A extensão na Universidade Federal de Pelotas: perspectivas a partir de estudo de desempenho no programa de extensão PROEXT 2015

  • Denise Marcos Bussoletti Presidente do Comitê - UFPel
  • Francisca Ferreira Michelon Instituto de Ciências Humanas - UFPel
  • Evandro Piva Faculdade de Odontologia - UFPel
  • Mateus Schmeckel Mota UFPel
Palavras-chave: Extensão. PROEXT, Edital PROEXT 2015

Resumo

Com dados oriundos do resultado final do Edital PROEXT 2015, do Ministério da Educação, buscou-se analisar o desempenho da participação da Universidade Federal de Pelotas neste edital. Para tanto, realizou-se um estudo comparativo dos resultados alcançados por esta e outras universidades, no qual foram elencados valores quantitativos sistematizados a partir dos dados fornecidos pelo certame. O estudo examinou o desempenho no que tange à identificação de elementos favoráveis à extensão na UFPel e evidenciou alguns aspectos positivos que podem ser estimulados para próximas concorrências. Também intencionouse ressaltar como a vertente extensionista desta universidade manifestou-se no resultado deste Edital.

Biografia do Autor

Denise Marcos Bussoletti, Presidente do Comitê - UFPel
Doutora em Psicologia, PUCRS. Pró-Reitora de Extensão e Cultura e docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Pelotas.
Francisca Ferreira Michelon, Instituto de Ciências Humanas - UFPel
Doutora em História, PUCRS. Coordenadora de Comunidade e Cidadania da Pró-Reitora de Extensão e Cultura e docente do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.
Evandro Piva, Faculdade de Odontologia - UFPel
Doutor em Materiais Dentários, UNICAMP. Coordenador de Desenvolvimento, Cooperação e Sustentabilidade da Pró-Reitora de Extensão e Cultura e docente do Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal de Pelotas.
Mateus Schmeckel Mota, UFPel
Graduando em Gestão Pública. Assistente em administração da Pró-Reitora de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Pelotas.

Referências

BRASIL. DECRETO Nº 6.495, DE 30 DE JUNHO DE 2008. Institui o Programa de Extensão Universitária - PROEXT. Publicado no Diário Oficial da União de 01/07/2008, p. 4.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. PROEXT. Disponível em http://portal.mec.gov.br/. Acesso em: 28 de jul. 2014.

Publicado
2014-09-05
Como Citar
BUSSOLETTI, D. M.; MICHELON, F. F.; PIVA, E.; MOTA, M. S. A extensão na Universidade Federal de Pelotas: perspectivas a partir de estudo de desempenho no programa de extensão PROEXT 2015. Expressa Extensão, v. 19, n. 1, p. 143-153, 5 set. 2014.
Seção
Extensão In Loco