Documentação, restauração e exposição da obra senhoras tomando chá da pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande,RS
Resumo
Este relatório pretende apresentar parte do Projeto de Extensão: “Documentação, Restauração e Exposição da obra Senhoras Tomando Chá da Pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande, RS”, que tem como objetivo principal devolver à comunidade riograndina esta obra restaurada. A pintura “Senhoras tomando chá” pertencente à municipalidade da cidade do Rio Grande e representa as relações comerciais entre a cidade e os países escandinavos justificando assim a importância deste projeto interdisciplinar e interinstitucional. Esta ação extensionista visa, portanto, a preservação, a recuperação, a promoção e a difusão do patrimônio artístico, cultural e histórico da cidade do Rio Grande, através de um minucioso estudo da pintura juntamente com sua moldura. As ações de extensão do projeto estão indissociadas do ensino e da pesquisa. No primeiro caso, o projeto oportuniza os alunos a terem uma experiência prática da sua futura vida profissional, seja através do processo de restauração ou pela reflexão teórica sobre os procedimentos e técnicas empregados na restauração. No segundo, realizasse exaustiva pesquisa sobre os materiais empregados na fatura da obra ou nas intervenções anteriores que a pintura passou ao longo dos anos e, ainda, desenvolve-se investigação sobre autoria, estilo e elementos iconográficos da pintura.Downloads
Referências
BAILÃO, Ana. As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica. Ge-conservación, n. 2. p. 45-63, 2011. Disponível em: http://www.ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/41. Acesso em: 27 fev. 2013.
BRAGA. Marcia Dantas. Conservação e restauro: pedra, pintura, mural e pintura em tela. Rio de Janeiro, 2003.
BRANDI, Césare. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê, 2004.
MACALOSSI, Ângela Marina. Senhoras tomando chá Pinacoteca Matteo Tonietti Rio Grande RS: o papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Conservação e Restauro Bens Culturais). UFPel. Pelotas, 2013.
MENDES, Marylka; BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes (orgs.). Restauração: ciência e arte. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.
PASCUAL, Eva; PATIÑO, Mireia. O restauro de pintura. Barcelona, 2003.
QUITES, Maria Regina Emery. A imaginária processional na Semana Santa de Minas Gerais: estudo realizado nas cidades de Santa Barbara, Catas Altas, Santa Luzia e Sabará, Belo Horizonte, MG, 1997. Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento da Escola de Belas Artes, UFMG. Belo Horizonte, 1977.
SARRAZIN, Béatrice. Os principios de uma restauração “à francesa”. In: POUSSIN, Nicolas. Restauração: Hymeneus travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo. São Paulo: Instituto Totem Cultural 2009. p. 78.
SCHÄFER, Stephan. O desencontro entre os princípios éticos e a prática de restauro - uma questão de (pre) conceitos e de formação profissional? In Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, 12. Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.stephan-schafer.com/pdfs/desencontro-dosprincipios-eticos-s-shafer.pdf. Acesso em: 27 fev. 2013.
VIÑAS, Salvador Muñoz. Teoría contemporánea de la restauración. Madrid: Síntesis, 2003.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.