Da sala de aula ao cinema universitário: um relato da interface ensino, pesquisa e extensão
Resumo
Atualmente, as universidades defrontam-se com responsabilidades que impactam na sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, exigindo uma estreita relação entre esses eixos institucionais. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da interface ensino, pesquisa e extensão, através das atividades realizadas nas disciplinas de graduação e num projeto de extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que se intitula: Formação Continuada dos Egressos e Licenciados do Departamento de Computação, do Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Uma das ações extensionistas foi o Cinema Universitário, que propôs uma interlocução com a comunidade, além de ofertar programação cultural. Nas sessões criou-se um espaço de discussão e socialização do conhecimento produzido nas disciplinas de Didática e Metodologia de Ensino, no Curso de Licenciatura em Computação. A relevância científica desta investigação se estabelece na construção de reflexões sobre os fundamentos teórico-práticos das temáticas das disciplinas. Os resultados analíticos indicaram um desencadeamento de experimentos pedagógicos e didáticos sobre os processos de ensino aprendizagem e principalmente qualificação aos participantes. Assim, as ações de extensão integradas às atividades nas disciplinas da graduação possibilitaram um estudo permanente aos acadêmicos envolvidos, favorecendo o desenvolvimento da interface no ensino e na pesquisa. Salienta-se, desta forma, a responsabilidade social das universidades por meio da extensão que, ao expandir-se, impõe um compromisso de produção do conhecimento que possa refletir diretamente no ensino. Enfim, nesse relato se destaca a importância da indissociabilidade como atividade do fazer acadêmico.Downloads
Referências
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