Uma proposta de reflexão sobre a educação nos museus da Colônia de Pelotas através de oficinas para a produção de material educativo
Resumo
Este trabalho relata o processo de colocar em discussão o tema da educação para o patrimônio nos Museus da zona rural de Pelotas através de oficina para a produção de material educativo organizada pelo Laboratório de Educação para o Patrimônio – LEP, realizada no interstício de 12 a 26 de maio de 2014. A oficina, intitulada “Educação em Museus: a produção de material educativo para os museus da Colônia de Pelotas” teve por objetivo suprir uma demanda recorrente daqueles museus no que tange a educação para o patrimônio.Referências
BARBOSA, Neilia Marcelina et al. Ação educativa em museu. Belo Horizonte: Secretaria de Estado da Cultura / Superintendência de Museus de Minas Gerais, 2010, [Coleção Falando de…]
BRASIL. Lei nº 11.904 de 14 de janeiro de 2009. Estabelece o Estatuto dos Museus. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2009/Lei/L11904.htm. Acesso em: 30 jul. 2014.
CABRAL, Magaly. Comunicação, educação e patrimônio cultural. Trabalho apresentado no Minicurso Museu e Educação do 8º Fórum Estadual de Museus, Rio Grande, RS. 2002.
CRUZ, Patrícia Cristina da; CASTRO, Renata Brião de. GASTAUD, Carla Rodrigues. Considerações sobre a educação para o patrimônio no município de Pelotas/RS: uma possibilidade de aproximar museu e sociedade. Cadernos temáticos do IPHAN, João Pessoa, n. 4, p. 50-56, 2015.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
HORTA, Maria de Lourdes Parreiras; GRUNBERG, Evelina; MONTEIRO, Adriane Queiroz. Guia básico de educação patrimonial. Rio de Janeiro: Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 1999.
KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Jogo, brinquedo, brincadeira e educação. São Paulo: Cortez; 1996.
RODRIGUES, Ana Ramos. O museu histórico como agente de ação educativa. Revista Brasileira de História e Ciências Sociais, v. 2, n. 4, p. 215-222, 2010. Disponível em: http://www.rbhcs.com/index_arquivos/Artigo.OMuseuHist%C3%B3ricocomoagentedeA%C3%A7%C3%A3oEducativa.pdf. Acesso em: 13 maio 2014.
SANTOS, Maria Célia T. Moura. Museu e Educação: conceitos e métodos. In: Ciências e Letras: Revista da Faculdade Porto- Alegrense de Educação – RS - Porto Alegre, n. 31, p. 307-323, 2002.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.