Documentação, restauração e exposição da obra senhoras tomando chá da pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande,RS

  • Andréa Lacerda Bachettini
  • Ângela Marina Macalossi
  • Keli Cristina Scolari Scolari
Palavras-chave: Conservação-restauração, Pintura, Senhoras Tomando Chá., inacoteca Matteo Toniet

Resumo

Este relatório pretende apresentar parte do Projeto de Extensão: “Documentação, Restauração e Exposição da obra Senhoras Tomando Chá da Pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande, RS”, que tem como objetivo principal devolver à comunidade riograndina esta obra restaurada. A pintura “Senhoras tomando chá” pertencente à municipalidade da cidade do Rio Grande e representa as relações comerciais entre a cidade e os países escandinavos justificando assim a importância deste projeto interdisciplinar e interinstitucional. Esta ação extensionista visa, portanto, a preservação, a recuperação, a promoção e a difusão do patrimônio artístico, cultural e histórico da cidade do Rio Grande, através de um minucioso estudo da pintura juntamente com sua moldura. As ações de extensão do projeto estão indissociadas do ensino e da pesquisa. No primeiro caso, o projeto oportuniza os alunos a terem uma experiência prática da sua futura vida profissional, seja através do processo de restauração ou pela reflexão teórica sobre os procedimentos e técnicas empregados na restauração. No segundo, realizasse exaustiva pesquisa sobre os materiais empregados na fatura da obra ou nas intervenções anteriores que a pintura passou ao longo dos anos e, ainda, desenvolve-se investigação sobre autoria, estilo e elementos iconográficos da pintura.

Referências

BAILÃO, Ana. As técnicas de reintegração cromática na pintura: revisão historiográfica. Ge-conservación, n. 2. p. 45-63, 2011. Disponível em: http://www.ge-iic.com/ojs/index.php/revista/article/view/41. Acesso em: 27 fev. 2013.

BRAGA. Marcia Dantas. Conservação e restauro: pedra, pintura, mural e pintura em tela. Rio de Janeiro, 2003.

BRANDI, Césare. Teoria da restauração. São Paulo: Ateliê, 2004.

MACALOSSI, Ângela Marina. Senhoras tomando chá Pinacoteca Matteo Tonietti Rio Grande RS: o papel do conservador e restaurador na análise do estado de conservação e a discussão preliminar ao restauro. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Conservação e Restauro Bens Culturais). UFPel. Pelotas, 2013.

MENDES, Marylka; BAPTISTA, Antônio Carlos Nunes (orgs.). Restauração: ciência e arte. 3.ed. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 2005.

PASCUAL, Eva; PATIÑO, Mireia. O restauro de pintura. Barcelona, 2003.

QUITES, Maria Regina Emery. A imaginária processional na Semana Santa de Minas Gerais: estudo realizado nas cidades de Santa Barbara, Catas Altas, Santa Luzia e Sabará, Belo Horizonte, MG, 1997. Dissertação de mestrado apresentada ao Departamento da Escola de Belas Artes, UFMG. Belo Horizonte, 1977.

SARRAZIN, Béatrice. Os principios de uma restauração “à francesa”. In: POUSSIN, Nicolas. Restauração: Hymeneus travestido assistindo a uma dança em honra a Príapo. São Paulo: Instituto Totem Cultural 2009. p. 78.

SCHÄFER, Stephan. O desencontro entre os princípios éticos e a prática de restauro - uma questão de (pre) conceitos e de formação profissional? In Congresso Internacional da Associação Brasileira de Conservadores e Restauradores de Bens Culturais, 12. Fortaleza, 2006. Disponível em: http://www.stephan-schafer.com/pdfs/desencontro-dosprincipios-eticos-s-shafer.pdf. Acesso em: 27 fev. 2013.

VIÑAS, Salvador Muñoz. Teoría contemporánea de la restauración. Madrid: Síntesis, 2003.

Publicado
2014-12-24
Como Citar
BACHETTINI, A. L.; MACALOSSI, ÂNGELA M.; SCOLARI, K. C. S. Documentação, restauração e exposição da obra senhoras tomando chá da pinacoteca Matteo Tonietti, Rio Grande,RS. Expressa Extensão, v. 19, n. 2, p. 121-132, 24 dez. 2014.
Seção
Relatórios