Casa dos museus: ensino e extensão

  • Celina Maria Britto Correa Faculdade de Arquitetura e Urbanismos - UFPel
  • Ricardo Sampaio Pintado Sampaio Pintado
Palavras-chave: Reciclagem, Patrimônio Industrial, Intervenção, extensão

Resumo

Este texto apresenta o processo do projeto arquitetônico de reciclagem e requalificação das antigas instalações da Laneira Brasileira S.A. para abrigar o complexo acadêmico Casa dos Museus, da Universidade Federal de Pelotas. O projeto teve início no final do ano de 2013, com o levantamento físico das condições pré-existentes. Seguiu-se a definição do programa de necessidades que priorizou, dentre as demandas de espaço apresentadas pelos diversos agentes envolvidos, aquelas que, atendendo às necessidades mais prementes, possibilitassem atividades abertas à população do bairro e da cidade. Surgiu então, um conjunto composto por espaços voltados para o ensino, a pesquisa e, principalmente, para a extensão e participação comunitária. No decorrer do ano de 2014, uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, auxiliados por uma arquiteta, desenvolveram o projeto de arquitetura para os usos previstos. Relata-se aqui a experiência de pensar o programa, de elaborar hipóteses que orientaram as decisões arquitetônicas, e os resultados práticos e de aprendizagem obtidos.

Biografia do Autor

Celina Maria Britto Correa, Faculdade de Arquitetura e Urbanismos - UFPel
Faculdade de Arquitetura e Urbanismos

Referências

BELCHER, Michael. Organización y diseño de exposiciones. Surelación com el museo.Gijón:EdicionesTREA,S.L.1997.

BRAGA, Márcia. (org.). Conservação e Restauro: Arquitetura Brasileira. Rio de Janeiro: EditoraRio, 2003.

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto dos Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União (DOU). Seção 1. p. 1 - 4. 15/01/2009.

COSSONS, Neil. Perspectivas, Percepções e o público. Texto apresentado na Sessão plenária do TICCIH Congress 2009 em 31 de agosto na cidade de Freiberg, Alemanha. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/download/989/715. Acesso em: 13 abril 2014.

EVANGELISTA, Rafael. De arqueologia a patrimônio. Patrimônio. Revista eletrônica do IPHAN. Disponível em: htpp://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=171. Acesso em: 13 abril 2014.

HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MACE, Ronald; HARDIE, Graene; PLACE, Jaine.Accessible environments toward Universal Design. In: PREISER, W.; VISCHER, J. C.; WHITE, E. T. (Eds.). Design interventions: toward a more humane architecture. NewYork: Van Nostrand Reinhold, 1991.

MARTINEZ, Alfonso C. Ensaiosobre o Projeto. Brasília: EditoraUniversidade de Brasília, 2000.

SERRA, Geraldo G. Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Guia Prático para o trabalho de pesquisadores de pósgraduação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.

Publicado
2014-12-24
Como Citar
CORREA, C. M. B.; PINTADO, R. S. P. S. Casa dos museus: ensino e extensão. Expressa Extensão, v. 19, n. 2, p. 133-142, 24 dez. 2014.
Seção
Relatórios