Casa dos museus: ensino e extensão
Resumo
Este texto apresenta o processo do projeto arquitetônico de reciclagem e requalificação das antigas instalações da Laneira Brasileira S.A. para abrigar o complexo acadêmico Casa dos Museus, da Universidade Federal de Pelotas. O projeto teve início no final do ano de 2013, com o levantamento físico das condições pré-existentes. Seguiu-se a definição do programa de necessidades que priorizou, dentre as demandas de espaço apresentadas pelos diversos agentes envolvidos, aquelas que, atendendo às necessidades mais prementes, possibilitassem atividades abertas à população do bairro e da cidade. Surgiu então, um conjunto composto por espaços voltados para o ensino, a pesquisa e, principalmente, para a extensão e participação comunitária. No decorrer do ano de 2014, uma equipe de professores e alunos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade, auxiliados por uma arquiteta, desenvolveram o projeto de arquitetura para os usos previstos. Relata-se aqui a experiência de pensar o programa, de elaborar hipóteses que orientaram as decisões arquitetônicas, e os resultados práticos e de aprendizagem obtidos.Downloads
Referências
BELCHER, Michael. Organización y diseño de exposiciones. Surelación com el museo.Gijón:EdicionesTREA,S.L.1997.
BRAGA, Márcia. (org.). Conservação e Restauro: Arquitetura Brasileira. Rio de Janeiro: EditoraRio, 2003.
BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de janeiro de 2009. Institui o Estatuto dos Museus e dá outras providências. Diário Oficial da União (DOU). Seção 1. p. 1 - 4. 15/01/2009.
COSSONS, Neil. Perspectivas, Percepções e o público. Texto apresentado na Sessão plenária do TICCIH Congress 2009 em 31 de agosto na cidade de Freiberg, Alemanha. Disponível em: http://www.ifch.unicamp.br/ojs/index.php/urbana/article/download/989/715. Acesso em: 13 abril 2014.
EVANGELISTA, Rafael. De arqueologia a patrimônio. Patrimônio. Revista eletrônica do IPHAN. Disponível em: htpp://www.labjor.unicamp.br/patrimonio/materia.php?id=171. Acesso em: 13 abril 2014.
HERTZBERGER, Herman. Lições de Arquitetura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
MACE, Ronald; HARDIE, Graene; PLACE, Jaine.Accessible environments toward Universal Design. In: PREISER, W.; VISCHER, J. C.; WHITE, E. T. (Eds.). Design interventions: toward a more humane architecture. NewYork: Van Nostrand Reinhold, 1991.
MARTINEZ, Alfonso C. Ensaiosobre o Projeto. Brasília: EditoraUniversidade de Brasília, 2000.
SERRA, Geraldo G. Pesquisa em Arquitetura e Urbanismo. Guia Prático para o trabalho de pesquisadores de pósgraduação. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2006.
A revista se reserva o direito de efetuar nos originais alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores. As provas finais não serão enviadas aos autores. O Conselho Editorial não se responsabiliza por opiniões emitidas pelos autores dos trabalhos publicados. Os trabalhos aceitos para publicação passam a ser de propriedade da Expressa Extensão, não podendo, o autor, reclamar, em qualquer época ou sob qualquer pretexto,remuneração ou indenização pela publicação. A reimpressão, total ou parcial, dos trabalhos publicados é sujeita à autorização expressa da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura. OBS. Cabe(m) ao(s) autor(es) as devidas autorizações de uso de imagens com direito autoral protegido (Lei nº 9610, de 19 de fevereiro de 1998), que se realizará com o aceite no ato do preenchimento da ficha de inscrição via web.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.