Da sala de aula ao cinema universitário: um relato da interface ensino, pesquisa e extensão
Resumo
Atualmente, as universidades defrontam-se com responsabilidades que impactam na sua atuação no ensino, na pesquisa e na extensão, exigindo uma estreita relação entre esses eixos institucionais. O objetivo deste artigo é apresentar um relato de experiência da interface ensino, pesquisa e extensão, através das atividades realizadas nas disciplinas de graduação e num projeto de extensão da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) que se intitula: Formação Continuada dos Egressos e Licenciados do Departamento de Computação, do Campus Universitário Vale do Teles Pires (Colider/MT). Uma das ações extensionistas foi o Cinema Universitário, que propôs uma interlocução com a comunidade, além de ofertar programação cultural. Nas sessões criou-se um espaço de discussão e socialização do conhecimento produzido nas disciplinas de Didática e Metodologia de Ensino, no Curso de Licenciatura em Computação. A relevância científica desta investigação se estabelece na construção de reflexões sobre os fundamentos teórico-práticos das temáticas das disciplinas. Os resultados analíticos indicaram um desencadeamento de experimentos pedagógicos e didáticos sobre os processos de ensino aprendizagem e principalmente qualificação aos participantes. Assim, as ações de extensão integradas às atividades nas disciplinas da graduação possibilitaram um estudo permanente aos acadêmicos envolvidos, favorecendo o desenvolvimento da interface no ensino e na pesquisa. Salienta-se, desta forma, a responsabilidade social das universidades por meio da extensão que, ao expandir-se, impõe um compromisso de produção do conhecimento que possa refletir diretamente no ensino. Enfim, nesse relato se destaca a importância da indissociabilidade como atividade do fazer acadêmico.Referências
ANUÁRIO estatístico da Unemat 2012. Pró-Reitoria de planejamento e desenvolvimento institucional. Cáceres: Unemat, 2012.
AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.
ASSOCIATION Frèires Lumière. Historia do cinema. Disponível em: http://www.institut-lumiere.org/francais/films/1seance/accueil.html. Acesso em: 23 ago. 2011.
BARBOSA, M. Figuras da racionalidade pedagógica para uma epistemologia do ofício de educador. Revista de educação, Lisboa, v.7, n. 2, 1998.
BOGDAN, R.; BIKLEN. S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto, 1994.
BOTOMÉ, S. P. Pesquisa alienada e ensino alienante: o equívoco da extensão universitária. Petrópolis: Vozes; São Carlos: EDUFSCar; Caxias do Sul: EDUCS, 1996.
BRASIL. Constituição da república federativa do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2007.
______. Lei de diretrizes e bases da educação nacional n. 9394/96. Brasília: Ministério da Educação e Cultura, 1996.
BRITO, R. B. et al. A sétima arte na educação: o cinema como laço educomunicativo. Campina Grande: 2011. Disponível em: http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2011/anais/arquivos/RE_0569_0746_01.pdf. Acesso em: 14 abr. 2014.
CALDERÓN, A. I. (coord.). Educação superior: construindo a extensão universitária nas IES particulares. São Paulo: Xamã, 2007.
DUARTE, R. Cinema e educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
ESPINAL, L. Consciência critica diante do cinema. São Paulo: Don Bosco, 1976.
ESSER, F.; NEZ, E. Um estudo de caso das práticas extensionistas na Universidade do Estado de Mato Grosso (Campus de Colider). In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 8., 2014, São Cristóvão. Anais... São Cristóvão: Universidade Federal de Sergipe, 2014. CD-ROM.
FALSARELLA, A. M. Formação continuada e prática de sala de aula: os efeitos da formação continuada na atuação do professor. Campinas: Autores Associados, 2004.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998.
______. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
FRESQUET, A. et al. Novas imagens do desaprender: uma experiência de aprender cinema entre a cinemateca e a escola. Rio de Janeiro: Booklink; CINEAD-LISE-FE/UFRJ, 2008.
GAMBOA, S. S. Quantidade-qualidade: para além de um dualismo técnico e de uma dicotomia epistemológica. In: SANTOS FILHO, J. C.; GAMBOA, S. S. (orgs.) Pesquisa educacional: quantidade-qualidade. São Paulo: Cortez, 1995.
IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2006.
LOURO, G. L. O cinema como pedagogia. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.
MARIN, A. J. Educação continuada: introdução a uma análise de termos e concepções. Caderno Cedes. n. 36, 1995.
MERTEN L. C. A criança e a produção cultural do brinquedo à literatura: criança e cinema. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 2003.
MIZUKAMI, M. G. N. et al. Escola e aprendizagem da docência: processos de investigação e formação. São Carlos: Edufscar, 2000.
MONTEIRO, M.; MACHADO, R. Educação pelo cinema: cinema na educação. In: ALVES, G.; MACEDO, F. Cineclube, cinema & educação. Londrina: Praxis, 2010.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa. Brasília: UnB, 1998.
NEZ, E. A formação continuada de professores no espaço escolar: algumas proposições. Faz ciência. v. 1. Francisco Beltrão: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), 2004.
______. Em busca da consolidação da pesquisa e da pós-graduação numa universidade estadual: a construção de redes de pesquisa. Tese de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, 2014.
______.; MASO, L. T. K. F. Práticas de ensino de língua inglesa: a importância dos jogos educativos na formação acadêmica. Colóquio Internacional Educação e Contemporaneidade, 6., 2012, São Cristóvão. Anais... São Cristovão: UFS, 2012. CD-ROM.
______; SILVA, F. A. Sala de professor: espaço de formação para a utilização de recursos tecnológicos com professores do ensino médio no Estado de Mato Grosso. Seminário educação em rede: aprendizagens em processos virtuais e presenciais, 3., 2010, Goiânia. Anais... Goiânia: PUC Goiás, 2010. CD-ROM.
OLIVEIRA, F.; RIZEK, S. S. A era da indeterminação. Campinas: Boitempo, 2007.
RODRIGUES, R. M. B.; NEZ, E. Cinema: contextualizando obras literárias e incentivando a leitura através da sétima arte. Colóquio Internacional Educação e contemporaneidade, 4., 2010, São Cristóvão. Anais... São Cristóvão: Universidade Federal do Sergipe, 2010. CD-ROM.
SAVIANI, D. Ensino público e algumas falas sobre universidade. São Paulo: Cortez, 1984.
SCHÖN, D. A. Formar professores como profissionais reflexivo. NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992.
SILVA, A. M. C. A formação contínua de professores: uma reflexão sobre as práticas e as práticas de reflexão em formação. Educação e sociedade, Campinas, v. 21, n. 72, ago., 2000.
STUDER, C. E.; CASAGRANDE, L. D. R. Aprendizagem significativa: relato de experiência no ensino superior. Paidéia. Ribeirão Preto, dez. 1999.
ZATTAR, N. B. S. UNEMAT 30 anos: pelos caminhos de Mato Grosso. Cáceres: UNEMAT, 2008.
______. TAVARES, D.; ARTIOLI, L. B. F. (orgs.) Unemat para todos: gestão 2002–2010. Cáceres: Universidade do Estado de Mato Grosso, 2010.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.