a preparação do audiovisual. Os alunos envolvidos no projeto puderam aplicar na prática os conhecimentos teóricos adquiridos ao longo de seus cursos. Este projeto cumpriu papel importante na preservação deste patrimônio cultural pertencentes não só a UFPel mas a toda a comunidade de Pelotas e da região.

Biografia do Autor

Andréa Lacerda Bachettini, UFPel
Mestre em História,PUCRS. Professora doCurso de Conservaçãoe Restauro daUniversidade Federal dePelotas.
José Luiz de Pellegrin, UFPel
Doutor em Arte, USP. Professor do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

CALVO, Ana. Conservación y restauración: materiales, técnicas y procedimentos de la A a la Z. Barcelona: Serbal, 1997.

CATALOGO. Materiais de restauração online. Disponível em: http://www.casadorestaurador.com.br/loja/. Acesso em: 3 ago. 2014, 14:00.

DA SILVA, Úrsula Rosa; LORETO, Mari Lúcie da Silva. História da arte em Pelotas: a pintura de 1870 a 1980. Pelotas: EDUCAT, 1996.

GÓMEZ, Maria Luisa. La restauración: examen científico aplicado a la conservación de obras de arte. Madrid: Cátedra, 2008.

LIMA, Nicola Caringi. O Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo. In: Catálogo do MARGS: Leopoldo Gotuzzo. Porto Alegre: MARGS, 2011.

NOTÍCIAS. Museu de Arte Leopoldo Gotuzzo recebe doações. Disponível em: http://ccs2.ufpel.edu.br/wp/2013/11/01/museu-arte-leopoldo-gotuzzo-recebe-doacao-obras/. Acesso em: 8 ago. 2014, 13:00.

PASCUAL, Eva; PATIÑO, Mireia. O Restauro de pintura. Lisboa: Estampa, 2002.

REIS, Luciana de Araújo Renck. Cronologia. In: Catálogo do MARGS: Leopoldo Gotuzzo. Porto Alegre: MARGS, 2011.

Publicado
2014-09-05
Como Citar
BACHETTINI, A. L.; DE PELLEGRIN, J. L. A extensão universitária no processo de preservação do patrimônio: restauração das pinturas do acervo do museu de arte Leopoldo Gotuzzo. Expressa Extensão, v. 19, n. 1, p. 93-106, 5 set. 2014.